quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lívia dos Santos expõe ‘Pintura Gravada’



Artista mostra obras conceituais com tinta óleo em preto e branco

A Casa das Artes traz a Bento Gonçalves a exposição ‘Pintura Gravada’, da artista plástica Lívia dos Santos, obras que são o resultado da impressão de uma matriz ou partes da mesma, com a interferência de um barra de tinta a óleo preta e branca, representando linguagens abstratas de desenho, gravura e pintura. A visitação do dia 26 de julho a 18 de agosto, é gratuita e aberta ao público em geral. Os quadros estão expostos no Salão Nobre de Exposições da Casa das Artes, no terceiro piso.

Lívia cursa o último semestre de Artes Visuais na Universidade Feevale e já participou de diversas exposições coletivas, como as prestigiadas ‘Fração Atemporal e ‘Contaminação’. A artista de Porto Alegre foi destaque com a premiação de segundo lugar no XI Salão de Artes da Feevale (Novo Hamburgo).

Serviço:
Evento: Exposição ‘Pintura Gravada’, de Lívia dos Santos
Vistação: De 29 de julho a 18 de agosto de 2011
Onde: Salão Nobre de Exposições da Casa das Artes
Entrada: Gratuita
Informações: (54) 3454.5211

FONTE: Depto de Comunicação Casa das Artes

Curso de escultura segue com inscrições abertas

Módulo 1, que começa dia 31 de agosto, terá turmas nas quartas e sábados

Seguem abertas as inscrições para o Curso Prático de Escultura – Módulo 1, promovido pela Fundação Casa das Artes. O início das aulas foi prorrogado para o dia 31 de agosto. Haverá turmas nas quartas à noite e aos sábados pela manhã. A duração do módulo 1 é de seis meses (três horas semanais). O curso completo tem um total de três módulos, que tem duração de um ano e meio. As aulas serão ministradas pelo professor Vagner Perondi, que irá ensinar técnicas de elaboração de escultura utilizando diversos materiais como grafite, carvão, gesso, argila e madeira. O módulo 1 terá quatro níveis e finaliza no mês de dezembro. Ao final do curso, as obras produzidas pelos alunos serão expostas em um praça da cidade.

O bento-gonçalvense Vagner Perondi, 27 anos, mais conhecido no meio artístico como ‘Pinhão’, cursa arquitetura e urbanismo e tem cinco anos de especialização em escultura com o artista plástico João Bez Batti. Perondi utiliza matéria-prima bem típica da região como o nó de pinho e pedra de basalto, que coleta nas margens do Rio das Antas. “Utilizo materiais que valorizam a nossa identidade regional”, frisa o artista.

Serviço:

O que: Curso Prático de Escultura – Módulo 1
Onde: Fundação Casa das Artes (Bento Gonçalves)
Ministrante: Vagner Perondi
Início: 31 de agosto de 2011
Término: dezembro de 2011
Horários: Quartas (18h30min às 21h30min) e Sábados (das 9h às 12h)
Mensalidade: R$ 60,00 (não é cobrada taxa de inscrição)
Material: incluso
Público alvo: maiores de 16 anos (todos os níveis do módulo), crianças de 10 a 16 (nível I, II e III).

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes
Inscrições: Departamento Cultura da Casa das Artes
Contato: (54) 3454.5100 / 3454.5253

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Secretária de Turismo avalia participação de Bento no Salão Brasileiro de Turismo

Considerado o maior evento de turismo do Brasil, Ivane Fávero afirma ter sido uma ótima oportunidade para divulgar a cidade

O Salão Brasileiro do Turismo, realizado de 13 a 17 de julho no Anhembi, em São Paulo, contribuiu para a consolidação de Bento Gonçalves como destino turístico. A avaliação é da secretária de Turismo Ivane Fávero. Para ela, a conquista dos prêmios de melhor prática em sítio Eletrônico Promocional e em Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, conseguidos através de edital do Ministério do Turismo (MTur), deu maior visibilidade ao município. "Isso tudo aliado a divulgação que fizemos através do material entregue aos visitantes", acrescenta.

A equipe de Bento que estava presente no evento assistiu ainda diversas palestras, participou de workshops e debates. “Isso permitiu a troca de experiências com outras destinos turísticos”, destaca Ivane. A secretária complementa que o evento permitiu a realização de negócios para os empreendedores locais, possibilita a divulgação dos pontos turísticos, do artesanato, da cultura local. Das palestras assistidas pelo grupo, ela destaca “O Perfil do Turista na Copa do Mundo, Nova Metodologia para realização do Inventário Turístico”, e “Gestão de Territórios Turísticos”. "Adquirimos muito conhecimento", complementa.

Notícia relacionada: http://turismobento.blogspot.com/2011/07/bento-goncalves-no-salao-do-turismo.html

FONTE: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS

ARTIGO: Uma vida de raiva!

Assim caminha a humanidade. Todos nós com raiva e na maioria das vezes transferimos a raiva por nós para os outros. Em doses homeopáticas, para que não sintam o efeito imediato, mas lá na frente. E se reclamarem e explodirem como uma bomba relógio, então devem sentir a minha mão de justiça, verdade, onipotência e onisciência.

Dizem que os tiranos nasceram assim, e jamais souberam perdoar quem lhes deu o primeiro tabefe, e muito menos os demais. Mas alguém teria que pagar o pato, como se diz. Seja quem for mesmo aqueles que nos querem bem. Claro por que eu sou justo, correto, jamais erro e travestido desta força que só eu tenho, posso. O que vai acontecer depois, não me interessa, porque eu já tomei a decisão e tenho certeza de que eu posso julgar, condenar, já que tenho o direito e dever de fazer agora a justiça que não tive no passado.

Não me assusta constatar às vezes de que estou cada vez mais só, porque aqueles que se afastaram, todos, sem exceção, estavam errados. Será que eles não viram isso? A minha clarividência é absoluta, total, e não pode ser contestada, porque eu sou sempre o certo e mais do que isso, de posições sempre corretas e bem pensadas. Aprendi no passado, que como fui chutado, devo chutar agora. Se vai doer em alguém, devo pensar que já doeu em mim no passado. E não digam que sou tão raivoso quanto os outros, porque não tem nada a ver. Ora bolas!

Pensando bem, estou chutando de mim agora simplesmente quem já estava mesmo meio afastado, e não por minha culpa, é claro! As minhas culpas eu já deixei no passado, e pelo menos uma vez por semana, senão todos os dias medito e faço uma oração para continuar sendo justo. Me entendem?

Bom... Depois de ter justificado e bem a retirada de mim de mais alguém que me queria bem, vou procurar agora algum com quem conversar.

Afinal de contas, eu não sou uma pessoa tão má assim! Vocês sabem disso, não sabem? E tenho certeza também de que devem estar morrendo de inveja por não poderem ser como eu sou, certo?

Prefeitura apresenta Feira Livre revitalizada

Na manhã de sábado (23) a rua Barão do Rio Branco ganhou um novo visual com a revitalização da Feira Livre. O ato inaugural aconteceu às 8h30min com a presença de autoridades municipais, feirantes e consumidores que puderam conhecer os novos materiais e equipamentos entregues pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, padronizando a feira.
“Este investimento em melhorias e qualificação para os feirantes é uma forma de incentivarmos a agricultura familiar e valorizar o feirante e o consumidor. Pensamos no conforto, principalmente nos dias frios e de chuva, com o objetivo de incentivar a comunidade a interagir com o produtor e fazer da feira um local de encontro e de resgate de uma cultura centenária” comentou o Prefeito Roberto Lunelli.

O Secretário da Agricultura Gilmar Cantelli falou que além de tornar a feira mais atrativa e proporcionar maior conforto, a nova estrutura da feira vai aproximar a comunidade urbana da rural. “Além de ser um incentivo para que o produtor rural permaneça com esta atividade e o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade e recém-colhidos, tudo com um bom peço”.
Os pronunciamentos da Presidente do Sindicato Rural Inês Betoni, da representante da Emater Maria de Lurdes Pancote e do presidente da Câmara de Vereadores foram de agradecimento à administração municipal pelos investimentos realizados e valorização do produtor rural.
Os feirantes organizaram uma mesa farta com produtos coloniais para degustação, onde além de promover uma confraternização puderam apresentar suas receitas caseiras de bolos, biscoitos, doces, bebidas, grostoli, rapaduras, salgados, pães, queijos, salames e copas. A solenidade também contou com a apresentação artística do CTG Paisanos da Tradição.

Equipamentos

Os 80 feirantes receberam materiais e equipamentos novos para serem utilizados na padronização e qualificação das feiras ecológica e livre. Os materiais constam de barracas, sendo todas padronizadas (3x3), balanças eletrônicas, caixas plásticas para armazenar os produtos, lixeiras, uniformes e placas informativas de preços.

Painéis

Na manhã de sábado, quem passou pela Feira Livre pode conferir fotografias e depoimentos relatando histórias e acontecimentos desde o início da implantação das feiras. Foram confeccionados painéis com depoimentos de consumidores e feirantes e a exposição será itinerante.

Na terça-feira, dia 26 de julho, às 14h30min, será realizada a reinauguração da feira ecológica. Informações: 3055.7107.

Fotos: Almir Dupont


FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

ARTIGO: Aprendendo com os problemas

Na vida de qualquer pessoa existem quedas e problemas que muitas vezes nos levam a acreditar que somos azarados e que Deus não olha por nós, provendo somente para alguns o previlégio de não ter problemas na área financeira, profissional ou de saúde.

Como qualquer um também já me deparei pensando dessa maneira, pois olhar para o lado e acreditar que tudo o que acontece com o outro é melhor do que o que acontece conosco, é algo inerente ao ser humano.

Conforme a vida apresenta dificuldades e começamos a conviver com pessoas que tem problemas parecidos com os nossos, nos damos conta de que se olharmos para o lado com verdadeiros olhos, vamos descobrir que sempre vão existir pessoas em situação pior e que Deus realmente não nos abandonou.

Quando me deparei com a situação da deficiência de minha filha, foi uma fase bem complicada de minha vida, e perguntei: Porque comigo? O que eu fiz para merecer isso? Será que eu fui uma pessoa tão má que precisa ser castigada dessa forma? Acho que todo mundo se faz esse tipo de pergunta, quando se depara com uma situação como essa, pois tudo o que é desconhecido nos apavora. Cheguei a acreditar que estava sozinha e que a minha vida não seria mais a mesma, que teria que mudar o meu modo de agir em relação a muitas coisas e que estava fadada a viver na tristeza de ter que conviver com a deficiência dela.

Não demorou muito para que essa minha idéia fosse mudada. Comecei a repensar esses questionamentos e comecei a vê-los assim: Porque comigo? Porque foi comigo e não era para acontecer com mais ninguém. O que eu fiz para que isso acontecesse? Eu não fiz nada foi uma fatalidade. Como acredito muito em destino, sei que na vida nada não acontece por acaso. Creio que toda e qualquer situação nos leva a ter um aprendizado e que podemos crescer com elas no momento em que estas nos são apresentadas.

Hoje a minha vida é normal como a de qualquer pessoa e não me acho infeliz pelo fato de ter que conviver com essa deficiência, apenas sinto que eu tenho um pouco mais de dificuldades em relação a algumas situações do que uma pessoa que não convive com esse fato. Aprendo a cada dia, com as dificuldades, com as alegrias e me considero mais feliz e realizada do que outros que não tem uma situação parecida com a minha, pois aprendi não apenas conviver com a deficiência mas a aceitá-la em minha vida de forma que não faz diferença tê-la ou não.

Remodele essa forma de ver as deficiências e acredite que ela pode fazer parte de sua vida como algo normal, deixe ela entrar na sua rotina de uma forma que não lhe leve a crer que estamos marcados para a infelicidade. No momento em que aceitá-la de coração aberto, assim como os desafios que ela carrega consigo, ela será vista apenas com uma dificuldade e não como barreira para que consigamos alcançar todos os nossos objetivos de vida . Acredite nisso para que possa transmitir a verdade dessa sua maneira de encarar os problemas para pessoas que ainda possuem algum tipo de discriminação com as mais variadas deficiências e isso as leve a mudar os seus conceitos ou pelo menos repensá-los.

A melhor forma de encarar os problemas que surgem no nosso caminho é poder tirar proveito do que ele tem de bom para nos ensinar, pois tenha a certeza de aprendemos muito mais com as dificuldades do que com as facilidades e isso nos torna pessoas melhores e mais preparadas para os desafios apresentados ao longo de nossa caminhada.

Enfrente os seus problemas e aceite-os. Encare os desafios apresentados por eles com a certeza que eles não lhe trarão apenas tristezas, mas também uma bela carga de ensinamentos que nos tornarão a cada dia mais fortes e menos preocupados com o problema em si, que na maioria da vezes nem é tão grande como o vemos.

(Rosana Almeida)

ARTIGO: Convivendo com as diferenças

Em tempos em que se fala tanto em inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade, fica a pergunta: Isso é mesmo o que acontece ou é apenas alarde e devaneio?

Quem convive com algum tipo de deficiência, seja ela sua ou de alguém próximo, sabe que muitas vezes o que é dito não é colocado em ação, e acabamos naquela situação que todos conhecem, ou seja, na teoria tudo é bonito e fácil, pois o papel aceita tudo sem reclamar, mas na hora em que essa teoria tem que ser aplicada, é que começam a aparecer as dificuldades, a falta de preparo e principalmente a pouca vontade de alguns para que seja facilitada a vida e realizada a verdadeira inclusão desses portadores de necessidades especiais na sociedade, sendo reconhecidos como seres capazes, apesar de suas limitações.

Sei por conhecimento de causa, das dificuldades que encontramos pelo caminho e posso garantir que não são poucas e na maioria das vezes não são casos isolados. Sei também que isso não acontece apenas comigo, mas com todas as pessoas que lutam e querem que seus filhos ou próximos tenham uma vida o mais perto da normalidade e com todos os seus direitos reservados como qualquer ser humano.

Tive uma dificuldade bem grande em relação ao direito à educação de minha filha, que começou em uma escola em que ela era apenas ouvinte em uma classe especial, e freqüentava apenas meio turno, ou seja, ficava na escola até o horário do recreio. Contentava-me, pois ela estava interagindo com crianças da sua idade e estava ouvindo o que a professora explicava, ou seja, estava absorvendo conhecimentos.

No início do ano letivo, quando as aulas começaram, fui chamada à secretaria e informada de que a minha filha não poderia mais freqüentar a escola, pois o Estado a estava encaminhando à uma escola especial. E agora me perguntem: O Estado? Pois é, o próprio que alardeia aos quatro cantos que a inclusão deve ser feita de forma com que os portadores de necessidades especiais tenham os seus direitos adquiridos e reconhecidos. O mesmo estava tirando o direito de minha filha de estudar, estavam lhe privando a educação pelo fato dela ter uma deficiência física e a estavam encaminhando para uma escola aonde ela não tinha indicação de freqüentar. Chega aí o ponto em que falei no início, será a inclusão algo concreto ou algo tão dificultoso para os pais, que acabam cansando, desistindo de tanto baterem em portas que não se abrem que deixam os seus filhos em casa pelo fato de alguns acharem que é muito difícil colocar em prática o que existe na teoria?

Em um país onde a população é cerca de 192 milhões de habitantes e destes mais de 24 milhões possui algum tipo de deficiência (auditiva, visual, física ou mental), segundo estimativa IBGE 2010, esse assunto deveria ser colocado em maior evidência, pois sabemos que ainda existe muita discriminação e preconceito em relação a pessoa deficiente que por muitos, é considerada incapaz de exercer a sua cidadania e viver a vida normalmente como qualquer pessoa "dita" normal. O que é normal hoje em dia? Todos somos diferentes, seja em pensamentos, em forma física, em credos ou de qualquer outra forma, e cada diferença tem o seu valor e a sua importância.

Dê valor e aprenda com as diferenças. O mundo seria muito sem graça se tudo e todos fossem iguais, portanto: "Viva a diferença."

(Rosana Almeita)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Uma grande borboleta azul...

De asas brilhantes como se de purpurina. Este era o maior sonho do moleque na sua infância e correr atrás dela virou quase que obsessão. Apesar de todos os nasceres do sol já o encontrarem de pé, rondando os jardins de toda vizinhança, só encontrava as amarelas, brancas, pretas, cores misturadas, mas nada da grande borboleta azul. Já estava até ficando amigo destas porque parece que já o conheciam e lhe davam bom dia voando a sua volta. Mesmo que em todos os dias lhes perguntasse pela azul, não tinha resposta. Pareciam não conhecê-la, mas ele sabia que ela existia e estava em algum lugar. Mas onde, é que estava sendo o problema. Chegou a perguntar a jardineiros na praça da matriz, mas ninguém dela sabia e alguns até diziam nunca ter visto uma daquela cor, se existindo, deveria ser muito rara.

Até que um dia uma toda preta com matizes brancos e azuis lhe disse que havia passado pelo caminho por uma azul e que esta parecia estar vindo naquela direção. Tomou de sua rede de filó feito em casa mesmo e ficou de prontidão. De repente ela apareceu! Mas não era grande, e ficou na dúvida se a pegava ou deixava livre. Na sua cabeça, pegando-a agora enquanto pequena, poderia cuidá-la e tê-la linda quando crescesse, e decidiu-se pelo sim. Depois a colocou em um vidro e o fechou para que ela não escapasse. A cuidaria com o máximo carinho em todos os dias que precisasse para crescer, mas ao final da tarde, ela estava caída sem vida ao fundo do vidro. Descobriu que ainda não entendia nada de borboletas.

Anos mais tarde, encontrei a grande borboleta azul, e a fiquei admirando, sem vontade de aprisioná-la, e seu vôo inconstante acabou levando-a a pousar em meu ombro para descansar. Ao falar com ela, ouvi sussurrado de que assim como seu vôo, seria a vida e descobri então porque tanto queria a grande borboleta azul.

De vez em quando nos encontramos ainda por aí, e ela sempre me sorri. E eu? Só posso dizer, obrigado Vida.

Curso de escultura começa em agosto

Ainda restam vagas para o módulo 1. Primeira turma terá aulas nas quartas-feiras, na Casa das Artes


Seguem abertas as inscrições para o Curso Prático de Escultura – Módulo 1, promovido pela Fundação Casa das Artes. O início da primeira turma foi prorrogado para dia 3 de agosto (quarta-feira). Ainda restam algumas vagas para formar a primeira turma. Conforme a demanda de interessados, o curso também poderá abrir outra turma no sábado (das 9h às 12h). O curso completo tem um total de três módulos, que tem duração de um ano e meio. As aulas serão ministradas pelo professor Vagner Perondi, que irá ensinar técnicas de elaboração de escultura utilizando diversos materiais como grafite, carvão, gesso, argila e madeira. O módulo 1 terá quatro níveis e finaliza no mês de dezembro. Ao final do curso, as obras produzidas pelos alunos serão expostas em um praça da cidade.


O bento-gonçalvense Vagner Perondi, 27 anos, mais conhecido no meio artístico como ‘Pinhão’, cursa arquitetura e urbanismo e tem cinco anos de especialização em escultura com o artista plástico João Bez Batti. Perondi utiliza matéria-prima bem típica da região como o nó de pinho e pedra de basalto, que coleta nas margens do Rio das Antas. “Utilizo materiais que valorizam a nossa identidade regional”, frisa o artista.


Serviço:
O que: Curso Prático de Escultura – Módulo 1
Onde: Fundação Casa das Artes (Bento Gonçalves)
Ministrante: Vagner Perondi
Início: 3 de agosto de 2011 (quarta-feira)
Término: dezembro de 2011
Horários: quartas (das 18h30min às 21h30min)
Mensalidade: R$ 60,00 (não é cobrada taxa de inscrição)
Material: incluso

Público alvo:
maiores de 16 anos (todos os níveis do módulo), crianças de 10 a 16 (nível I, II e III).

Fotos:
- Professor Vagner Perondi – crédito Gustavo Bottega
- escultura em mármore branco – divulgação
___________________________________________
FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

Filme “Diminuta” será gravado em Bento Gonçalves



A paisagem e a arquitetura de Bento Gonçalves e região chamaram a atenção do cineasta Bruno Saglia, que irá tornar o local cenário do filme “Diminuta” a partir deste ano. Em reunião realizada no último dia 7 de julho, Saglia apresentou o projeto para a Secretária de Turismo Ivane Fávero, consultor do Comitato Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul (Convers), César Augusto Prezzi, e vice-presidente da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS), Mirela Riboni. Inicia agora a fase de captação de recursos.
O roteiro foi escrito em 2008 por Saglia. A intenção é gravá-lo na Itália, em Bento Gonçalves e outros municípios da região. O elenco irá contar com os atores Deborah Evelyn, Carlos Vereza, Derico Sciotti, Jane Kelly Saglia, Vanessa Jackson, Larissa Vereza e o pianista e maestro João Carlos Martins. Outros artistas serão escolhidos no Rio Grande do Sul a partir de dezembro de 2011. A produção é da BOXX Filmes e Entretenimento.
Sinopse
“Diminuta” conta a história do saxofonista Cristian, filho de Marco Aurélio Aquino, um luthier italiano. Depois da morte do pai, que sempre o influenciou no aprimoramento da sua vocação, Cristian vai para o Brasil morar com um tio. Cristian cresce, se casa com Julia, constrói uma família, e torna-se um corretor de seguros de vida, mas a sua ligação com a música forte.
Um dia, Cristian é indicado para visitar um cliente, sem imaginar que se tratava de um dos maiores maestros do mundo, Mark Anderson. Neste encontro, ambos percebem uma ligação comum entre eles e Mark decide fazer Cristian um dos maiores nomes do Jazz.
Em meio a uma série de acontecimentos paralelos, Cristian retorna à Itália e reencontra seu primeiro amor, Clarice, que ficou para trás quando ele se mudou para o Brasil. Cristian e Clarice motivam-se a superar todos os obstáculos para ficarem juntos e alcançarem seus sonhos. Durante esse percurso de enredos fascinantes, românticos, alegres e, às vezes, dramáticos, que acontecem no Brasil e na Itália, Cristian volta para o Brasil para participar de um dos maiores festivais internacionais de Jazz do mundo. E consagra-se, então, na história da música.

_____________________________________
Fotos: Cristiane Moro
Legenda foto 1) Cineasta Bruno Saglia, vice-presidente da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS), Mirela Riboni, secretária de Turismo Ivane Fávero e consultor do Comitato Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul (Convers), César Augusto Prezzi.


--

FONTE: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS

Preparativos para o Natal Bento 2011 estão em andamento

O Natal Bento 2011 deve superar o sucesso da edição 2010. Visando isso, o Comitê Executivo do Natal Bento 2011, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR BG) e pela Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), já estão discutindo a programação e decoração para o evento, a ser realizado durante todo o mês de dezembro. O grupo tem trabalhado em cima de nove projetos principais:
-”Decoração Natalina”: vias centrais, bairros e distritos serão decoradas;
-”Programação cultural”: apresentações em diversos locais;
-”Caminho dos Presépios”: presépios serão colocados em praças, empresas e residências;
-”Árvores encantadas”: serão confeccionadas por alunos da rede municipal, estadual e particular;
-”Caminhão do Natal”: irá passar em bairros da cidade;

-”Crianças Cantantes”: consiste em apresentações natalinas feitas por alunos de escolas da cidade;
-”Chegada do Papai Noel”: entrega de presentes nos bairros com a presença do Papai Noel, junto ao caminhão do Natal;
-”Show de brinquedos”: show com artista (a ser definido) para arrecadação de brinquedos e posterior doação;
-”Ceia Econômica”: oficinas gastronômicas de capacitação para a comunidade aprender a fazer uma seia saborosa e econômica.

Integram o Comitê Executivo do Natal Bento 2011:
Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR)

Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Sindicato do Comércio Varegista (Sindilojas)Universidade de Caxias do Sul (UCS)Secretaria Municipal da Cultura
União das Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros (UACB)

Assessoria: DSC Consultoria e Estação Projetos

--
FONTE:
Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Presidente da Associação Gota D'água usa a tribuna para se manifestar



A Presidente da Associação Gota D'água, Centro de Apoio ao Autista, Anita Nery Smalti, usou a tribuna durante a sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, para falar sobre a luta em busca de auxílio. Anita ainda explanou sobre a sua participação na audiência pública do Senado Federal que tratou do Projeto de Lei do Senado nº 168/2011, que “institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”.

Conforme Anita Smalti, é necessário uma união para que o Projeto de Lei que trata das políticas públicas para autistas possa ser aprovado na Câmara dos Deputados. “Os autistas no Brasil estão sendo reconhecidos. Peço aos senhores vereadores, que estejam cobrando desses nossos políticos a aprovação imediata desse Projeto de Lei. O autista vai ser reconhecido como deficiente”, disse Anita.

A presidente da Associação Gota D'água ainda fez um desabafo quanto a dificuldade de acesso ao tratamento de pessoas com deficiência. Conforme Anita, a maioria das entidades como a Associação Gota D'água, são dirigidas por mães. “A mãe está buscando tratamento para o seu filho e para os demais. A família de um preso recebe salário. O autista não recebe. O preso tem direito a psicólogo, a educação, tem o atendimento prioritário, coisa que os nossos autistas nunca tiveram”, destaca.

A Associação Gota D'água pode ser contatada através do telefone 3453-2581.

O áudio com toda a sessão desta segunda-feira e a manifestação da presidente da Associação Gota D'água, já está disponível no site da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves: www.camarabento.rs.gov.br.

Programação Movie Arte Cinemas de 15 à 21 de Julho

Sala 01 = CARROS 2
Sex/Sab/Dom/QUA 14:30h
Seg/Ter/QUI 16:00h

***
Sala 01 = TRANSFORMERS 3 – O Lado Oculto da Lua(153min/10anos/dublado/ficção)
Sex/Sab/Dom/QUA 17:00h /20:30h
Seg/Ter/QUI 18:00h / 21:00h


***
Sala 02 = HARRY POTTER E As Relíquias da Morte (130min/12 Anos/legendado/aventura)
Sex/Sab/Dom/QUA 14:15h /16:45h /19:00h /21:15
Seg/Ter/QUI 16:00h /18:30h /21:00h

Bento Gonçalves no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil


Bento Gonçalves, junto a outras duas cidades que integram o Caminhos Temperados (Gramado e Porto Alegre), irá participar da 6ª edição do Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorre de 13 a 17 de julho de 2011, no Anhembi, em São Paulo. O evento é promoção do Ministério do Turismo (MTur).
O estande, que estará na “região Sul” do pavilhão, tem como tema a imigração italiana. Bento será representado pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), Vinícolas Aurora, Miolo e Salton, hotéis Dall'Onder e Spá SPA do Vinho e agência de viagens Giordani Turismo. Aos visitantes, número que deve ultrapassar 8 mil por dia, será entregue o kit Caminhos Temperados.
São diversas as ações desenvolvidas pelo roteiro, visando atrair turistas. Todos os dias, durante 1h30min, o Caminhos Temperados estará oferecendo a degustação de produtos típicos. Bento irá fornecer vinhos e queijos. O evento é uma ótima oportunidade para comercializar pacotes turísticos, já que estarão presentes operadores de diversas partes do mundo. Por isso, a Giordani Turismo irá participar das diversas rodadas de negócio da feira.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similiares da Região Uva e Vinho (SHRBS), também participa do evento, no estande Economia da Experiência, que irá reunir todos os empreendimentos brasileiros integrantes do projeto.

Bento é caso de sucesso

Bento Gonçalves é um dos nove Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, programa promovido pelo MTur em 2011. A cidade foi premiada em duas categorias: melhor prática em sítio Eletrônico Promocional e em Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística.
No dia 14, às 19h30min, no espaço Núcleo do Conhecimento, será realiza a premiação dos municípios. E no dia 16, às 14h30min, a apresentação deles.

Secretária de Turismo Ivane Fávero nas atividades da feira
A feira proporciona diversos encontros, debates e oficinas aos participantes. Visando a troca de experiência com lideranças do turismo de outros municípios brasileiros, a Secretária confirmou presença nas atividades:

-14 de julho
13 horas, Oficina de Monitoramento SG 65 Destinos
15h30min, reunião da Associação Nacional de Dirigentes de Turismo das Capitaris (Anseditur)
17 horas, lançamento da Nova Metodologia do Inventário da Oferta Turística
19h30min, premiação dos Casos de Sucesso do Programa de Regionalização (MTur)

-15 de julho
11h45min, assembleia geral extraordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur)
14 horas, mesa de debates das Melhores Práticas
17 horas, mesa de debates sobre Governança Inovadora, que contará com Ivane como palestrante
19h30min, seminário dos 65 Destinos Indutores, com o tema “Cenários e Perspectivas”

-16 de julho
14h30min, apresentação dos Casos de Sucesso do Programa de Regionalização (Mtur)

Além destas, outras agendas estão sendo confirmadas.

FONTE: Secretaria de Turismo
www.turismobento.com.br
www.turismobento.blogspot.com
@turismobento

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bento sediou dois campeonatos gaúchos com apoio da Prefeitura

Bento Gonçalves foi sede de duas finais de campeonatos gaúchos na tarde de sábado (9), que contaram com o apoio da Prefeitura Municipal. O Prefeito Roberto Lunelli, o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer José Gava e a Secretaria de Governo Eliana Passarin acompanharam os eventos esportivos. O Prefeito Lnelli falou sobre a importância de incentivar o esporte afirmando que agrega as pessoas, gera empregos e renda para a sociedade e que a prefeitura sente orgulho em ter apoiado dois grandes eventos, acontecendo no mesmo dia.

No Ginásio de Esportes foi realizado o Campeonato Gaúcho de Muay Thay com a participação de 193 atletas, sendo 47 atletas de Bento. A organização do evento ficou a cargo da Federação Gaúcha de Muay Thai e Academia Garra. O diretor Eduardo Veríssimo agradeceu o prefeito Lunelli, e todos os participantes receberam um troféu, como forma de agradecimento.

Farrapos de Bento é Bicampeão Estadual de Rugby

Já o Estádio da Montanha recebeu a final do Campeonato Gaúcho de Rugby, com um jogo disputado entre o Farrapos e o San Diego. Com um invejável currículo de 22 vitórias consecutivas e quase dois anos de invencibilidade (o time não perde desde 5 de setembro de 2009), o Farrapos confirmou o favoritismo e ficou com a taça pela segunda vez.

A tarde de sol incentivou os torcedores que lotaram o estádio para prestigiarem o evento que teve a transmissão ao vivo pela TVCOM. O Prefeito Roberto Lunelli, o Secretário José Gava e a Secretaria Eliana Passarin procederam a entrega das premiações aos quatro primeiros colocados. “Estou muito feliz por apoiar o campeonato e assistir ao Farrapos sagrar-se bicampeão” comentou Lunelli, que fez questão de usar a camiseta do time durante o jogo e na solenidade de entrega da premiação.

Agora a equipe volta suas atenções para a estréia no Super 10, o Campeonato Brasileiro de Rugby, onde será o primeiro clube gaúcho a disputar a competição.

Foto: Eliana Passarin

FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves se prepara para receber a Casa Brasil

As curvas sinuosas com belas paisagens que levam a Bento Gonçalves são o início das atrações que a cidade oferece. Terra da uva e do vinho e um dos principais polos moveleiros do país, o município da serra gaúcha recebe anualmente dezenas de feiras nacionais e internacionais o que tem exigido cada vez mais preparo dos estabelecimentos comerciais do local. Neste ano, de 2 a 6 de agosto, Bento sedia a Casa Brasil, maior feira de design e negócios da América Latina. Durante o período, milhares de visitantes a fim de apreciar de perto produtos contemporâneos se instalarão por lá.

A movimentação para receber com qualidade esses turistas é grande. Na propriedade de Paulo Geremia, dono de dois tradicionais restaurantes de Bento, o Canta Maria e o Casa Di Paolo, o radite é plantado exatamente um mês antes do evento. “Essa verdura demora 30 dias para ser colhida, então será levada à mesa fresca e com qualidade”, conta o empresário, acrescentando que as massas servidas em seu estabelecimento também são de fabricação própria e feitas na hora. Geremia diz ainda que, durante a feira, o Canta Maria, que tem capacidade para 120 pessoas, ampliará sua estrutura em mais 100 lugares. Segundo ele, mesmo com tais adaptações, o cardápio não sofrerá acréscimos nos preços. “Oferecemos também o serviço de translado do restaurante ao hotel. Assim o cliente pode tomar um vinhozinho sem se preocupar em dirigir, já que ainda é tempo de frio e dá para aproveitar bem essa época do ano que é uma das atrações do Estado.”

É de praxe os hotéis aumentarem os preços das diárias em épocas de grandes movimentações, mas no Vila Michelon o proprietário Moysés Luiz Michelon garante que os turistas terão valores especiais. “Existe uma tabela de diárias, mas fizemos um desconto de 10% dentro deste quadro para a Casa Brasil”, destaca.

Mesmo alguns restaurantes e hotéis oferecendo serviço de translado aos clientes, o sindicato dos taxistas de Bento se organizou para o período. Conforme Paulo Redante, presidente da entidade, os profissionais estão passando por um curso promovido pelo SESC/SENAC e pela Prefeitura do município para alinhar rotas de visitação, condução, direção defensiva e mecânica. “Teremos 91 carros na rua e é fundamental que os motoristas estejam preparados para qualquer situação”, diz ele, adiantando que as corridas serão cobradas pelo taxímetro e não terá aumento de tarifa.

Para o prefeito, Roberto Lunelli, Bento Gonçalves é um município privilegiado quando o assunto são as feiras que a cidade promove. “Estamos em crescente pico sócio-econômico. Os profissionais de nosso município estão envolvidos em profissionalização e preocupados em melhor atender aqueles que vêm nos prestigiar. A Casa Brasil é um dos principais eventos da cidade e nos enche de orgulho pois, além de movimentar a economia local, através dos negócios gerados em seus estandes, promove Bento, solidificando a imagem de excelência na produção de móveis.

FONTE: Fatto Comunicação

Rotaract Clube - Bento Gonçalves


O Rotaract Club de Bento Gonçalves faz parte do esforço global do Rotary Planalto Bento Gonçalves em prol da paz e compreensão mundial e tem grande abrangência de ação na comunidade.
O Rotaract é uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da coletividade. Atualmente o Rotaract Club soma 7.628 clubes, distribuídos em 162 países, somando cerca de 198 mil sócios. No Brasil, são aproximadamente 712 clubes, concentrando em torno de 19.200 jovens universitários e profissionais iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação. O principal objetivo do grupo é compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo, difundindo o respeito com base no reconhecimento do valor de cada um.

“O Rotaract proporciona além de oportunidades de desenvolvimento profissional um grande prazer e uma enorme satisfação pessoal. Se sentir útil perante tanta desigualdade social existente na humanidade faz crescer em cada rotaractiano a esperança de um amanhã melhor, afinal, os verdadeiros vencedores, são aqueles que olham para cada situação ao seu redor com a esperança de resolvê-la ou melhorá-la. Participem!” - Eduarda Batistella –

Telefones para contato: 54 91931271 (Eduarda) / 54 99367612 (Rafael) / 54 96231233 (Thayse).

Biblioteca Pública doa livros a centro de recuperação no interior de Bento

Comunidade Terapêutica Rural em Passo Velho recebeu mais de 200 exemplares

Numa ação da Biblioteca Pública Castro Alves, em parceria com a Secretaria da Saúde, mais uma biblioteca ganha vida em Bento Gonçalves. Desta vez, a contemplada foi a Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, que recebeu mais de 200 livros para sua biblioteca, recém instalada na unidade. Os exemplares foram doados pela Biblioteca Pública na no dia 29 de junho, e irá atender os pacientes internados na entidade. “Fizemos uma seleção com muito carinho, tem romance, contos, enciclopédias, revistas, enfim, livros para todos os gostos”, destaca Pedro Júnior da Fontoura, coordenador da Biblioteca Pública Castro Alves, que realizou a entrega pessoalmente. Conforme o coordenador da entidade Jaime Maciel Siqueira, a ideia é passar bem-estar para que os pacientes possam terminar o tratamento dos dependentes químicos, que dura nove meses.“Foi uma doação muito bem-vinda, os livros são muito importantes neste processo de reflexão durante o tratamento”, destacou ele.

Conforme Pedro Jr., a Biblioteca Pública consolida uma parceria importante com a Secretaria da Saúde através do projeto Balaio da Saúde, que possibilita o acesso aos livros a quem não pode visitar a biblioteca da cidade. Além das ações junto à saúde, o coordenador lembra que ao longo de dois anos foram criadas bibliotecas comunitárias a exemplo da do Vila Nova II, montada no CTG Presilha da Serra, e no Círculo Operário de Bento Gonçalves.


Recuperação com a ajuda dos livros

A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, inaugurada em março deste ano, atende hoje seis dependentes de álcool e drogas, sendo que a estrutura comporta até 32 vagas. Localizado na comunidade de Passo Velho, no distrito de Tuiuty, a estrutura que segue em expansão, conta com alojamentos, refeitório, recreação, auditório/igreja, tudo isso, num amplo terreno com uma bela vista para o Vale do Rio das Antas. A unidade é uma obra do governo municipal mantida com recursos da Secretaria da Saúde e conta com acompanhamento profissional de quatro monitores, apoio médico e psicológico.

Créditos fotos: Gustavo Bottega
Legenda: coordenador Jaime Maciel Siqueira e coordenador da biblioteca pública Pedro Júnior da Fontoura



FONTE: Depto de Comunicação
Secretaria da Cultura
Fundação Casa das Artes
Biblioteca Pública Castro Alves
Museu do Imigrante

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Programação Movie Arte Cinema de 08 à 14 de julho

Sala 01 = Carros 2(106min/livre/dubl)
Sex- Sab- Dom- Qua > 14:30h/16:45h/19:00h
Seg- Ter- Qui > 16:30h/18:45h


Sala 01 = Namorados Para Sempre (114min/14anos/leg/drama)
Sex- Sab- Dom- Qua >21:10h
Seg- Ter- Qui > 21:10h


Sala 02 = Se Beber Não Case 2 (120min/16anos/leg/coméd)
Sex- Sab- Dom- Qua > 15:00h/17:00h/19:00h/21:00
Seg- Ter- Qui > 17:00h/19:00h/21:00h


FONTE: Movie Arte Cinemas Ltda.

Escadaria ganha novo visual


Numa ação da Casa das Artes, obra do artista Dalcir Marcon cobre pichações e embelezam a escadaria Getúlio Vargas

A escadaria mais tradicional da cidade acaba de ganhar cara nova. Quem subir os degraus da Getúlio Vargas, na ligação entre Centro e Cidade Alta, a partir deste fim de semana, poderá apreciar a mais nova obra do artista local Dalcir Marcon, que dá os últimos retoques na pintura. A imagem de 24 metros quadrados, pintada na parede ao fundo da escadaria, representa uma adega repletas de pipas artesanais, simbolizando a arte de fazer vinho, o principal símbolo de Bento Gonçalves. A iniciativa foi da Fundação Casa das Artes, que contratou o artista para a realização da obra cultural, dentro do ideal da revitalização de espaços públicos como a Via Del Vino, dando sequência ao projeto Muralismo, da Fundação Casa das Artes. Para a obra artística, Marcon usou uma técnica de 3D num efeito de profundidade utilizando várias cores em todo o painel com a intenção de cobrir as pichações que os vândalos deixaram, além de coibir novas. “Quando cheguei aqui estava tudo pichado, espero que com essa nova imagem, todos respeitem”, disse.

Marcon, aos 60 anos, lembra que descobriu a veia artística aos 14. E não parou mais. Montou seu próprio atelier no bairro Progresso, trabalhando com pintura e principalmente, com escultura. Outros trabalhos dele podem ser vistos em locais públicos, como a pintura do muro do Colégio Cecília Meirelles, no bairro São Francisco, e uma das obras que estão expostas nos muros do estádio da Montanha, na Avenida Osvaldo Aranha (projeto Muralismo). O artista também fez estátuas e monumentos que hoje se encontram em instituições e igrejas da região.

Foto: Gustavo Bottega

FONTE:Depto de Comunicação
Secretaria da Cultura
Fundação Casa das Artes
Biblioteca Pública Castro Alves
Museu do Imigrante

Festiqueijo inicia esta noite


O melhor festival gastronômico da Serra Gaúcha, o Festiqueijo 2011, inicia hoje, dia 07 de julho. A abertura será às 19h30min, no Salão Paroquial de Carlos Barbosa, reunindo especialmente autoridades do município, região e estado. O primeiro dia de festival conta com apresentações inteiramente barbosenses: Grupo Vocal Tramavoz, Grupo de Câmara da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa e Coral Carlos Barbosa de Cultura e Arte. Após a solenidade de abertura é a vez da dupla The Borges fazer seu show.

De 7 a 31 de julho, a 22ª edição do Festiqueijo transforma Carlos Barbosa em um lugar onde a rica gastronomia italiana e os melhores vinhos e espumantes estão presentes, além de muitos shows, alegria e diversão para turistas e barbosenses.

Serão 10 vinícolas e nove queijarias, onde o visitante poderá degustar mais de 40 variedades de queijos, além de vinhos finos e espumantes premiados nacional e internacionalmente, todos servidos à vontade. Nos estandes, as empresas participantes do festival lançam produtos durante o Festiqueijo, enriquecendo ainda mais a gastronomia do festival. Haverá ainda expositores de refrigerante, água e café, além de Ambulatório, Chapelaria, Espaço Infantil e Fraldário.

No cardápio das mesas centrais do festival o visitante poderá degustar várias delícias típicas, como polenta brustolada com queijo, pizzas doces e salgada, galeto, salsichão, pastel e os novos sabores desta edição: bolinha de queijo, pizza de doce de leite, goiabada e queijo e os novos recheios de côco e doce de leite para a cuca.

Serão mais de 30 atrações musicais para todos os gostos, animando os 13 dias da festa. Os ingressos custam R4 25 para crianças de seis a 12 anos incompletos. Para os adultos o valor é R$ 50 nas sextas-feiras (18h às 22h) e R$ 58 nos sábados (10h às 22h) e domingos (10h às 18h), com direito a uma taça de vidro comemorativa ao festival e um garfinho, além de poder degustar todas as delícias das mesas centrais e dos estandes.


Veja mais informações no site www.festiqueijo.com.br.

Crédito foto: Virginia Silveira/Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa

FONTE: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa

Turismo: Lavagem da Pipa Pórtico concluída e tráfego normalizado no Acesso Sul


A Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves informa que a lavagem da Pipa Pórtico terminou nesta quarta-feira, dia 6. A partir de quinta-feira, dia 7, o tráfego volta ao normal no acesso sul. Foi finalizadsa a lavagem da Pipa Pórtico e a fiação elétrica subterrânea. Está em andamento a retirada da calçada existente. Posteriormente, as obras prosseguirão com a colocação de novo passeio público, confecção de estruturas para outdoor institucional, pintura do pórtico (utilizando um tipo de selador), asfaltamento do trecho do Acesso Sul, paisagismo, instalação da iluminação e fiação externa. Se necessário, o acesso sul será bloqueado novamente para melhor andamento dos trabalhos. Estima-se o término da obra para o mês de agosto.

Obras no acesso sul:

Foi finalizado:
- Fiação elétrica subterrânea
- Lavagem da Pipa Pórtico

Está em andamento:
- Retirada da calçada existente

As próximas etapas serão:

- Colocação de novas calçadas
- Confecção de estruturas para outdoor institucional
- Pintura do Pórtico (utilizando um tipo de selador)
- Asfaltamento do trecho do Acesso Sul
- Paisagismo
- Instalação da iluminação e fiação externa


fotos das obras - Almir Dupont

FONTE: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fato inusitado

O aposentado Pedro Bordignon, leitor do Jornal Integração da Serra esteve na redação para mostrar o registro fotográfico inusitado de um pé de bananeira de sua chácara situada na Linha Dolorata em Santa Tereza que deu o cacho no meio do tronco. Segundo ele, o cacho será colhido em cerca de três meses. Confira nas fotos a seguir.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

AGENDA CULTURAL - ARTE SESC

EXPOSIÇÃO
O QUÊ: Exposição “Máscaras de Teatro”
QUANDO: 11 a 29 de julho, das 7h às 20h
ONDE: Sesc Bento Gonçalves (Avenida Cândido Costa, 88)
INGRESSOS: Entrada franca

EXPOSIÇÃO “MÁSCARAS DE TEATRO”

Seis artistas de Venâncio Aires e dois de Santa Cruz do Sul receberam uma máscara completamente branca, e tiveram como desafio transformá-la no que representa através de suas características plásticas, o “teatro”.

Casa das Artes oferece curso de escultura


Estão abertas as inscrições para o módulo 1, que começa neste mês e vai até o final do ano


Já estão abertas as inscrições para o Curso Prático de Escultura – Módulo 1, promovido pela Fundação Casa das Artes. Estão disponíveis duas turmas de 10 alunos cada, abertas para público em geral maiores de 10 anos. As turmas iniciam as atividades nos dias 13 e 16 de julho, com aulas aos sábados, das 9h às 12h e nas quartas, das 18h30min às 21h30min. A duração do módulo 1 é de seis meses (três horas semanais). O curso completo tem um total de três módulos, que tem duração de um ano e meio. No conteúdo, os alunos irão aprender as técnicas de elaboração de escultura utilizando diversos materiais como grafite, carvão, gesso, argila e madeira. O módulo 1 terá quatro níveis e finaliza no mês de dezembro. Ao final do curso, as obras produzidas pelos alunos serão expostas em alguma praça da cidade.

Serviço:
O que: Curso Prático de Escultura – Módulo 1
Onde: Fundação Casa das Artes (Bento Gonçalves)
Início: 13 de julho (turma 1), e 16 de julho (turma 2) de 2011
Término: dezembro de 2011
Horários: Sábados (das 9h às 12h) e quartas (das 18h30min às 21h30min)
Mensalidade: R$ 60,00 (não é cobrada taxa de inscrição)
Público alvo: maiores de 16 anos (todos os níveis do módulo), crianças de 10 a 16 anos (nível I, II e III).
Inscrições: Departamento Cultura da Casa das Artes
Contato: (54) 3454.5100 / 3454.5253


FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

Bento Gonçalves no Salão do Turismo - Roteiros do Brasil

De 13 a 17 de julho de 2011, no Anhembi, em São Paulo, será realizada a 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo (Mtur). Destinos turísticos das 27 unidades da Federação estarão expondo na feira, com o objetivo de comercializar os roteiros e fechar bons negócios. Bento Gonçalves confirmou presença no evento, e será representado pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) e integrantes de empreendimentos dos cinco distritos.
Dentro da programação do evento, no dia 16, às 14h30min, no espaço Núcleo do Conhecimento, será realiza a apresentação dos Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, programa promovido pelo Mtur em 2011. Das nove categorias do concurso, Bento foi premiado em duas: melhor prática em sítio Eletrônico Promocional e em Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística.
É o oitavo evento de turismo que Bento Gonçalves está participando em 2011. Até dezembro deste ano, a cidade participa ainda de outros sete. Conforme a secretária de Turismo Ivane Fávero, a cidade tem investido constantemente na promoção de Bento, através da participação em feiras. “Adquirimos estande e disponibilizamos espaço para toda as empresas. Temos tido excelente receptividade e estamos obtendo retorno. Queremos ampliar o número de empresas que integram o estande e aumentar a participação em eventos”, afirma.
O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais -Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional). Em 2010, a feira recebeu 109.126 visitantes.


Eventos que Bento Gonçalves já participou em 2011
Workshop CVC 2011 (São Paulo)
Minastur (Belo Horizonte)
Salão Paranaense (Curitiba, PR)
Brite (Rio de Janeiro – RJ)
Aviestur (Campos do Jordão – SP)
20º Centro Oeste Tur (Goiânia – GO)
BNT Mercosul - Beto Carrero World (Balneário Comburiu – SC)
Foz do Iguaçu (PR)

Eventos que Bento Gonçalves irá participar ainda em 2011
6º Salão do Turismo (São Paulo – SP)
Centro Oeste Tur Brasília (Brasília – DF)
AVIRRP (Ribeirão Preto – SP)
Expointer (Esteio – RS)
Adventure Fair (São Paulo – SP)
ABAV - (Rio de Janeiro – RJ)
Festival do Turismo de Gramado (Gramado - RS)


Notícia relacionada: http://turismobento.blogspot.com/2011/06/bento-goncalves-recebe-dois-premios-em.html


Secretaria de Turismo

Durante o lançamento do edital de premiação das melhores práticas dos 65 destinos indutores, durante 5º Salão do Turismo de São Paulo, o prefeito Roberto Lunelli ofereceu um sabre personalizado, executado pela Cutelaria Filippion, de Monte Belo do Sul, ao Ministro do Turismo, Luiz Barretto, com a qual realizou a sabragge – um ato tradicional na região que consiste na quebra da parte superior do espumante, retirando a rolha.

Além de estar no espaço de divulgação, o município foi selecionado pelo Ministério do Turismo como “case”, dentro da programação dos 65 destinos indutores, intorlocutores do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério. Foram selecionadas Práticas em Gestão de Cooperação Local, Regional e Monitoramento, e Marketing, no âmbito dos 65 destinos e a Microrregião Uva e Vinho, através de Bento Gonçalves, foi selecionada na prática de Marketing.

Bento Gonçalves ficou destacado, nas melhores práticas de marketing, juntamente com outras três regiões brasileiras, sendo: Enoturismo - Bento Gonçalves, Sol e Praia, de Porto Seguro (Induzindo a Costa do Descobrimento); Turismo Cultural, de Ouro Preto ( marketing turístico com foco nos destinos indutores) e Ecoturismo, Travessia do Pantanal (integração de dois estados para o marketing de um roteiro). Participou do evento,o prefeito municipal,Roberto Lunelli, que contemplou os presentes com um kit de Bento Gonçalves.


FONTE:Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves