quinta-feira, 31 de março de 2011

FIMMA Brasil 2011 gera U$ 403 milhões em negócios



O balanço oficial da FIMMA Brasil 2011 confirmou aquilo que as conversas informais já anunciavam pelos corredores do Parque de Eventos de Bento Gonçalves: a décima edição da feira foi um sucesso para a cadeia produtiva de madeira e móveis. A geração de negócios oportunizada durante os cinco dias do encontro chegou à casa dos U$ 403 milhões – bem acima da previsão inicial de alavancar U$ 309 milhões.

Diversos são os fatores para embasar o desempenho positivo que beneficiou os 675 expositores e mais de 43 mil visitantes que passaram pela feira – entre eles o momento de aquecimento pelo qual passa o mercado e a situação macro do Brasil em âmbito global, conforme explica o presidente da FIMMA Brasil 2011, Juarez José Piva. “As empresas identificaram um cenário favorável e aproveitaram a feira como oportunidade para investir no desenvolvimento de seus empreendimentos por meio da tecnologia e da inovação. Certamente essas indústrias colherão o resultado ganhando muito mais competitividade e ampliando as possibilidades de negócio junto ao setor”, diz.

Aliado a essa conjuntura, a FIMMA Brasil credita parte do êxito registrado à postura da feira em manter o foco exclusivamente na geração de negócios. “Toda a diretoria e equipe trabalham intensamente para que os cinco dias de encontro sejam aproveitados ao máximo pelo expositor. Nosso compromisso é oferece a melhor estrutura possível e condições necessárias para que ele se dedique justamente a fazer negócios. Essa garantia de retorno para o participante é o que diferencia a FIMMA Brasil”, afirma Piva.

A FIMMA é destaque pela segmentação e diversidade que consegue reunir em seus pavilhões: entre os expositores, são, em média, 33% de máquinas e similares; 23% de matérias primas; 21% de acessórios e ferragens; 14% de componentes e ferramentas; 09% de expositores de softwares, hardwares e eletrônicos, além de prestadores de serviço.

Projeto Comprador gera US$ 6.550 milhões em negócios
Iniciativas especiais promovidas pela FIMMA Brasil também contribuíram para o balanço favorável da edição de 2011 – entre elas o Projeto Comprador. As rodadas de negócios entre importadores e expositores brasileiros da feira movimentaram US$ 6.550 milhões. No total, foram 440 encontros envolvendo 24 importadores especialmente convidados pela FIMMA Brasil e pela APEX-Brasil - Agência de Promoção de Exportações e Investimentos. Os dez países participantes foram África do Sul, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, EUA, Guatemala, México e Peru.

Incentivo ao crédito
As empresas que aproveitaram a FIMMA Brasil 2011 para fomentar negócios encontraram uma facilidade extra para agilizar as transições: linhas de crédito e financiamento disponibilizadas por instituições bancárias. O Banco do Brasil ofereceu opções de financiamento especiais destinadas às transações internacionais. A facilidade, a linha de FINIMP Direto – financiamento à importação, sem impacto de IOF, foi direcionada aos clientes da instituição importadores de equipamentos a serem comercializados pelos expositores da FIMMA BRASIL 2011. A CaixaRS, a agência de fomento do Rio Grande do Sul, captações atingiu os R$ 176,7 milhões durante a feira. A cifra se refere a pedidos de financiamentos para a cadeia produtiva de madeira e móveis.

A CaixaRS oferece ao público da feira financiamentos de longo prazo para a compra de máquinas e equipamentos nacionais, com taxa de 6,5% a.a. para micro, pequenas e médias empresas, e 8,7% a.a. para grandes empresas, com prazo total de até 120 meses. De acordo com o Diretor de Operações Rogério Augusto de Wallau a feira bateu as previsões da agência.

Feedback que permite melhorias
Depois de encerrada a movimentação da FIMMA Brasil 2011 no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a diretoria se debruça sobre um desafio ainda maior: apontar caminhos para que a edição da feira em 2013 seja mais proveitosa e surpreendente. “Sabemos que os inúmeros retornos positivos registrados neste ano são fruto da continuidade de um trabalho que começou duas décadas atrás e vem se renovando a cada edição. Agora, nossa missão é colher os ensinamentos dessa feira para que a próxima seja ainda melhor”, sinaliza Piva. A FIMMA Brasil 2013 já tem data marcada: de 25 a 29 de março.

Fonte: Exata Comunicação

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