sexta-feira, 31 de agosto de 2012




Aberto o II Congresso Latino Americano de Enoturismo
Com o tema “Tradição e Inovação no Enoturismo”, evento teve início na noite de quinta e segue até sábado.
Foi dado início na noite desta quinta-feira, 30 de agosto, ao II Congresso Latino Americano de Enoturismo, com o tema “Tradição e Inovação no Enoturismo”, que ocorre até o próximo dia 1 de setembro, sábado, no hotel Dall’Onder. Estiveram presentes, além das autoridades municipais, a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR RS), Abgail Pereira, o assessor da Presidência da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), André Vilaron, e a representante do Ministério do Turismo (MTur), Simone Salvatori Schnorr. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR BG), com apoio da SETUR RS e das associações e empresas de turismo e vinhos da região.
A titular da pasta da SEMTUR BG, Ivane Fávero, deu início ao evento destacando a importância do encontro para a cidade e demais municípios enoturísticos. “O ‘produto enoturismo’ é mais complexo que o produto vinho, porque não há turistas na cidade apenas porque vende-se vinho. É preciso oferecer ao visitante uma experiência a mais. E o encontro nos permite justamente essa discussão. Que experiências estamos proporcionando?”, indaga Ivane. “Buscamos traçar metas que possam trazer inovação e competitividade ao setor”, acrescenta.
Os representantes do governo estadual e federal comentaram sobre as ações que ambos desenvolvem para promover o vinho, tanto no Brasil quanto no exterior. “O último vídeo da Embratur mostra o produto, porque entendemos a importância do vinho brasileiro”, destaca Vilaron.
Acordo de cooperação
Bento Gonçalves assinou um acordo de cooperação com a cidade de Luján de Cuyo/Argentina e com Cartaxo/Portugal. O acordo com ambas permite a criação de convênios em diversas áreas, como na gastronomia, enologia, enoturismo, e outras áreas que envolvam a cultura dos municípios.
Políticas Públicas e o Enoturismo
A noite contou com a discussão sobre a temática “Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Enoturismo”. A mesa de debate contou com a presença de Ivane, Vilaron, Abgail, Simone e da enóloga do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Maria Amélia Duarte Flores.
Para Abgail, o vinho faz parte da cultura da região. “Cabe ao governo, aliado à iniciativa privada, desenvolver políticas públicas visando o desenvolvimento econômico através da geração de emprego, renda e desenvolvimento do turismo. O turismo precisa ser bom para o turista e para quem vive no local”, salienta. Além disso, conforme ela, é preciso fornecer subsídios aos produtores de vinho, incentivando os produtores.
Vilaron apresentou o novo material de promoção turística da Embratur, lançado nas Olimpíadas de Londres, que será utilizada até 2014, com o tema “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. O vídeo expõe a cultura do vinho no Brasil. “Quando você oferece um vinho, você está dando oportunidade para a pessoa conhecer a história, a cultura do povo que o produz. E este é o objetivo. Enaltecer os costumes do povo que o produz”, coloca.
Enoturismo Brasileiro
A noite contou ainda com o lançamento do livro “Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, de autoria de Maria Amélia. A autora contou sobre o processo de criação do livro, e destacou que o número de regiões produtoras no Brasil cresce constantemente. “É como pensar que no Sul a única região produtora de vinho é a Serra. Pode ser a maior, mas existem muitas outras micro-regiões. É um mercado bastante abrangente”, aponta.
O livro está disponível para download no site do Ibravin (www.ibravin.org.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br).

--
*Aviso: O conteúdo deste e-mail, que segue a determinação do art. 37 § 1º da CF e o art.50, VI, "b" da Resolução 23.370 TSE, é de caráter informativo, atendendo as resoluções que regem as condutas em período eleitoral. Solicitamos a atenção deste veículo de comunicação para que o uso destas informações obedeça a legislação vigente neste período.


Cristiane Moro | Depto de Comunicação
turismobento@gmail.com
Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS
Telefone: (54) 3055-7181Site: www.turismobento.com.brTwitter: @TurismoBentoFacebook: Turismo Bento
*Baixe o Guia Turistico Oficial para iPhone e Android.
iPhone: http://bit.ly/bentoiPhoneAndroid: http://bit.ly/bentoAndroid


Nenhum comentário:

Postar um comentário