A primeira edição do Jornal Integração da Serra circulou em 20 de junho de 2000, como Jornal de Pinto Bandeira e seu conteúdo era voltado ao então município de Pinto Bandeira e ao distrito de São Pedro. A periodicidade era mensal, item até hoje é mantido, e com tiragem de 2.000 exemplares. Buscamos a inovação desde o princípio, com a distribuição gratuita dos nossos exemplares em Pinto Bandeira, São Pedro e em alguns estabelecimentos de Bento Gonçalves, uma forma de circulação até então inédita na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. O veículo acompanhou, passo a passo, a luta de Pinto Bandeira para manter a emancipação de Bento Gonçalves e a volta da comunidade a condição de distrito. O projeto de emancipação de Pinto Bandeira não obteve êxito, mas nós seguimos o nosso trabalho com sucesso.
Diante da boa aceitação do Jornal de Pinto Bandeira junto aos pequenos produtores rurais de sua área de abrangência e da volta de Pinto Bandeira a condição de distrito, ampliamos a tiragem e mudamos a denominação do veículo, surgindo, então, em agosto de 2003, o Jornal Integração da Serra, com circulação no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves e nas comunidades de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Nova Roma do Sul.
No decorrer, aumentamos novamente a tiragem e ampliamos nossa circulação para os distritos de Faria Lemos, Tuiuty e comunidade de São Valentim. Ampliamos mais uma vez nossa tiragem para o acréscimo da circulação em Bento Gonçalves, num processo do entorno para o centro. Paralelo ao acréscimo de exemplares e de circulação fomos acrescentando diferenciais ao nosso veículo, como a do lançamento, ainda em 2006, do jornal online, algo que na época era outra inovação para o mercado local de jornais. Após, continuamos inovando através do Suplemento de Quadrinhos Tchê e Tchó, assinado pelo cartunista Ernani Cousandier, que integra a editoria do jornal desde a edição de abril/maio de 2008, e da Sobrecapa, com entrevistas de pessoas que fazem a diferença, a partir da edição outubro/novembro de 2008.
E nossa inovação não tem fim, hoje estamos trabalhando nossa apresentação gráfica, com a inclusão na equipe do designer e diagramador Robson Berlatto Oliveira, para acentuar nosso perfil editorial de jornal/revista. Nessa trajetória de quase dez anos, aprendemos que cada dia é um dia, que cada edição é como uma boa gestação, que nada é estanque, que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa da área de comunicação, que ensinar estagiários é bom, é sinônimo de renovação, de reaprendizado, que é ótimo quebrar paradigmas e que o jornalismo realmente é nossa praia. Também nessa trajetória, rimos, choramos, brigamos, fizemos as pazes, recebemos novos colegas, nos despedimos de antigos, enfim, vivemos e trabalhamos em plenitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário