sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Amigas, vinhos e cinema na Serra Gaúcha

Série televisiva “Amigas e Vinhos”, que contará com Bento e outras cidades da Serra Gaúcha como cenário, irá mostrar, de maneira simples, o mundo da bebida

Amigas e Vinhos. Esse é o nome da série que tem sua primeira temporada gravada em 11 regiões produtoras de vinho do Rio Grande do Sul desde o início de 2012 e que, de 20 a 26 de janeiro contará com Bento Gonçalves e cidades da Serra como cenário. O projeto é da produtora cultural Luciana Druzina, da Super8produções, de Porto Alegre, e da jornalista Saskia Sá, da Liquido Produções Culturais, de Vitória/Espírito Santo. A produção é viabilizada pela Bento Film Commission e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).
A equipe da produção chegará em Bento Gonçalves próximo das 13h de sexta-feira para gravar no Vale dos Vinhedos. Às 19h, na Villa Valduga, aproveitando a programação do Bento em Vindima, serão gravadas cenas durante a exibição do filme “Bottle Shock”, de Randall Miller, que integra a programação do Ciclo de Cinema do Bento em Vindima. Luciana será debatedora do filme.
No dia 21, sábado, a equipe irá gravar no distrito de Pinto Bandeira e na praça Via Del Vino, no centro de Bento. No dia 22, domingo, as gravações ocorrem em Garibaldi. Vinhedos de Monte Belo serão visitados na segunda-feira, dia 23. A equipe volta a gravar no Vale dos Vinhedos do dia 24, terça-feira, até 26, quinta-feira. As gravações ocorrem sempre das 7h às 20h30min.
“Amigas e Vinhos mostra o olhar feminino sobre o mundo do vinho. Em sua primeira temporada, pretende evidenciar vinhedos brasileiros pouco vistos pelo Brasil e exterior. É uma série moderna para todos se sentirem à vontade, sem 'enochatices' e preconceitos, abolindo o mito de que o vinho está reservado para uma parcela pequena de semideuses que tem a capacidade de apreciá-lo e reconhecer todas suas qualidades e defeitos”, explicam as diretoras do projeto. A exibição no Brasil, conforme elas, deverá ser realizada ainda em 2012 em canais abertos (TV Brasil, TV Cultura e SESC TV) e em canais por assinatura (Discovery Travel Living Chanel, TLC e TLC HD). Internacionalmente, deverá ser comercializada para mais de 20 países.
A secretária de Turismo Ivane Fávero, que é também coordenadora da Bento Film Commission, diz que a série recebe apoio porque promove os vinhos locais. “E é exatamente isso que buscamos. Sabemos que o cinema contribui muito para a divulgação de uma região”. O Prefeito Roberto Lunelli ressalta que a produção engrandece a todos os apoiadores. “É mais uma conquista do município viabilizada pelas entidades de turismo e pelo setor privado, que buscam promover Bento e municípios próximos.”
A produção recebe o apoio do Bento Convention Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), hotél Dall’Onder, Farina Park, Bruschi (Monte Belo do Sul), Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Prefeitura de Monte Belo do Sul, Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), S’borneas, Vinícolas Valmarino, Peterlongo (Garibaldi) e Vallontano, Giordani Café da Colônia, Casa Di Paolo, Valle Rústico, Restaurante Mama Gemma, Nona Ludia e Dell Filippi.

Quem produz
A produtora cultural Luciana Druzina, fundadora da Super8produções trabalha, atualmente, na produção executiva das séries televisivas “Que Tipo de Criança Você É?”, “Eureca”, “Tainá”, além de “Amigas e Vinhos”. Realiza o Brazilian Animation nos estúdios da DreamWorks, que acontece em Los Angeles (EUA). Há três anos, participa da produção da Mostra Infantil de Animação do Festival Internacional de Curtas-Metragens FIKE na cidade de Evora, em Portugal.
Luciana já foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) por duas gestões consecutivas: 2007/2008 e 2009/2010. Há oito anos, é Coordenadora Nacional do Dia Internacional da Animação. Coordenou também o Granimado – Festival Brasileiro de Animação e, em 2010, coordenou a mostra competitiva de animação e Festivalzinho Animado, do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É membro do conselho da Associação Amigos do Centro Técnico do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura CTAv/SAv/MinC. Realizou consultorias e pesquisas para sobre o mercado da animação para TVBrasil, Globo Filmes, LC Barreto, Jornal O Globo, entre outros.
A jornalista Saskia Sá fundou a produtora Horizonte Liquido. É autora do livro “Vestuário Capixaba”, diretora e roteirista dos curtas metragens de ficção “Vento Sul”, “A Fuga” e “Mundo Cão” e dos documentários “Moda” e “Vestuário Capixaba”. Foi coordenadora, diretora e produtora executiva da Mostra Produção Independente. Já atuou na Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário