sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bento é a primeira cidade do Brasil aprovada no “Cine Mais Cultura” em 2010


A Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, em uma iniciativa bem sucedida, fez com qua a cidade fosse a primeira do Brasil a ter a documentação aprovada no maior edital lançado pelo projeto “Cine Mais Cultura”, do governo federal, em 2010. A questão é, que com essa conquista, em pouco tempo teremos a implantação de oito pontos de exibição digital de filmes na cidade, através do repasse de equipamentos e vídeos pelo Ministério da Cultura que, apenas para esta ação, disponibilizará R$ 120 mil.

O secretário municipal de Cultura, Juliano Volpato, comemora a notícia, confirmada ontem pelo coordenador executivo do “Cine Mais Cultura”, Frederico Cardoso. “O que vemos hoje são salas de cinema fechando e muitas pessoas nunca tiveram acesso. Essa é uma forma de democratizar essas ações junto à comunidade. E, largando na frente, Bento é exemplo no país”, afirma. Segundo e-mail enviado por Cardoso, “Bento Gonçalves foi a primeira prefeitura do país a acertar tudo e antes da data limite”.

Os equipamentos poderão ser instalados em bairros ou no interior, inclusive em locais abertos, como praças e outros espaços comunitários. Para isso, entidades bento-gonçalvenses com finalidade cultural e interessadas em participar poderão se inscrever após o lançamento do edital – que deve acontecer no dia 1º de julho –, para concorrer a um dos kits.

O documento será apresentado de forma coletiva, já que no Rio Grande do Sul 90 municípios aderiram ao programa. Entretanto, a cerimônia pode acontecer em Bento Gonçalves, que, além de ser a primeira a ter a documentação aceita, ainda é um dos municípios gaúchos que mais receberá kits. “O Ministério estuda essa possibilidade e logo teremos uma resposta”, adianta a produtora cultural Dóris Couto, que acompanhou a tramitação do processo.

Em breve, também devem ser anunciadas as definições dos repasses federais para a instalação de cinco “Pontos de Cultura” no município. A ação, outra integrante do “Mais Cultura”, contemplará com repasses de R$ 180 mil, divididos em três anos, iniciativas culturais já em andamento na cidade, como forma de potencializar suas atividades.


Cada kit de cinema tem:
* Uma tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m),
* um projetor de vídeo
* um aparelho leitor de DVD,
* uma mesa de som de 4 canais,
* quatro caixas não amplificadas de potência de 250 watts,
* um amplificador com 1200 Wrms de potência,
* dois microfones sem fio de alcance de 150 metros,
* uma filmadora digital Mini-DV,
* acervo de filmes nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário