segunda-feira, 25 de julho de 2011

ARTIGO: Aprendendo com os problemas

Na vida de qualquer pessoa existem quedas e problemas que muitas vezes nos levam a acreditar que somos azarados e que Deus não olha por nós, provendo somente para alguns o previlégio de não ter problemas na área financeira, profissional ou de saúde.

Como qualquer um também já me deparei pensando dessa maneira, pois olhar para o lado e acreditar que tudo o que acontece com o outro é melhor do que o que acontece conosco, é algo inerente ao ser humano.

Conforme a vida apresenta dificuldades e começamos a conviver com pessoas que tem problemas parecidos com os nossos, nos damos conta de que se olharmos para o lado com verdadeiros olhos, vamos descobrir que sempre vão existir pessoas em situação pior e que Deus realmente não nos abandonou.

Quando me deparei com a situação da deficiência de minha filha, foi uma fase bem complicada de minha vida, e perguntei: Porque comigo? O que eu fiz para merecer isso? Será que eu fui uma pessoa tão má que precisa ser castigada dessa forma? Acho que todo mundo se faz esse tipo de pergunta, quando se depara com uma situação como essa, pois tudo o que é desconhecido nos apavora. Cheguei a acreditar que estava sozinha e que a minha vida não seria mais a mesma, que teria que mudar o meu modo de agir em relação a muitas coisas e que estava fadada a viver na tristeza de ter que conviver com a deficiência dela.

Não demorou muito para que essa minha idéia fosse mudada. Comecei a repensar esses questionamentos e comecei a vê-los assim: Porque comigo? Porque foi comigo e não era para acontecer com mais ninguém. O que eu fiz para que isso acontecesse? Eu não fiz nada foi uma fatalidade. Como acredito muito em destino, sei que na vida nada não acontece por acaso. Creio que toda e qualquer situação nos leva a ter um aprendizado e que podemos crescer com elas no momento em que estas nos são apresentadas.

Hoje a minha vida é normal como a de qualquer pessoa e não me acho infeliz pelo fato de ter que conviver com essa deficiência, apenas sinto que eu tenho um pouco mais de dificuldades em relação a algumas situações do que uma pessoa que não convive com esse fato. Aprendo a cada dia, com as dificuldades, com as alegrias e me considero mais feliz e realizada do que outros que não tem uma situação parecida com a minha, pois aprendi não apenas conviver com a deficiência mas a aceitá-la em minha vida de forma que não faz diferença tê-la ou não.

Remodele essa forma de ver as deficiências e acredite que ela pode fazer parte de sua vida como algo normal, deixe ela entrar na sua rotina de uma forma que não lhe leve a crer que estamos marcados para a infelicidade. No momento em que aceitá-la de coração aberto, assim como os desafios que ela carrega consigo, ela será vista apenas com uma dificuldade e não como barreira para que consigamos alcançar todos os nossos objetivos de vida . Acredite nisso para que possa transmitir a verdade dessa sua maneira de encarar os problemas para pessoas que ainda possuem algum tipo de discriminação com as mais variadas deficiências e isso as leve a mudar os seus conceitos ou pelo menos repensá-los.

A melhor forma de encarar os problemas que surgem no nosso caminho é poder tirar proveito do que ele tem de bom para nos ensinar, pois tenha a certeza de aprendemos muito mais com as dificuldades do que com as facilidades e isso nos torna pessoas melhores e mais preparadas para os desafios apresentados ao longo de nossa caminhada.

Enfrente os seus problemas e aceite-os. Encare os desafios apresentados por eles com a certeza que eles não lhe trarão apenas tristezas, mas também uma bela carga de ensinamentos que nos tornarão a cada dia mais fortes e menos preocupados com o problema em si, que na maioria da vezes nem é tão grande como o vemos.

(Rosana Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário