Rejeitos de madeira, plásticos, pneus, latas de tinta, embalagens de agrotóxico, couro, utensílios domésticos, vidros, roupas, garrafas PET, brinquedos, lâmpadas fluorescentes, sofás, guarda-roupas, ferro, aço, resíduos industriais, entre outros materiais passíveis de auxiliar na proliferação do mosquito da dengue, serão recolhidos em Bento Gonçalves, no próximo dia 8 de maio (sábado), a partir das 7h30min, por, aproximadamente, 40 caminhões-caçamba, independente das condições do tempo. O lixo deve ser deixado na frente das propriedades entre as 7h30min e 8 horas. O que for colocado após o horário estabelecido será de responsabilidade do morador.
O mutirão de limpeza está sendo promovido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Saúde e Obras, com o apoio da Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN, em parceria com a União das Associações Comunitárias de Moradores de Bairros – UACB. A coleta abrangerá mais de 20 mil residências, de 42 bairros. Os materiais coletados serão triados por cinco associações de recicladores. O que não for aproveitado para reciclagem será encaminhado ao aterro do município de Minas do Leão.
O presidente da ABEPAN, Luiz Augusto Signor, ressalta que o mutirão evitará a proliferação do mosquito transmissor da dengue, tendo, também, uma função educativa. Acrescenta que, além disso, paralelo à coleta, será feita uma radiografia urbana da cidade, através de ação dos coordenadores de grupos, que estarão acompanhando os motoristas dos caminhões. “Eles foram treinados para anotar a ocorrência de irregularidades, como esgoto a céu aberto, depósitos irregulares de lixo, problemas de calçamento, entre outros”, explica Signor. Os apontamentos serão repassados às secretarias promotoras do mutirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário