sexta-feira, 30 de abril de 2010

Moradores de Bento Gonçalves e região consultados sobre a possibilidade de reativação do trem regional

Pesquisa, do projeto do Ministério dos Transportes, antecede consulta popular


Esta prevista uma pesquisa nos dias 07 e 08 de maio deste ano,com as populações de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul serão consultadas sobre a possibilidade de reativação do trem regional, que irá unir os cinco municípios, através do transporte ferroviário. As pesquisas de campo são as principais etapas dos estudos de viabilidade desse e de outro projeto piloto, do Ministério dos Transportes, desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O outro projeto é a ligação Londrina - Maringá, no Paraná.

De acordo com o coordenador executivo do projeto no Rio Grande do Sul, Paulo Thimóteo, a finalidade da pesquisa é identificar o potencial de público da ferrovia. Ele acrescenta que 150 pesquisadores atuarão entre as cinco cidades, durante dois dias. “Serão entrevistados usuários de ônibus e de veículos particulares para verificar o potencial de transferência dos meios de transportes e identificar os atributos necessários para que a mudança ocorra. Será perguntado as pessoas se elas usariam esse meio de transporte, quantas viagens seriam necessárias e que modelo de trem seria mais adequado”, explica Thimóteo. Diz ainda que a população será consultada nos horários e locais de maior movimento: das 6 às 9horas; das 11h30min às 14h30min e das 17h30min às 19h30min.

O prazo determinado pelo Ministério dos Transportes para conclusão do estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira, social e ambiental do projeto é 11 de julho desse ano. Após, acontecerão audiências públicas nesses municípios. “Na minha expectativa, em dois anos a região da serra gaúcha estará contando com um meio de transporte mais seguro, confortável, pontual e também menos poluente”, salienta Thimóteo.

A mesma expectativa é compartilhada pelo coordenador de projetos do laboratório de transportes da UFSC, Rodolfo Philippi, responsável pelo estudo técnico do trem regional gaúcho. Ele é engenheiro civil, com mestrado em engenharia de transportes e doutorado em andamento na mesma área. Esse não é o primeiro levantamento que realiza sobre a viabilidade de retomada do transporte ferroviário e também não é a primeira vez que ele acredita, mesmo antes de concluir as pesquisas, que é possível fazer o trem voltar à ferrovia. “O século XIX foi do transporte ferroviário, o século XX foi do transporte rodoviário e o XXI voltará a ser o século do transporte ferroviário. Acredito que esse seja um movimento inevitável”, conclui Philippi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário