quinta-feira, 31 de março de 2011

‘O Mundo do Turismo e do Vinho’ em debate na Fenavinho

Feira reserva um dia para debater a relação do vinho com o turismo e a gastronomia

Na taça, no palco dos negócios ou dos espetáculos, o vinho é o centro das atenções na Fenavinho Brasil 2011. A qualidade do produto nacional e sua relação com o desenvolvimento do enoturismo e da enogastronomia será tema do workshop ‘O Mundo do Turismo e do Vinho’, que será realizado no dia 5 de maio, no Auditório Cabernet localizado no Pavilhão E do Parque de Bento Gonçalves de Bento Gonçalves.

A programação contempla a troca de informações e experiências em torno do tema, além do debate com diferentes profissionais nas áreas afins. A proposta traz mais uma oportunidade do público interessado discutir importantes segmentos do mercado vitivinícola.

Interessados em participar poderão se inscrever antecipadamente através do site www.fenavinhobrasil.com.br. Cada inscrito receberá pasta, bloco, caneta, certificado, acesso ao evento Fenavinho Brasil 2011, além de participação em um curso de degustação mediante preenchimento da ficha de interesse no ato da inscrição que acontece no Auditório Merlot, Pavilhão A, às 19h.

O workshop acontecerá das 14h às 17h30min. O valor da inscrição é de R$ 20,00 por pessoa. As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO
14h - Credenciamento

14h30min às 15h30min - Palestra sobre Enogastronomia
Tema: A Gastronomia e o Vinho
Mediador: Prof. MSC Juliana Dartora
Palestrantes: Chef Mauro Cingolani e sommelier Paulo Cesar de Souza

- Mauro Cingolani é italiano, Diretor Técnico da Escola de Gastronomia UCS-ICIF. Com experiência internacional, atuou como Chef em restaurantes italianos, em Nova Iorque e Londres. Formado pelo Instituto Hoteleiro G. Colombatto de Torino, na Itália, já ministrou aulas e eventos, pelo ICIF, nas Ilhas Maurício, em Bombain, na Índia, e no Brasil. É Chef consultor, realizando projetos e cardápios com várias entidades sociais, universidades e empreendimentos.

- Paulo Cesar de Souza é sommelier, instrutor de serviço de sala e de Enologia da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, possui ampla experiência em diversos hoteis e rstaurantes de renome nacional, onde atuou como garçom, maitre e gerente. Formado pelo ICIF de Costigliole d'Asti, na Itália.

15h30min às 16h – Intervalo para coffee break e convivência
16h às 17h30min - Painel sobre Enoturismo
Mediador: Prof. MSC Juliana Dartora
Painelistas: Joice Lavandoski, Hernanda Tonini e Vander Valduga

- Joice Lavandoski - Enoturismo em Portugal
Joice Lavandoski é Bacharel e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Professora de Turismo, Jornalista em enoturismo e Coordenadora Pedagógica de cursos profissionalizantes. Pesquisadora em projeto financiado pelo CNPQ sobre a gestão do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Como áreas de interesse e domínio estão as temáticas que envolvem o enoturismo e sua relação com a paisagem e o desenvolvimento regional.

- Hernanda Tonini – Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves
Hernanda Tonini possui graduação em Turismo - Gestão Hoteleira pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), MBA em gestão empresarial (FGV) e Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atuou no operacional e gestão na área de A&B e Hotelaria. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Restinga) e cursa doutorado em desenvolvimento rural na UFRGS. Paralelamente realiza uma pesquisa através do CNPQ, juntamente com Joice Lavandoski, sob coordenação da Dra. Margarita Barretto, buscando identificar e analisar o processo de turistificação no Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do país.
- Vander Valduga com Enoturismo na Região da Borgonha, França
Bacharel e Mestre em turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa. Possui curso de aperfeiçoamento na Università Di Pàdova, Italia, Università Degli Studi Di Verona, Italia e realizou estágio doutoral na Chaire Unesco Culture e Traditions Du Vin, na Université de Bourgogne, na França. Trabalha na área de turismo, com ênfase em território e região, processos de patrimonialização territorial e turismo, turismo cultural, enoturismo, planejamento turístico, regiões vinícolas e suas interfaces.

17h30min - Encerramento

SERVIÇO
O que? Workshop O Mundo do Turismo e do Vinho
Quando? 5 de maio (quinta-feira)
Onde? Pavilhão E - Auditório Cabernet
Horário: das 14h às 17h30min
Inscrições: R$ 20,00, com direito a pasta, bloco, caneta, certificado, acesso ao evento Fenavinho Brasil 2011, além de participação em um curso de degustação mediante preenchimento da ficha de interesse no ato da inscrição que acontece no Auditório Merlot, Pavilhão A, às 19h. As vagas são limitadas.

Fonte: ConceitoCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário