quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ARTIGO: Quem não aceita o futuro rejeita o homem e suas idéias

Algumas invenções se tornaram imenso sucesso, mas o que poucos sabem é que, a princípio, foram rejeitadas.
O rádio não teve total acolhida, as pessoas não aceitavam a idéia de que músicas e vozes fossem dirigidas aos seus lares. Com isso, alguns anos se passaram, antes que a invenção se tornasse real.
Com o sucesso deste, que uma vez aceito foi imenso, quem sofreu rejeição foi o televisor. As pessoas diziam: - Quer quiser ver imagens sairá às ruas, não tem sentido recebê-las dentro de casa!
Restou alguma dúvida sobre o seu sucesso?
Você acha que os carros não sofreram rejeição? Claro que sim, foram considerados uma moda passageira!
Ah, a lista é longa! O jeans, o rock and roll, os Beatles…
Roberto e Erasmo já eram questionados quando chegou às paradas “Quero que tudo mais vá para o inferno”. Os jovens entraram logo na onda, mas as gerações mais velhas, dos pais aos avós, “desceram a lenha”!
Os softwares de gestão? Quem viu, pode falar sobre as desconfianças. Há pouco tempo me dizia um empresário: - Que saudade do tempo que eu assinava as duplicatas antes de enviá-las ao banco. Naquela época sim eu tinha controle!
Mostre-lhe milhares de relatórios impressos e na tela, não o convencerá, e ainda lhe dirá: - Não consigo “sentir” o faturamento.
A integração com os bancos, envio e recebimento das duplicatas, foi bastante questionada, mas, como todo avanço, quebrou as resistências, principalmente por permitir a redução de custos.
Os celulares foram recebidos com aplausos? De forma nenhuma, ainda que pessoas arrastassem pela casa longos fios de seus telefones.
E que tal Bill Gates, um homem muito adiante de seu tempo, deu saltos quando conheceu a internet? Que nada, também não colocou “suas fichas” lá no primeiro momento.
Quer aceitem alguns ou não, existem empresas e segmentos industriais que ainda são administrados como se estivéssemos no início do século vinte.
Neste mundo controverso, em que a evolução derruba todas as barreiras rapidamente, nos tornamos incoerentes. O homem tinha um carinho especial pelos jovens aprendizes, formando-os em profissões, encaminhando-os para que pudessem se tornar cidadãos honestos e respeitáveis, proporcionado estágios, mas hoje os queremos prontos.
Diz o anúncio: Temos vagas para estagiários com experiência.
Estagiários com experiência?
Pronto, aqui estou eu rejeitando o homem e suas idéias. Mas, como ter amigos é uma benção, fui logo socorrido. Quando me falaram de Ícaro, pensei que fosse aquele das asas, o ser mitológico, mas depois de levar uma bronca pela falta de atualização, passei a acompanhar a novela.
Será que no futuro seremos todos clones da Naomi, não precisaremos de treinamento, apenas atualização dos softwares?
Bom, enquanto isso mantenho meu networking nas redes sociais para não perder nenhum detalhe da evolução, e aprendo sobre ipad e ipod, pois se pede , pode, mas se não pode, não pede, com diz um amigo, sem muita paixão pelas inovações.
O futuro virá, queiramos ou não. Sempre haverá uma mente brilhante e inconformada, criando novos artifícios para nos facilitar a vida e consumir nosso tempo.
Não importam quais sejam as criações, quem não aceita o futuro sempre rejeitará o homem e suas idéias!


Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário