quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Armazém das Pontas retorna em 2011 nas versões Verão e Inverno

Aprovado pelas empresas participantes, evento já tem data definida

O sucesso de público e vendas e a aprovação das empresas participantes constatada em pesquisa feita junto aos lojistas confirma a realização de duas edições do Armazém das Pontas em 2011. Nas versões Verão e Inverno, o evento continuará sendo realizado no Salão Paroquial Santo Antônio, já reservado pelos organizadores. A ponta de estoque do Verão acontecerá de 11 a 13 de março e a de Inverno, de 5 a 7 de agosto.

A escolha das datas levou em conta a opinião dos lojistas expressa na pesquisa. O Armazém das Pontas de Verão, por exemplo, será realizado somente depois da promoção Liquida Tchê (28 de janeiro a 12 de fevereiro), do retorno das férias, da volta às aulas e do Carnaval. Realizado na primeira quinzena do mês, também favorece as compras devido à proximidade do período de pagamento.

A decisão foi tomada ontem (14) em reunião realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG), sob o comando do coordenador do Viva Bento, Plínio Mejolaro. A pesquisa feita junto aos diretores das empresas expositoras mostra que o grupo aprovou a iniciativa, defendendo a realização do evento em duas datas do ano: Verão e Inverno (75% concordam com a realização no verão e 100% manifestam interesse no inverno).

As empresas que participaram da primeira edição terão prioridade na escolha dos espaços, sendo que a oferta deverá ser ampliada de 20 para 24 estandes. A ideia é oferecer um mix diversificado que contemple os mais diversos setores do varejo. Satisfeitas com o resultado da promoção, as entidades também manifestaram total apoio a continuidade do projeto. O Sebrae, além de participar com apoio financeiro, também estará realizando um treinamento para as empresas expositoras. Tudo para melhorar a apresentação dos produtos e, com isso, valorizar o evento.

A 1ª edição do Armazém das Pontas, realizado de 20 a 22 de agosto, superou a expectativa dos organizadores, tanto em público quanto em vendas. Nos três dias, foram registrados 3.922 ingressos, batendo a estimativa de 3 mil. Mais de 4 mil pessoas passaram pelo local. Os 20 estabelecimentos comerciais participantes comemoram o resultado em vendas. Muitos ultrapassaram em três vezes o esperado.

O Armazém das Pontas é uma promoção do Viva Bento. A realização é do CIC/BG, CDL/BG, Sindilojas e SEC-BG com o apoio do Sebrae. O projeto é destinado, exclusivamente, aos estabelecimentos comerciais que integram o Viva Bento.

Compromisso social
O Armazém das Pontas já nasceu comprometido com seu papel social. Com a arrecadação de R$ 3.922,00 devido a venda dos ingressos a R$ 1,00, e o complemento de R$78,00 feito pela CDL/BG e pelo Sindilojas, o Lar do Ancião e a Abraçaí receberam R$ 2.000,00 cada. O bônus de R$ 1,00 foi reembolsado pelos expositores em forma de desconto direto oferecido pelo lojista no ato da compra.

Sensibilizados com a realidade vivida pelo Lar do Ancião, os membros do Viva Bento decidiram auxiliar a instituição a realizar um Bingo Beneficente para arrecadar recursos que ajudarão nas reformas da entidade. O apoio financeiro será para pagar a locação do Salão Paroquial Santo Antônio, onde será realizado o bingo no dia 5 de novembro, a partir das 20 horas. O SEC-BG estará contribuindo com a doação de camisas autografadas do Grêmio, Inter, Esportivo e Veranópolis. O grupo também estará recolhendo brindes e prêmios para o evento.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Abraçaí e Lar do Ancião recebem recursos do Armazém das Pontas

Evento destinou valor da venda de ingressos para as instituições
O Armazém das Pontas já nasceu comprometido com seu papel social. Com a arrecadação de R$ 3.922,00 devido a venda dos ingressos a R$ 1,00, e o complemento de R$78,00 feito pela CDL/BG e pelo Sindilojas, o Lar do Ancião e a Abraçaí receberam R$ 2.000,00 cada. O bônus de R$ 1,00 foi reembolsado pelos expositores em forma de desconto direto oferecido pelo lojista no ato da compra.

Liderada pelo coordenador do Viva Bento, Plínio Mejolaro, a entrega contou com a presença de presidentes e representantes das entidades que integram o projeto. O Armazém das Pontas reuniu mais de 4 mil pessoas entre os dias 20 e 22 de agosto, no Salão Paroquial Santo Antônio. Depois de avaliar o evento, os organizadores já trabalham no planejamento da próxima edição.

O Armazém das Pontas é uma promoção do Viva Bento. A realização é do CIC/BG, CDL/BG, Sindilojas e SEC-BG com o apoio do Sebrae.

Bento sai na frente e se credencia como a primeira cidade gaúcha a receber público GLS

Novo mapa do turismo GLS do Brasil será redesenhado no final do ano com a inclusão de Bento Gonçalves como destino

A partir de amanhã, Bento Gonçalves passa a ser a única cidade do Rio Grande do Sul credenciada pela Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (ABRAT) a receber o público GLS. Com isso, o município passa a integrar o novo mapa do turismo GLS do Brasil que será redesenhado no final deste ano, integrando o Programa Amo Viajar. O resultado será a inclusão de Bento Gonçalves na oferta de pacotes turísticos para este público.

Pioneira no Rio Grande do Sul, Bento sai na frente e mostra que tem interesse neste nicho. A iniciativa é do Bento Convention Bureau, que foi buscar o diretor de Treinamento da Associação, Heitor Ferreira Filho, para treinar um grupo de 36 profissionais que atuam em 18 entidades e empresas do trade na cidade (8 hoteis e pousadas, uma vinícola, quatro entidades, três agências de turismo, um restaurante e a Setur), com um intensivo de 8 horas realizado ontem e hoje no Centro de Eventos do Dall’Onder Grande Hotel. Este treinamento é o que qualifica um município a ser destino turístico para o público GLS.

No Brasil, somente as grandes cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina estão credenciadas, além de Flaiburgo (SC). Heitor explica que o público GLS está a procura de destinos menos óbvios que ofereçam riqueza histórica e cultural. “A autenticidade e o enoturismo, aliados a gastronomia, fazem de Bento Gonçalves uma excelente opção”, destaca. Ele esclarece que a única coisa que faltava era a capacitação dos prestadores de serviços. “O próximo passo será lançar novas opções de pacotes turísticos e esperar que o público GLS venha para cá”.

A divulgação de Bento como destino é feita basicamente através da internet, especialmente pelo site da ABRAT, que identifica a cidade e relaciona as empresas que fizeram o treinamento. “Nos pacotes são indicados aqueles estabelecimentos que estão credenciados pela Associação”, enfatiza, destacando a importância da participação no treinamento. Caso haja procura, novos treinamentos poderão ser realizados de forma a ampliar a rede de atendimento qualificada para este público.

O treinamento
Todo treinamento é embasado na apresentação de vírus mentais que atrapalham a vida das pessoas, ampliando a distância entre os prestadores de serviços e o público GLS. Para dissecar o preconceito são utilizados como ferramenta didática anti-vírus comportamentais. Heitor explica que todas as discussões partem de dinâmicas de grupos e de situações do cotidiano vividas pelos próprios participantes do curso.

Exigente, crítico, delicado e com uma ampla rede de relacionamentos, o público GLS não admite erros. Além disso, gasta, em média, 30% a mais que heterossexuais em bens de consumo e viaja 4,6 vezes por ano. No Brasil, o mercado movimenta US$ 200 mi ao ano e continua crescendo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Soberanas da Fenavinho Brasil 2011 serão eleitas dia 23 de outubro


Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro

A corte que representará a Fenavinho Brasil 2011 será escolhida num sábado, dia 23 de outubro no Ginásio Municipal de Esportes. Empresas, entidades e distritos do município podem inscrever suas representantes até o dia 30 de setembro junto ao escritório do evento. A exemplo da edição anterior, o espetáculo de escolha vai se desenrolar em torno da fábula italiana A Árvore das Nozes de Ouro, com a inclusão de alguns elementos novos.

É o início da Fenavinho Brasil 2011. Sede e interior estarão mobilizados para a escolha que deverá integrar a comunidade em torno de sua maior festa. Resgatando o espírito vivido a partir de 1967, quando ocorreu a primeira Festa Nacional do Vinho, as soberanas da 15ª Fenavinho serão a expressão da evolução de um setor hoje reconhecido mundialmente.

As novas soberanas terão a missão de divulgar em todo o país o maior evento dos vinhos do Brasil. Mais do que isso, terão o compromisso de promover os vinhos brasileiros como representantes de uma cultura que é resultado de um aprendizado coletivo que envolveu corajosamente os imigrantes italianos e seus descendentes.

No dia 23 de outubro, a Imperatriz do Vinho 2009, Cláudia Alberici Pinto, e as princesas Bárbara Manfroi Chies e Aline Petroli, estarão se despedindo com a certeza do dever cumprido, levando na lembrança a emoção do sonho realizado.

Votação pela internet
Uma das inovações da escolha das soberanas desta edição é a votação pela internet. Depois de encerradas as inscrições, o perfil de cada candidata estará na página da Fenavinho Brasil, onde as pessoas poderão votar de acordo com sua preferência. As três mais votadas na internet receberão um ponto a ser somado aos votos dos jurados no dia da escolha. Os votos serão computados em tempo real e serão publicados para acompanhamento do público. A votação encerra no dia anterior ao do desfile – 22 de outubro.

Requisitos
Para concorrer ao título de Imperatriz do Vinho é necessário ser brasileira, ter 18 anos até a data do concurso, não estar participando de qualquer outro concurso similar, ser solteira, não ter filhos e não estar grávida, estar cursando no mínimo o Ensino Médio e residir em Bento Gonçalves há pelo menos dois anos.

As candidatas deverão assinar um Termo de Compromisso com a Festa Nacional do Vinho assumindo todas as atividades programadas, caso sejam eleitas. Também assinarão um Contrato de Cessão de Imagem para a divulgação da Fenavinho Brasil 2011.

As embaixatrizes – assim designadas todas as candidatas - serão avaliadas pela cultura, beleza, simpatia, desembaraço nas apresentações e na comunicação pessoal. Elas serão submetidas a entrevista individual e ao desfile, quando serão avaliadas pela expressividade estética.

Como se inscrever?
A coordenadora do evento, Maria da Glória De Gasperi Todeschini, esclarece que as informações em torno da escolha estão disponíveis no site www.fenavinhobrasil.com.br. Além do regulamento oficial, também é possível ter acesso ao Termo de Compromisso, ao Contrato de Cessão de Imagem e a própria ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3451.7500, pelo e-mail atendimento@fenavinhobrasil.com.br ou ainda diretamente no escritório da Fenavinho localizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481).

Foto; Gilmar Gomes
Legenda: Imperatriz do Vinho, Cláudia Alberici PInto, ladeada pelas princesas Aline Petroli e Bárbara Manfroi Chies

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fundação Casa das Artes premiará artistas de Bento no projeto “Muralismo – Arte ao alcance de todos”

A Fundação Casa das Artes lançou no último dia 3 de setembro, sexta-feira, o edital do projeto “Muralismo – Arte ao alcance de todos”. Com prazo para inscrições até 30 de setembro, a iniciativa premiará artistas bento-gonçalvenses selecionados para pintar um mural permanente junto ao Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, na rua Garibaldi, bairro são Francisco.
A temática proposta para as obras é livre. Cada artista terá à disposição um espaço de 2 x 4,8 metros para elaboração das pinturas, sobre um fundo branco que será aplicado ao muro. Os selecionados receberão o pagamento de R$ 850 pelo trabalho.
Para realizar a inscrição, é preciso entregar, na sede da Fundação, portfólio contendo currículo artístico e formação (não é necessário curso superior), além de endereço e contatos; proposta da criação artística, sendo um croqui impresso ou desenho livre, nas dimensões de 25 x 25 cm, em folha formato A3; e um release que descreva as etapas do processo criativo, que servirá como subsídio para análise da temática e para divulgação.

Junto a proposta, deverá ser entregue a lista de tintas a serem utilizadas, cabendo à Casa das Artes as despesas referentes ao material. Os artistas, entretanto, deverão usar seus próprios pincéis, bandejas, rolos e escada, além de qualquer outro equipamento que necessitem. Mais detalhes no próprio edital, que segue em anexo. A partir de quarta-feira, ele também estará disponível do site da Prefeitura (www.bentogoncalves.rs.gov.br), no link "Arquivos download".

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Treze candidatas concorrem ao título de Rainha da Festa Nacional da Vindima 2011


Escolha será no dia 1º de outubro no Parque da Vindima com show de Claus e Vanessa. Desfile temático promete ser um espetáculo a parte


As soberanas da XII Festa Nacional da Vindima – ‘Uma colheita de aromas e sabores’ serão eleitas no dia 1º de outubro, a partir das 21 horas, no Parque da Vindima Elói Kunz, em Flores da Cunha. Treze candidatas concorrem ao título de rainha e princesas da festa, que acontece de 18 de fevereiro a 13 de março de 2011. A rainha ganhará como prêmio um automóvel 0 km e as duas princesas uma viagem. O evento será marcado pelo show da dupla gaúcha Claus e Vanessa.

Mas a grande atração da noite será o desfile temático das candidatas. Elas exibirão trajes que remontam épocas a partir do tema “A vindimeira”. Num espetáculo de cores, beleza e cultura, as candidatas estarão enaltecendo a participação da mulher na colheita da uva.

As candidatas foram inscritas por empresas e entidades de diferentes setores da economia. Entre os quesitos para participar destaque para a necessidade de residir em Flores da Cunha e ter idade mínima de 18 anos. As vencedoras receberão o título das mãos das atuais soberanas da festa, Fabiane Veadrigo, Rainha da edição de 2007 e suas princesas Fernanda Longhi e Nicole Montanari.

Haverá premiação para a torcida mais organizada e a mais animada. Além dos troféus, elas receberão R$ 500,00 e vinhos para o brinde. O público que prestigiar o evento estará concorrendo ao sorteio de brindes.

Os ingressos estarão à venda a partir do dia 10 de setembro nas principais lojas da rede dos Postos Di Trento da Serra Gaúcha (Flores da Cunha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha). Ingressos antecipados custam R$ 10,00 e no local R$ 15,00. Também serão comercializadas mesas para 4 pessoas por R$ 60,00, que podem ser adquiridas junto a Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, com Fátima.

Depois de terem sido apresentadas ao prefeito Ernani Heberle na tarde da última sexta-feira (27), as candidatas receberam a agenda de compromissos até o dia da escolha, além de materiais de estudo sobre a história do evento, perfil socioeconômico do município, atrativos turísticos, entre outros. Nesse mês de intensa programação, elas participarão de cursos de degustação de vinhos, dicção e passarela e ainda farão um city tour pela cidade. Também terão o acompanhamento de uma psicóloga.

Claus e Vanessa
Para brindar o público presente, os organizadores da XII Festa Nacional da Vindima trazem a Flores da Cunha o show de Claus e Vanessa. Presença constante nas melhores festas, bares e pubs de Porto Alegre e do Litoral Gaúcho, a dupla interpreta sucessos consagrados como “Medo de amar”, “Amor se você for embora”, “A fonte secou”, esta uma composição de Serginho Moah, do Papas da Língua e a mais recente “Cai a chuva”.

CONHEÇA AS CANDIDATAS
Anelise Muraro – 19 anos - Cooperativa Vinícola Santo Antônio
Ariane Schiavenin – 18 anos - Associação dos Vinhos dos Altos Montes – Apromontes
Bárbara Calgaro Ignácio – 19 anos - Vinícola Giacomim
Camila Vanin Carraro – 22 anos - Contadi Assessoria Empresarial Ltda
Duana Nesello – 20 anos - CTG Galpão Serrano
Eliane Lanzarin – 23 anos - CDL Flores da Cunha/Grupo de Escoteiros Alberto Mattioni
Elisa Giani Toigo – 18 anos - Grêmio Esportivo Independente/Clube Recreativo Cruzeiro
Jéssica Gaio – 21 anos - Associação de Desenvolvimento Comunitário de Mato Perso
Luciana Dalsóglio – 22 anos - Restaurante Casa Nostra/Banana Pink
Mariana Bebber Bassanesi – 21 anos - Com. N. Sra. do Bom Conselho de Lagoa Bela
Marluci Manosso – 20 anos - Grêmio Esp. Otávio Rocha/Associação dos Amigos de Otávio Rocha
Neila Reginato – 22 anos - Comunidade N. Sra. Aparecida
Paula Scopel Curra – 20 anos - Associação Gaucha de Vinicultores – AGEVIN

Foto: Mônica Sosnoski
Em pé: Ariane Schiavenin, Luciana Dalsóglio, Neila Reginato, Mariana Bebber Bassanesi, Anelise Muraro, Bárvara Calgaro Ignácio, Marluci Manosso, Camila Vanin Carraro e Paula Scopel Curra. Sentadas: Elisa Giani Toigo, Duana Nesello, Jéssica Gaio e Eliane Lanzarin

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Flores da Cunha se prepara para sua maior festa



Em quatro finais de semana, Festa Nacional da Vindima chega a sua 12ª edição enaltecendo a colheita da uva, o turismo e a cultura da Serra Gaúcha

Quem aprecia a cultura italiana já pode se programar para visitar a XII Festa Nacional da Vindima – Uma colheita de aromas e sabores, que acontecerá em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, no período de 18 de fevereiro a 13 de março de 2011, sempre nas sextas, sábados e domingos. O evento, promovido pela Associação Comunitária Fenavindima e pela Prefeitura de Flores da Cunha, é uma celebração viva da história e da cultura italiana.

A presidente do evento, Cristiane Passarin, aposta na estruturação de comissões de trabalho para dar andamento às ações e, com isso, por em prática projetos inovadores. O objetivo é envolver toda comunidade em torno do evento, colocando na vitrine valores preservados pelos moradores e também a pujança econômica da região.

Uma ampla programação está sendo montada para atrair os visitantes nos quatro finais de semana do evento. Shows regionais e nacionais, exposição agro-industrial, desfiles de carros alegóricos, comida colonial e alta gastronomia, harmonizados com os excelentes vinhos da região formam o convite perfeito para quem procura cultura e entretenimento em um único local. Isso tudo sem contar que o período da vindima (colheita da uva) é um forte apelo enoturístico, proporcionando aos turistas visitas as vinícolas e passeios pelos roteiros embelezados pelos vales cobertos de parreirais carregados de uvas das mais diversas variedades. Um presente da natureza que só acontece nesta época do ano, esbanjando aromas e sabores.

Reconhecido como o maior produtor de vinhos do Brasil (no ano passado a produção chegou a 79 milhões de litros), o município também se destaca pela qualidade de seus móveis, sendo o segundo pólo moveleiro do Estado, e pela diversidade na agricultura. Com uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, Flores da Cunha reunirá no evento expositores que representam a indústria, o comércio e os serviços da cidade. Identificada com sua gente, a Festa Nacional da Vindima é a tradução de uma história contada ao longo dos tempos por gerações. A primeira edição do evento foi em 1967.

Identidade visual
A Festa Nacional da Vindima 2011 já tem sua cara. Analisando edições anteriores e discutindo juntamente com os organizadores e a própria comunidade, a Vitrine Propaganda e Marketing, de Flores da Cunha, desenvolveu o cartaz que percorrerá o Brasil divulgando o evento. A partir dele, novas peças promocionais serão desenvolvidas, sempre acompanhando o slogan ‘Uma colheita de aromas e sabores’.

O material apresenta as principais atrações do evento, despertando o interesse das pessoas em visitar Flores da Cunha. De acordo com a publicitária e designer, Taís Carpeggiani Gelain, levou-se em consideração elementos que estão diretamente ligados a história da localidade. “Nossa intenção é resgatar valores culturais e ao mesmo tempo mostrar a evolução do município na elaboração de vinhos finos”, explica.


XII FESTA NACIONAL DA VINDIMA
54 3292.1722 Ramal 217
fenavindima@fenavindima.com.br | www.fenavindima.com.br