Desde ontem, dia 25 de agosto, até o dia 3 de setembro, músicos e bandas bento-gonçalvenses com composições próprias poderão se inscrever para apresentações durante a II Semana da Música de Bento Gonçalves. O evento, que será realizado de 24 a 30 de setembro pela Fundação Casa das Artes, já tem importantes nomes do cenário musical com presença confirmada: entre eles, está o tropicalista Tom Zé, que faz o show de encerramento da Semana, Lúcio Yanel e o Pixinga Trio – com Celso Pixinga, Giba Favery e Faísca.
Os requisitos para as inscrições estão no edital disponível no site da Prefeitura de Bento(www.bentogoncalves.rs.gov.br), no link “Arquivos download”.
Os shows dos grupos selecionados serão realizados ao ar livre, em um palco montado em frente à sede da Fundação. Partirá dos próprios artistas, no ato da inscrição, a proposta de cachê a ser pago.
Informações poderão ser obtidas na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, localizada na rua Herny Hugo Dreher 127, bairro Planalto, ou pelos telefones (54) 3454.5211 e (54) 3454.5253. Também estão disponíveis os e-mails casadasartescultural@gmail.com e fcacultural@gmail.com
O experimentalismo de Tom Zé
Confirmado para fechar as atividades da II Semana da Música, o baiano Tom Zé deve apresentar, no anfiteatro da Fundação Casa das Artes, dia 30 de setembro, o seu mais recente trabalho, lançado neste ano em CD e DVD e intitulado “O pirulito da ciência”. Os ingressos para o show serão vendidos ao preço único de R$ 20.
O músico, nascido em Irará, em 1936, começou a ter destaque ao integrar a Tropicália, no final da década de 1960. A partir daí, apostou no experimentalismo como fonte de criação. No final dos anos 1980, teve sua obra divulgada nos Estados Unidos, o que acaba também abrindo as portas no cenário europeu. Seu álbum “Com Defeito de Fabricação”, de 1998, foi eleito um dos dez melhores álbuns daquele ano pelo jornal The New York Times. Em 2006, é lançado o filme Fabricando Tom Zé, documentário de Décio Matos Jr. sobre a vida e obra do músico.
A guitarra pampeana de Lúcio Yanel
Lúcio Yanel, violonista argentino que vive no Rio Grande do Sul desde 1982, é outra figura que estará em Bento. Entre vinil e CDs, o músico possui sete discos gravados, e participações em mais de uma centena de álbuns e DVDs de outros artistas. Colaborou ainda como autor e intérprete nas trilhas musicais dos filmes “Neto Perde sua Alma” e “Lua de Outubro”. Yanel fará um workshop seguido de show.
O retorno de Celso Pixinga
O contrabaixista Celso Pixinga, agora acompanhado de Giba Favery na bateria e Faísca na guitarra, retorna a Bento Gonçalves durante a II Semana da Música. O músico já foi destaque no IB&T Bass Festival, festival de contrabaixo criado por ele e realizado em Bento no mês de julho. Os três ministrarão oficinas e depois farão uma apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário