quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ARTIGO: Quem ele pensa que é?

Não é nada bom se ouvir isto. E “Ele nem sabe com quem está metendo!” é pior ainda. É realmente pegar pesado! Nada educativo, elegante ou ético, mas tão comum que muitos já nem dizem mais o tal do “foi mal!”.

Minha curiosidade é de que sempre tudo é dito a terceiros, o que parece dar aos autores, poder de decisão sobre o destino, futuro e vida dos outros. Mas dito a terceiros talvez porque não exista coragem suficiente para dizer pessoalmente, “Quem você pensa que é?” ou o “Você não sabe com quem está se metendo!”. Talvez ditas a terceiros elas soem com mais força de ameaça, com mais força de poder, e possam provocar um sinal vermelho em quem possa se meter em seu caminho.

Não sei, mas este dito a terceiros pode demonstrar também medo de um confronto mais direto, ou temor de ouvir da vítima quem ela é e ainda ser capaz de dizer saber muito bem com quem está se metendo.

Este sinal de prepotência vingativa de um pedestal tão inferior, pode se encontrar também em outra frase tão comum. “Você sabe com quem está falando?”. Esta me faz recordar uma cena hilária, em que um fazia a outro mais humilde esta pergunta, e ouviu... “Não senhor. Mas muito prazer. Meu nome é Sebastião, Tião para os amigos.” A mão foi estendida, mas não reconhecida e assim, o Tião até hoje não sabe com quem estava falando, até porque também não perguntou para ninguém quem poderia ser.

Cabe, entretanto agora perguntarmos, quem pensamos ser e se sabemos mesmo quem somos nós? E sabemos realmente com quem estamos nos metendo na nossa verdade pessoal? Como podemos perguntar aos outros quem pensam ser, se não soubermos como nós somos? E quanto ao não sabe com quem está se metendo, não seria melhor que nós apresentássemos primeiro ao nosso eu? Se nós não sabemos nada disto, como poderemos esperar que os outros imaginem com quem estão se metendo?

Só uma coisa é certa. Vamos deixar muitos Tiãos com as mãos estendidas pela vida. O que será uma pena, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário