quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ABEPAN inaugura Alameda dos Beija Flores


“Floresta”, situada no bairro Borgo, abriga 52 mudas, de 13 espécies de árvores nativas, e já se encontra aberta para visitação.

O Dia da Árvore, 21 de setembro, foi a data escolhida pela Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN para inaugurar o mais novo bosque de responsabilidade da entidade, a Alameda dos Beija-Flores, localizado na rua Fiorelo Bertuol, bairro Borgo. A forte chuva da tarde de terça-feira não impediu que dezenas de pessoas participassem da solenidade, realizada junto ao Auto Posto São Paulo, em função do mau tempo.

A Alameda dos Beija-Flores surge para acrescentar no desenvolvimento da consciência ecológica ambiental, através das ações desenvolvidas pela comunidade escolar e pela comunidade em geral. Entre seus principais objetivos está também o de resgatar o gesto de plantar uma árvore. O presidente da ABEPAN, Luiz Augusto Signor, afirma que residir numa cidade arborizada é demonstração de povo culto e consciente. “Uma árvore, quando adulta, tem a capacidade de melhorar significativamente a qualidade de vida de toda população”, sinaliza.

O local está edificado com 52 mudas de plantas nativas de diversas espécies, tais como Guabiroba, Guabiju, Jabuticaba, Pitanga, Cereja, Araçá, Sete Capote, Uvaia, Ingá Feijão, Canela Doce, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Aroeira Vermelha. Cada árvore possui, fixado em seu tutor, uma placa que indica seu nome popular e científico, e sua altura média, quando adulta.

O plantio destas mudas, realizados por técnicos e gestores ambientais da ABEPAN, ocorreu ao longo de todo mês de setembro. A entidade é a responsável pela preservação e manutenção da “floresta”. A área de terra foi cedida pela Família Tesser à municipalidade.

Entre os argumentos para a implantação da “floresta” estão os benefícios proporcionados. “Além de amenizar o clima, proporcionam sombra no verão e purificam o ar; atuam de maneira eficaz, nas grandes cidades, principalmente em avenidas, como barreiras de ruídos; possibilitam a sobrevivência da avifauna, é alimento para animais nativos e ainda retira o gás carbônico da atmosfera”, acrescenta Signor. O espaço, também destinado a estudos e contemplação das espécies, futuramente estará aberta para as escolas utilizarem como centro de estudos.

O evento contou com a presença do prefeito municipal Roberto Lunelli, do presidente do Lions Clube Cidade do Vinho Alexandre Rigato, do diretor do Auto Posto São Paulo, Valério Fiorini, além de estudantes, professores e direções das Escolas Cecília Meireles, Landell de Moura, Alfredo Aveline, Ernesto Dorneles e Sagrado Coração de Jesus. Também participaram da ocasião os integrantes da Comissão Julgadora da III Gincana Ecológica de Integração de Bento Gonçalves, Imprensa e demais autoridades. Agradecimentos especiais a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMAM, a Secretaria Municipal de Obras e a família Tesser, através de Valter Tesser, pela cedência do terreno.

O prefeito enalteceu o trabalho da ABEPAN, destacou o espírito comunitário da Família Tesser, bem como disse que esta ação deverá servir de exemplo para que tantos outros “bosques” sejam criados na nossa cidade. Destacou, ainda, a importância da comunidade dos bairros unirem-se em torno das causas ambientais em nosso município. Ao final da solenidade, o Prefeito Municipal Roberto Lunelli e o Presidente da ABEPAN Luiz Augusto Signor simbolizaram o ato com o plantio de uma Pitangueira, que completou o “bosque”.

Projeto
A Alameda dos Beija Flores é de promoção e realização da Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN, com apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário