quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bento Gonçalves conquista três prêmios em projeto do Ministério do Turismo

Cidade se destacou em “Melhores Práticas dos Destinos Indutores do Turismo regional”, “Infraestrutura Geral” e “Economia Local”



Ao centro, secretária de Turismo Ivane Fávero, com um dos troféus que Bento conquistou
Crédito imagem: Raquel Scotton

A noite de terça-feira, dia 7 de dezembro de 2010, surpreendeu Bento Gonçalves. A Secretária de Turismo Ivane Fávero e a Técnóloga Raquel Fronza Scotton foram receber, em Brasília, o Prêmio de “Melhores Práticas dos Destinos Indutores do Turismo regional”, em projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo este ano. Mas, em vez de um troféu, como era esperado, Bento Gonçalves recebeu mais dois: “Infraestrutura Geral” e “Economia Local”. Os prêmios eram disputados pelos 65 Destinos Indutores Brasileiros. Quanto ao prêmio de “Economia Local”, Ivane destaca a importância da promoção de eventos na cidade. “Eventos como Bento em Vindima e Congresso Latino Americano de Enoturismo aumentam muito o turismo no local e, conseqüentemente, a economia do município”.
Ela acrescenta que a premiação é resultado do esforço da Secretaria de Turismo da cidade, junto ao trade turístico local. “Esta conquista é a consagração de todas as ações realizadas de forma integrada e planejada, integrando o poder público, o trade turístico, as entidades do setor e a comunidade. Dividimos estes três troféus com todos os que trabalharam em prol do desenvolvimento do turismo de Bento Gonçalves.”
Em todo o Rio Grande do Sul, além de Bento Gonçalves, o único município a conquistar um troféu foi Porto Alegre, que se destacou em “Melhores Práticas em Turismo Rural”. Este índice de competitividade entre os Destinos Indutores é medido desde 2008, pela Fundação Getúlio Vargas. Desde então, houve um crescimento geral de 3,9% nesses Destinos. Bento Gonçalves superou o índice nacional, atingindo 6,4%, passando de 59,3% para 65,7%. “Estamos muito satisfeitos com a conquista, mas o trabalho continua. Temos muito a fazer e queremos nos tornar ainda mais competitivos. Este instrumento serve como um diagnóstico, que baliza nosso planejamento e nossas ações”, enfatiza a secretária.
Quanto aos pontos a serem melhorados em Bento, de acordo com a pontuação obtida nas dimensões, que totalizavam 13, estão “Monitoramento” e “Aspectos Ambientais”. No último aspecto, o município conta com o Plano de Saneamento, que tem como concessionária a Corsan, e contempla a implantação do sistema de tratamento de esgoto e efluentes.
De acordo com o Prefeito Roberto Lunelli a Administração entende que o turismo é uma política que merece investimentos e movimenta a economia local, com geração de empregos e renda. Além disso, promove um ordenamento sócio-econômico e cultural, que reflete diretamente na qualidade de vida da população. “Parabéns a todos e a todas que constroem o turismo do município”, complementa Lunelli.

Secretaria de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário