quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Município sedia I Seminário Nacional Cultura da Paz

Acontece em Bento Gonçalves nos dias 24, 25 e 26 de novembro o I Seminário Nacional sobre a Cultura de Paz, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos em Bento Gonçalves (Carvi/UCS). O evento é organizado pela Associação Educare, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Ministério Público, OAB, Colégio Marista Aparecida e Universidade de Caxias do Sul. O evento de abertura com homenagem especial, no dia 24, é gratuito. Para as demais atividades, o investimento é de R$ 10.
Conforme a associação Educare, o seminário destina-se a (in) formação de diversas áreas do conhecimento humano (educadores, pais e/ou cuidadores, profissionais da saúde, da assistência social, segurança, justiça, empresários, profissionais liberais, acadêmicos, entre outros). Este espaço do Seminário servirá para que os participantes usufruam do conhecimento dos que já desenvolvem um trabalho e/ou estudo acerca da Cultura da Paz e que venham a adquirir informações acerca da possibilidade de transição de uma cultura de guerra para uma cultura de paz e que aos participantes seja apresentada a utilização da comunicação não violenta como uma ferramenta de prevenção à violência usufruindo das parceria dos diversos segmentos participantes oportunizando o desenvolvimento efetivo do trabalho em rede", afirma a presidente, Ivana Cristina Zandavalli.


Programação:

24 de novembro
19h30 Abertura com homenagem especial: Afonso Armando Konzen e Laura Helena Chaves Nunes Vieira
19h45 Conferência de Abertura: E o que é mesmo a Paz?
Conferencista: Paulo César Nodari – Filósofo, Teólogo, mestre e doutor em Filosofia e professor da Universidade de Caxias do Sul.


25 de novembro
8h às 8h15 – Acolhimento e Credenciamento
8h45 Cultura de Paz: É possível escolher este caminho?
Conferencista: Mônica Mumme – Psicóloga e educadora, facilitadora de mudanças educacionais. Especialista na metodologia de construção participativa, princípio básico de intervenção nos espaços de educação. Analista e avaliadora de projetos sociais. Coordenadora do Núcleo de Educação para a Paz do CECIP-RJ – Centro de Criação de Imagem Popular. Consultora de Justiça Restaurativa (JR) na área educacional.

9h45 – 10h ‘Coffee Break’
10h Mude seu cérebro para pacificar o mundo
Conferencista: Jéferson Cappellari – Especialista em Gestão de Pessoas. Atua na área de Inteligência Emocional e Social, através da metodologia da Comunicação Não-Violenta (CNV). Coordenador do curso de JR e CNV da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo. Formação em CNV, AJURIS-POA, com Marshall Rosenberg.

13h30 Mesa Redonda:
Justiça, responsabilidade e coesão social.
Conferencista: Leoberto Brancher – Juiz de Direito, coordenador do Núcleo de JR da Escola Superior de Magistratura da AJURIS.



Por uma pedagogia da convivência no espaço escolar.
Conferencista: Shirlei Curtinaz - Assistente social, especialista em Gestão e Planejamento no Terceiro Setor. Membo do Núcleo de Estudos em JR e docente dos cursos de iniciação em JR e de Coordenadores de Práticas Restaurativas.

15h - Encaminhamento para colóquios
16h30 - Conclusões dos colóquios e elaboração do "Manifesto de Paz"

26 de novembro
8h30 Acolhimento e café da manhã
9h A ética do cuidado: Cultura de Paz e o poder iluminador de humanizar
Conferencista: Cláudia Machado - Doutoranda em Educação na temática de Culutra de Paz e Educação Escolar, Mestre em Infância e Educação Escolar, Especialista em Direito - Ênfase: Criança e Adolescente, Especialista em Supervisão Escolar, Licenciatura em Pedagogia - Habilitação Supervisão Escolar, professor da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, desde 1991.

10h Teatro Fórum: Eles que não se amavam, de Celso Sisto encenado pelos alunos da EMEF Ulysses Leonel de Gasperi.
11h30 Encerramento

*Poderá ocorrer qualquer alteração nos nomes dos conferencistas devido a possíveis contra-tempos, alheios a nossa vontade.
*Conferência de abertura é um evento gratuito.

As inscrições para o seminário têm o valor de R$ 10 e deverão ser feitas por email associacaoeducare@gmail.com. A carga horária é de 14 horas. Será fornecido certificado. Informações: Telefone da associação Educare - 54 3451-1056 e email associacaoeducare@gmail.com


FONTE:
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário