segunda-feira, 11 de julho de 2011

Biblioteca Pública doa livros a centro de recuperação no interior de Bento

Comunidade Terapêutica Rural em Passo Velho recebeu mais de 200 exemplares

Numa ação da Biblioteca Pública Castro Alves, em parceria com a Secretaria da Saúde, mais uma biblioteca ganha vida em Bento Gonçalves. Desta vez, a contemplada foi a Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, que recebeu mais de 200 livros para sua biblioteca, recém instalada na unidade. Os exemplares foram doados pela Biblioteca Pública na no dia 29 de junho, e irá atender os pacientes internados na entidade. “Fizemos uma seleção com muito carinho, tem romance, contos, enciclopédias, revistas, enfim, livros para todos os gostos”, destaca Pedro Júnior da Fontoura, coordenador da Biblioteca Pública Castro Alves, que realizou a entrega pessoalmente. Conforme o coordenador da entidade Jaime Maciel Siqueira, a ideia é passar bem-estar para que os pacientes possam terminar o tratamento dos dependentes químicos, que dura nove meses.“Foi uma doação muito bem-vinda, os livros são muito importantes neste processo de reflexão durante o tratamento”, destacou ele.

Conforme Pedro Jr., a Biblioteca Pública consolida uma parceria importante com a Secretaria da Saúde através do projeto Balaio da Saúde, que possibilita o acesso aos livros a quem não pode visitar a biblioteca da cidade. Além das ações junto à saúde, o coordenador lembra que ao longo de dois anos foram criadas bibliotecas comunitárias a exemplo da do Vila Nova II, montada no CTG Presilha da Serra, e no Círculo Operário de Bento Gonçalves.


Recuperação com a ajuda dos livros

A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, inaugurada em março deste ano, atende hoje seis dependentes de álcool e drogas, sendo que a estrutura comporta até 32 vagas. Localizado na comunidade de Passo Velho, no distrito de Tuiuty, a estrutura que segue em expansão, conta com alojamentos, refeitório, recreação, auditório/igreja, tudo isso, num amplo terreno com uma bela vista para o Vale do Rio das Antas. A unidade é uma obra do governo municipal mantida com recursos da Secretaria da Saúde e conta com acompanhamento profissional de quatro monitores, apoio médico e psicológico.

Créditos fotos: Gustavo Bottega
Legenda: coordenador Jaime Maciel Siqueira e coordenador da biblioteca pública Pedro Júnior da Fontoura



FONTE: Depto de Comunicação
Secretaria da Cultura
Fundação Casa das Artes
Biblioteca Pública Castro Alves
Museu do Imigrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário