segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fenavinho Brasil 2011 apresenta Vinho da Imperatriz e primeiro leilão virtual


Imperatriz Kelly Scanagata e as princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega entraram na mastela e amassaram uvas Merlot que vão originar o Vinho da Imperatriz 2011. Momento também foi marcado pela apresentação do Vinho da Imperatriz 2009 e do Leilão Virtual

Com os pés nas uvas. Foi assim que a Imperatriz da Fenavinho Brasil 2011, Kelly Scanagata, e as princesas Carine Pedrotti e Gabriela Bottega demonstraram o clima de festa que a Serra Gaúcha vive em função da vindima. Elas entraram na mastela e pisaram uvas da variedade Merlot que vão originar o Vinho da Imperatriz 2011. Na sequência foi lançado o Vinho da Imperatriz 2009 e apresentado como inovação da 15ª edição o leilão virtual.

O presidente da Fenavinho Brasil 2011, João Strapazzon, disse que é impossível falar de Fenavinho sem falar de cultura. “A nossa festa e feira dos vinhos do Brasil construiu uma história ao longo de mais de quatro décadas alicerçada nos valores de nossa gente. A Fenavinho deixou de ser apenas nossa e passou a ser do Brasil”, destacou.

Ao festejar a realização de mais uma Fenavinho, Strapazzon comentou, ainda, que em perfeito equilíbrio, a Fenavinho é festa e feira porque tem um duplo compromisso. “Queremos alimentar nossa gente preservando a nossa cultura e divulgando o nosso município, mas também queremos gerar negócios a um setor que luta para se promover e conquistar novos consumidores em todo o país”, ressaltou.

Lançado na edição de 2005, o Vinho da Imperatriz é um evento que homenageia os produtores rurais, enaltecendo a cultura italiana através do resgate de uma das atrações folclóricas mais emocionantes: a pisa das uvas. O mosto resultante do esmagamento feito pelas atuais soberanas é o que vai originar o Vinho da Imperatriz, sempre lançado na edição posterior.

Celebrando a fé, a fartura e a autenticidade do povo da região, o Vinho da Imperatriz foi marcado por três momentos: a bênção e a pisa das uvas e a entrega simbólica de exemplares do Vinho da Imperatriz 2009 a autoridades e convidados, entre eles a própria Corte da Fenavinho Brasil 2009 e o presidente daquela edição, Tarcísio Michelon. Duas caixas do vinho farão parte do acervo da Fenavinho.

Vinho da Imperatriz 2009
Depois da pisa foi o momento de apresentar o Vinho da Imperatriz 2009, resultado da pisa da Imperatriz da Fenavinho Brasil 2009, Cláudia Alberici Pinto e as princesas Bárbara Manfroi Chies e Aline Petroli. O resultado são 250 garrafas de vinho Cabernet Sauvignon. E nada melhor do que o próprio criador, enólogo Lucindo Copat, para falar do vinho. O Enólogo do Ano 2010 abriu a garrafa de número 15, degustou o vinho e falou de suas características. Copat garantiu que o potencial de vida do vinho é de, no mínimo, 10 anos. “Muito saboroso e persistente, o vinho apresenta um sabor com ataque doce e taninos macios. Possui muita estrutura, com cor intensa de um roxo límpido e aromas de frutas negras e notas de chocolate, cogumelos, trufas e nozes”, descreveu. “O segredo é provocar as pessoas a tomar de novo”, disse. Lucindo Copat também será responsável pela elaboração do Vinho da Imperatriz 2011.

O vinho foi vinificado de forma clássica. Foram 20 dias de maceração e fermentação e mais 12 meses em processo de amadurecimento em uma barrica de carvalho francesa. Depois, o vinho foi engarrafado, permanecendo até hoje em um ambiente que respeita o produto em toda sua nobreza. Afinal, o vinho, como se sabe, requer condições especiais de temperatura estável, iluminação controlada e forma de exposição adequada.

Exclusivo, este vinho tem identidade própria. E por isso, recebeu atenção especial de seu criador, que teve a ideia de personalizar a barrica com a pintura do rosto das soberanas, criando, assim, uma peça única, digna de integrar o patrimônio cultural da Fenavinho Brasil. A obra é do artista plástico Cristiano Fabris, de Guaporé. A mesma pintura está retratada no rótulo do vinho com numeração de 1 a 250.

Leilão Virtual
O Leilão Virtual do Vinho da Imperatriz 2009 foi lançado no evento, sendo uma das novidades desta edição. Os lances poderão ser dados a partir do dia 15 de março, através do site www.fenavinhobrasil.com.br. O valor mínimo por garrafa será de R$ 50,00. A cada clique o lance aumenta R$ 10,00. O internauta também poderá escolher a garrafa de sua preferência, optando pela numeração desejada. Estarão disponíveis as garrafas com numeração de 61 a 163 (102 garrafas de um total de 250). As regras do Leilão Virtual estarão disponíveis na homepage. Ao acessar o site e fazer o cadastro, o visitante clica na garrafa e dá o seu lance. O leilão segue até o dia 28 de abril.

Fonte: ConceitoCom

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Diretoria da ExpoBento 2011 recebe imprensa para café da manhã



Nas dependências do Hotel Viverone em Bento Gonçalves, os empresários que integram a diretoria da ExpoBento 2011, recepcionaram jornalistas da imprensa regional para o café da manhã na quarta-feira 23 de fevereiro.

Na oportunidade o Presidente André Sain, agradeceu a presença de todos e falou dos projetos que serão apresentados na feira. Entre eles destacou a 2ª edição dos Jogos ExpoBento, uma ação que envolve a comunidade em torno do esporte.
O Presidente da entidade promotora da feira - CIC/BG, Henrique Tecchio, falou da grande importância do apoio dos meios de comunicação para o sucesso do evento que acontece de 2 a 13 de junho no Parque de Eventos do município.
Considerada a maior feira multissetorial do Brasil a ExpoBento contará com mais 400 expositores e até o momento já superou mais de 80% da venda de espaços. A previsão é que se negocie em torno de 25 milhões de reais.
Em seu pronunciamento o Prefeito Roberto Lunelli, destacou a dedicação dos empresários que compõem a diretoria. \\\" A feira tem um incrível sucesso crescente, desejo que ela seja maior que a de 2010 e menor que a 2012\\\", disse Lunelli.
A parceria com o Hotel Viverone neste evento também apresentou aos jornalistas a qualidade da recepção e atendimento que o estabelecimento oferece aos seus hóspedes. A Gerente Administrativa Míriam Dambrós recebeu a todos com a elegância e a sofisticação que o ambiente merece.
Consolidada e completando 21 anos, a ExpoBento aguarda em seus 12 dias um público superior a 180 mil visitantes.

ExpoBento – Uma feira sem limites – 2 a 13 de junho de 2011
Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS

Uma Fenavinho para aguçar os sentidos


Visitante poderá viajar pelo mundo do vinho através dos cinco sentidos

Ao entrar nos pavilhões da Fenavinho Brasil 2011 o visitante será convidado a passear pelo mundo do vinho. Os sentidos da visão, olfato, audição, tato e paladar serão provocados através da Exposição Os Sentidos e o Vinho, localizada no hall do Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

O sucesso alcançado pelo projeto na edição anterior fez com que a Diretoria Executiva da Fenavinho Brasil 2011 mantivesse a atração. O espaço receberá algumas adaptações e inovações. Tudo para surpreender o visitante, que ao colocar em prática suas sensações também estará sendo convidado a experimentar um sexto sentido: as emoções.

A exposição também é uma forma encontrada pelos organizadores de inserir o apreciador da bebida no mundo do vinho, ampliando seus conhecimentos em torno das características do produto. De forma educativa, o projeto estimulará as pessoas a tocar, ver, ouvir e cheirar. Isso será possível devido a presença de peças exclusivas criadas especialmente para aguçar os sentidos do público que passar por ali. E o gosto, é claro, poderá ser estimulado nos estandes das vinícolas que estarão oferecendo vinhos, espumantes e suco de uva para degustação.

Empenhada em promover múltiplas experiências, a Fenavinho Brasil 2011 segue o conceito ‘Muito para viver’. A ideia é fazer com que o público interaja e perceba o que o vinho pode revelar. Para isso, a Exposição Os Sentidos e o Vinho se propõe a estimular os sentidos.

Os Sentidos e o Vinho
Olfato – Pequenas bancadas colocarão a prova dos visitantes, aromas, normalmente, identificados nos vinhos. Em cada bancada um frasco com um aroma, que deverá ser identificado pelo visitante. A revelação poderá ser feita ao abrir uma gavetinha, onde estará escrito o nome do aroma. Além disso, haver banners explicativos com indicações de vinhos que habitualmente apresentam este tipo de aroma.

Paladar – O gosto do vinho será apresentado neste espaço. Ao tocar parte da imagem de uma língua iluminada, um visor mostrará que sabor se percebe naquela região (doce, ácido, salgado e amargo).

Tato
– Este sentido será aguçado por três sensações táteis: adstringência, liberação de gás carbônico no caso dos espumantes e temperatura ideal para cada tipo de vinho. Um termômetro gigante, ao ser acionado, mostrará qual o vinho deve ser consumido na temperatura indicada.

Audição – Abrir uma garrafa de vinho ou espumante e o vinho caindo em uma taça são alguns sons que poderão ser ouvidos pelos visitantes neste espaço. Para isso, foi montado um software que permite ao visitante ouvir o som desejado.

Visão - Duas rodas – uma para vinho tinto e outra para vinho branco – mostrarão a evolução da bebida com o passar do tempo. Ao acionar a roda e selecionar a cor, o visitante poderá, com o auxílio de uma régua, identificar a idade provável do vinho que apresenta a mesma tonalidade.

SERVIÇO
O que? Exposição Os Sentidos e o Vinho
Quando? Diariamente, de 29 de abril a 8 de maio de 2011
Onde? Hall do Pavilhão A - Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fenavinho Brasil 2011
ConceitoCom

Centro terá Vinho Encanado

Fenavinho Brasil 2011 preserva atração lançada em 1967

A Via Del Vino, um dos principais cartões postais de Bento Gonçalves, vai ganhar mais um atrativo durante a Fenavinho Brasil 2011. É o Vinho Encanado, atração lançada ainda em 1967 na primeira edição do evento e que se mantém viva para deleite dos visitantes. Quem abrir as torneiras da Casa Del Vino entre os dias 30 de abril a 8 de maio poderá degustar vinho branco ou tinto e suco de uva.

Responsável por projetar o município em todo território nacional, o Vinho Encanado é a memória viva da Fenavinho, que ao longo de seus mais de 40 anos mantém uma história de amor e dedicação a uva e ao vinho. O vice-presidente da Área Vinícola, Antônio Czarnobay, explica que o serviço, ao contrário da edição anterior, será operado pela Fenavinho Brasil 2011. “Não temos como falar de Fenavinho sem lembrar do Vinho Encanado e seu papel na consolidação do evento, assim como na divulgação da cidade. Preservar esta atração é um compromisso que temos com a nossa comunidade”, enfatiza.

A abertura do Vinho Encanado está marcada para o dia 30 de abril, a partir das 10 horas. A atração segue até o dia 8 de maio, sempre das 10h às 17h. Neste período, talentos locais, especialmente shows típicos italianos, estarão se apresentando no local. Aos sábados as apresentações acontecerão às 11h e nos demais dias às 16h.

Os apreciadores poderão optar por vinho branco, vinho tinto ou suco de uva. A taça de acrílico personalizada custará R$ 1,00 a unidade. Já o ticket de vinho (branco ou tinto) custará R$ 1,00 e o ticket de suco de uva, R$ 0,50.

A Fenavinho Brasil 2011 acontecerá de 29 de abril a 8 de maio no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

SERVIÇO
O que? Vinho Encanado
Quando? de 30 de abril a 8 de maio, das 10h às 17h
Onde? Via Del Vino – Centro da cidade
Quanto? Taça: R$ 0,50 a unidade
Suco de uva: R$ 0,50 a taça
Vinho Branco ou Tinto: R$ 1,00 a taça

FONTE: Assessoria de Imprensa da Fenavinho Brasil 2011
ConceitoCom