terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Gemellaggio:Intercambistas relatam experiências

Nanoite de segunda-feira, 16 de janeiro, os 13 intercambistas queestiveram na região do Trento, na Itália, de 19 de novembro a 8 dedezembro de 2011, reuniram-se para relatar o aprendizado com aviagem. O encontro ocorreu no restaurante Canta Maria e contou com apresença da secretária de Turismo Ivane Fávero e da diretoraexecutiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares(SHRBS) da Região Uva e Vinho Márcia Ferronato.

Aviagem foi realizada graças ao acordo de Gemellaggio (cidades-irmãs)entre Bento Gonçalves e cinco municípios trentinos. Osintercambistas são todos profissionais da gastronomia de Bento eestagiaram no Instituto Alberghiero, onde aprimoraram técnicasgastronômicas. A ação é promoção da Prefeitura, através daSecretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), SHRBS e InstitutoAlberghiero.

Parao intercambista Luis Augusto Zorzi, que trabalha na pizzaria Saporedi Fiorenza, a viagem superou expectativas. “Imaginava um povo'fechado'. Pensei que não seriamos tão bem acolhidos. Mas, aocontrário, fomos muito bem tratados”, conta. “Quanto aculinária, cada prato 'tem um porque', uma história, uma decoraçãodiferenciada. Além disso, os italianos consomem apenas os produtosque produzem e o desperdício é muito menor. Tudo se reaproveita”,acrescenta Zorzi.

DanielDalla Costa, da confeitaria Dolce Gusto, diz que a culináriaitaliana busca, através da organização e de identidade própria,surpreender o cliente. “Se alguém abrir um restaurante, o vizinhonão vai abrir também se não tiver um diferencial para oferecer.Tudo tem que ser inovador”, exemplifica. Para Dalla Costa, ocomprometimento dos italianos chama atenção. “Com um número menor de funcionários, os estabelecimentos conseguem atender a todosos clientes, e com rapidez. É um povo muito dedicado”, avalia.

Comoum dos objetivos do Gemellaggio é envolver cada vez mais acomunidade, Ivane adianta que no próximo mês de abril osprofissionais deverão ministrar cursos com merendeiras de escolas darede pública. “É preciso educar o paladar de muitas crianças.Elas são influenciadas, diariamente, a consumir produtosindustrializados e de baixo valor nutritivo. É difícil visitar ascasas delas e ensinar as mães as boas práticas da gastronomia, maspodemos ir às escolas onde, muitas vezes, os alunos realizam aprincipal refeição do dia. Diminuira quantidade de frituras, de sal, deixar a salada mais bonita eatrativa são práticas a serem utilizadas, aproveitando as técnicasque os profissionais aprenderam na Itália”, acrescenta. ASecretária afirma ainda que esta é uma forma de ampliarmos edemocratizarmos os benefícios do Gemellaggio.



Estiveramna Itália

AnaCarla Zandonai – Restaurante Zandonai (acompanhou o grupo)

DanielDalla Costa – Confeitaria Dolce Gusto

EadraVanusa Dalla Costa – Restaurante Tempero Misto

EdsonJoão Santin – Churrascaria Ipiranga

EmilianoCastaman – Restaurante Canta Maria

JaneteCanello – SHRBS

LuisAugusto Zorzi – Pizzaria Sapore di Fiorenza

MariaNazaré Sartori – Tratoria Mamma Gema

MatheusLima Loureiro Pinto - Senac

MaurícioAndré Fontanari – Dall'Onder hotel

NarcisoCossa Balejo – Dall'Onder hotel

RodrigoMagalhães Bellora – Valle Rústico

WagnerPoletti – Trattoria Mamma Gema/ Primo Camilo


Sobreo Gemellaggio

Éum acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita oacesso a informações, troca de experiências, elaboração deprojetos e cooperação econômica e cultural. O acordo serve comoferramenta para o desenvolvimento de Bento Gonçalves e de suascidades-irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário