quinta-feira, 30 de junho de 2011

CIDADANIA NA CAPA DO GTL – GUIA DE NEGÓCIOS

Concurso entre escolas de Bento Gonçalves incentiva e instiga os estudantes à ‘fazer a diferença’

A valorização do potencial artístico dos estudantes e o desejo de enaltecer os valores da comunidade motivaram a Editora GTL Guias Telefônicos para o lançamento do concurso para a capa do Guia GTL.
O concurso, que tem como tema “Bento Gonçalves – Eu faço a diferença”, é voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, abrangendo o ensino regular das redes pública e privada do município.
O tema do concurso tem como objetivo despertar nos estudantes a ideia de que suas ações mesmo que simples e singelas podem fazer a diferença. O tema quer provocar reflexão e promover a conscientização de que cada cidadão pode ser um multiplicador de ações e exemplos positivos e podem contribuir para a qualidade de vida da cidade.
“Estimulados pelo concurso, tem-se a expectativa de que os estudantes articulem idéias pensando em possibilidades e alternativas para exercer a cidadania, e passem a olhar o município procurando identificar seus valores, sua cultura e hábitos”, diz Marceli Golin, diretora do Guia Gtl. “Vemos no tema do concurso uma oportunidade para que cada estudante possa reconhecer seu papel e importância para a construção da qualidade de vida de Bento Gonçalves”, complementa Cláudio Teixeira, também diretor da empresa.
Essa ‘diferença’ deverá ser demonstrada por meio de desenhos, que poderão ser feitos com técnica livre, sendo restrito apenas o uso de colagens. Os desenhos deverão ser feitos à mão livre e entregues em folha tamanho A4, com o uso de lápis preto, tinta, lápis de cor, giz de cera e/ou canetinha.
Serão considerados como critérios para a escolha do desenho da capa a coerência com o tema proposto, originalidade, criatividade e estética.
A primeira etapa de seleção ficará a critério da escola, que encaminhará no máximo dois trabalhos para a Secretaria Municipal de Educação até o dia 30 de setembro de 2011, com posterior julgamento dos trabalhos por uma Comissão Julgadora.
Os vinte melhores trabalhos da etapa final serão publicados no GTL - Guia de Negócios 2012. A divulgação do ganhador será realizada no mês de outubro de 2011, que receberá, juntamente com o professor orientador, um prêmio.
O concurso é uma promoção da Editora GTL Guias Telefônico em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves e apoio da 16ª Coordenadoria Regional de Educação de Bento Gonçalves.

Prefeitura inicia revitalização da Via del Vino


A retomada do projeto para a revitalização e qualificação do centro de Bento Gonçalves foi uma das primeiras ações do Governo Lunelli ao criar um grupo específico de trabalho para discutir e desenvolver a área central e prever o futuro da mobilidade urbana do Município tendo como base projeto desenvolvido pela arquiteta Magda Cobalchini.

A partir daí, contou com a participação da arquiteta Angela Petroli que elaborou o projeto técnico final. Magda comenta que o mesmo surgiu da necessidade de criar nova vitalidade a área central da cidade, considerada berço da imigração italiana, ponto de encontro dos imigrantes através da religiosidade e das primeiras trocas comerciais entre tropeiros e a população bento-gonçalvense. "Fruto de acelerada urbanização exercida pela atratividade existente na área central o local necessita desta nova vitalidade para garantir avançado grau de eficiência na mobilidade de pedestres, sistema viário, infraestrutura, circulação de ônibus coletivo e na valorização do patrimônio histórico e cultural existente no coração da cidade" explicou, acrescentando que o conjunto dos projetos priorizará a circulação de pedestres com o alargamento das calçadas, novo mobiliário urbano adequado a padrões atuais e priorização do transporte coletivo para acessibilidade de pessoas ao centro.

A primeira etapa iniciada nesta semana com investimentos da ordem de R$ 2,06 milhões corresponde ao trecho da Via del Vino entre a Saldanha Marinho e a Júlio de Castilhos e trechos da Cândido Costa e Marechal Floriano. A área é caracterizada por calçadas estreitas e um grande número de mobiliário urbano (lixeiras, telefones públicos, parquímetros, postes de iluminação, placas, cestos e outros elementos) que dificultam a mobilidade e a circulação de pessoas principalmente para portadores de necessidades especiais de locomoção.

A previsão é de que as obras durem em torno de oito meses e será feita uma completa remodelação na paisagem urbana do Centro. Serão substituídas calçadas, rampas de acessibilidade, novo desenho de lajotas, substituição de uma por duas fontes, área para eventos defronte a prefeitura, remodelação das casas dedicadas ao turismo receptivo, alem da retirada e substituição da rede elétrica de baixa tensão por redes subterrâneas dando um novo visual a área central do Município. Por questões de natureza técnica, a rede de alta tensão será aérea, porém compacta (também chamada de rede ecológica).

Magda Cobalchini explica que o novo projeto abrange todo o quadrilátero central envolvendo ações da qualidade de vida. “Pela dimensão do projeto, e seu envolvimento na vida diária de inúmeros pedestres, veículos e serviços esta intervenção executada de uma só vez, provocaria alto impacto na vida das pessoas e na atividade econômica da área central e por isso, desaconselhável. Assim o projeto total está dividido em cinco etapas” justifica. A etapa que se inicia agora está composta por intervenções nas ruas Marechal Deodoro (Via del Vino), inicio da rua General Gomes Carneiro até confluência com a rua Barão do Rio Branco, e trechos das ruas Cândido Costa, Marechal Floriano e Júlio de Castilhos.

Redes subterrâneas

Para definição do projeto de redes subterrâneas de infovias (energia elétrica, comunicações, internet, net, etc) realizaram-se pesquisas, e visitas em locais com infraestrutura semelhante, para selecionar alternativas que fossem técnica e economicamente viáveis. “Devido ao alto custo destas obras, definimos um modelo de rede onde tudo será subterrâneo exceto a rede elétrica de média tensão que será implantada no passeio oposto à Via Del Vino em rede compacta (ecológica)” comenta a arquiteta.

A definição deste modelo produz uma economia em cerca de 80% no custo da manutenção e a implementação é em torno de 10 vezes menor se comparado com o custo total de uma rede subterrânea sem denegrir a proposta de requalificação urbana alcançando uma limpeza visual do local.

Grupo de trabalho

Para validação e aprimoramento do projeto, o Executivo Municipal formou no início de 2009 um grupo de estudo e análise denominado “Grupo de Trabalho – Revitalização do Quadrilátero Central” sob a coordenação do atual Secretario de Mobilidade Urbana, Heber Moacir dos Santos. Reuniões com entidades, como os membros do grupo Viva Bento, CDL, Sindilojas e Trade Turístico e outros, tiveram ampla participação até a definição total do projeto que se iniciou por ocasião da elaboração do Novo Plano Diretor em 2006. “Uma das reivindicações da população era a revisão urbanística desta área central com intervenções necessárias para tornar a acessibilidade mais organizada e capaz de se comportar atratora de roteiro turístico e de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade” finaliza o secretário.


--
FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

A nova música brasileira


Casa das Artes traz compositor e violonista Felipe Azevedo com o espetáculo ‘Tamburilando Canções’

A Casas das Artes, em parceria com a Fundação Ecarta (Porto Alegre) traz a Bento Gonçalves neste sábado, dia 2 de julho, o violonista Felipe Azevedo, com o espetáculo do seu mais recente álbum autoral ‘Tamburilando Canções’ (2011), onde o músico irá mostrar suas composições, além de fazer um passeio pelos clássicos da música instrumental brasileira, especialmente o choro, com releituras de Egberto Gismonti, Pixinguinha, Guinga e João Pernambuco. O público irá apreciar arranjos elaborados do violão de Azevedo com o apoio da flauta transversal de Ayres Potthoff e do contrabaixo de Aninha Freire. A apresentação será na Sala de Cinema da Casa das Artes, às 20h. A entrada é um quilo de alimento não-perecível, que será doado para uma instituição de caridade.

Sobre Felipe Azevedo

O compositor, violonista, cantor e educador musical Felipe Azevedo vem acumulando credenciais em sua trajetória artística. Seu trabalho autoral e performance musical têm recebido reconhecimento de grandes nomes da música brasileira dentre os quais Guinga - com quem já dividiu palco algumas vezes, Luiz Tatit e Hermeto Paschoal, e outros. Residindo atualmente em Porto Alegre, o compositor já recebeu cinco Prêmios Açorianos ( menção especial - Balaio de Cordas 1999; Melhor Compositor MPB 2001; Melhor Trilha composta para espetáculo de Dança 2002, Melhor Instrumentista MPB 2005 e Melhor Trilha composta para espetáculo de Dança 2007), além de premiações em vários festivais de música do estado e país. Também trabalha na criação de trilhas de espetáculos de dança, programa de TV e cinema. Cursou música pela UFRGS - Violão (Universidade Federal do RS – formação incompleta) e Licenciou-se em Música (IPA- Centro Universitário Metodista do Sul).

Seu primeiro CD Cimbalê, lançado em 1998, além de inseri-lo no cenário musical brasileiro lhe proporcionou um saudável contato com artistas, espaços culturais, instituições brasileiras e internacionais. A partir do seu segundo CD, Identidades - 2002 (em parceria com o acordeonista suíço Olivier Forel) o violonista, além de divulgar seu trabalho na Europa durante dois meses em turnê, também transitou em várias Universidades e Centros de Cultura, somando um total de 80 concertos deste álbum. Seu terceiro CD Percussivé ou A Prece do Louva-a-deus, lançado em outubro de 2007, foi selecionado pelo Prêmio Petrobrás Edição 2004 - 2005, e em 2007 teve primeira tiragem de duas mil cópias. Contemplado pela Fundação Nacional das Artes – Funarte (RJ) com a Bolsa de Estímulo à Criação Artística, o compositor lança neste ano o CD autoral intitulado Tamburilando Canções – Violão com Voz.


Serviço:
Show: Tamburilando Canções, com Felipe Azevedo trio
Quando: 2 de julho (sábado), às 20h
Onde: Sala de Cinema da Casa das Artes
Ingressos: 1kg de alimento não-perecível
Informações: (54) 3454.5211
Classificação: livre



Crédito foto: Divulgação, Ecarta

FONTE: Depto de Comunicação Casa das Artes

terça-feira, 28 de junho de 2011

AVISO: Fechamento TOTAL das pistas do Acesso Sul de Bento Gonçalves



A partir da próxima quinta-feira, dia 30 de junho, até o dia 3 de julho de 2011, domingo, serão fechadas as duas pistas do Acesso Sul da cidade, onde está o monumento da Pipa pórtico. Durante quatro dias, será feita a etapa de lavagem do pórtico, utilizando Hipoclorito, produto corrosivo, inviabilizando o trânsito durante o serviço. Também serão feitos nos primeiros dois dias a instalação elétrica que corre abaixo da pista. O horário de fechamento das pistas ocorrerá das 8 horas até às 17h15min. Caso o tempo não permita o trabalho nos quatro dias corridos, o serviço será feito nos dias posteriores a estes, com a melhora do tempo.
A ordem de início de obras, pela Caixa Federal, foi dada na última segunda-feira. A alteração no cronograma se dá devido ao fluxo maior de turistas a partir de julho, e a etapa de lavagem é a que demora mais tempo.

Com vistas a minimizar os transtornos, sugerimos, nestes dias, a utilização de vias de acesso alternativas, conforme mapa indicativo abaixo:

*Caminhões pesados e Carretas com peso acima de 8 toneladas
Os caminhões e carretas que vem da capital e de municípios ao Sul da cidade, poderão acessar Bento Gonçalves pelo acesso via bairro Tamandaré, através do trevo que liga com a RSC 453 a qual segue em direção à Farroupilha e Caixas do Sul. Outra alternativa é acessar a cidade através do Acesso Norte, que da ingresso ao Bairro São Roque.

*Caminhões Leves e Ônibus
Os caminhões, ônibus de linhas regulares e ônibus de turismo poderão acessar a cidade através da Rua Antônio Michelon, que fica à aproximadamente 2Km do Acesso principal ou pelo Acesso Norte, que da ingresso ao Bairro São Roque. Ainda há a possibilidade de fazer um retorno em frente ao Posto Belluno para voltar à primeira alternativa apresentada.

*Carros, Motos, Vans e Outros
Os carros, motos, vans e outros veículos de menor porte poderão acessar a cidade através da Rua Antônio Michelon, citada anteriormente, Rua Itaqui, logo depois de passar pelo Acesso Principal, pela Rua Luis Tomedi, que desemboca na Av. Osvaldo Aranha e pelo Acesso Norte da cidade.

Projeto de Revitalização do Acesso Sul e Pipa-pórtico, contempla as seguintes etapas:
-Lavagem e selagem da Pipa-pórtico, monumento e cartão- postal da cidade;
-Iluminação e elétrica nova para a Pipa-pórtico;
-Reconstrução das calçadas no trecho que passa embaixo da Pipa-pórtico;
-Confecção e instalação de duas estruturas definitivas para outdoor no Acesso Sul;
-Asfaltamento da pista de Acesso da Pipa-pórtico até a esquina da Rua Silva Paes com Rua 10 de Novembro.

O projeto, gerenciado pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), foi aprovado pelo Ministério do Turismo e Caixa Federal, e terá recursos federais envolvidos. Tem como objetivo a melhoria e embelezamento do Acesso Sul da cidade, e de um dos pontos turísticos mais exaltados e admirados, a Pipa-pórtico.

Secretaria de Turismo
54 3055-7130

Para cometer um grande erro é necessário determinação

Errar é humano. Desculpem a nossa falha!
Hoje, tudo é na base do sistema, não é?
Ok, então desculpem a falha do nosso sistema. Pronto, lá se foi o fator humano...
Em todas as áreas, a informação e o conhecimento estão disseminados, portanto está bem mais fácil encontrar apoio e suporte para desenvolver os trabalhos minimizando os erros.
Grandes projetos, no mundo todo, são preparados em verdadeiras “Torres de Babel”, pois cada pedacinho pode ter uma nacionalidade. Fantástico isso, não?
O arquiteto, o engenheiro, o projetista, o calculista, a idéia, o conceito, os equipamentos, os materiais, os fluídos, o aquário, os peixes, as cortinas, as receitas, e tantas outras coisas, podem vir de todas as partes do mundo!
O cassino é uma cópia pequena de Veneza, a ilha é artificial, o prédio é natural e escavado nas rochas da montanha na velha Europa, mas os tapetes são Persas, o quarto no Japão é de gelo, descorado com peças chinesas por um artista italiano, e, nessa ebulição, somam-se os conhecimentos e as competências.
Muitos dos nossos erros seriam evitáveis com adição de competências, por que erramos, então?
Por que somos humanos e errar é humano!
Isso por si só explica, mas não justifica!
A máquina, assim que acende uma luz, avisa o operador. Persistindo o defeito, depois de quinze minutos soa o alarme na sala de manutenção. Meia hora depois um efeito sonoro avisa o supervisor, se não resolvida a questão o gerente será acionado na hora seguinte, o diretor na próxima meia hora.
A falha humana começa a ser corrigida ou pelo menos as providências encaminhadas.
As peças produzidas precisam ser revisadas a cada quinze minutos, para isso o operador, uma vez que tenha realizado o trabalho, aperta um botão e cancela o alarme daquele período, caso contrário será lembrado pelo alarme sonoro.
Quando o fato se repetir pela terceira vez, seu supervisor receberá um aviso que no local há uma falha.
Para isso, lá estão o sonar, o radar, o sensor de ré, a luz de freio, o pisca-pisca, o pisca-alerta, o apito da fábrica, o sino da igreja, a agenda eletrônica, o GPS, o assobio da chaleira, as cancelas, os auxiliares e os curiosos!
O curioso é irritante, mas tem uma impressionante capacidade de avisar do perigo. Sua função é criticar, mas não peça opinião, pois dessa forma você colocará um fim no papel que executa.
O curioso não tem compromisso, apenas ansiedade. Há um trabalho interessante e preventivo que pode ser feito com o curioso.
Defendo que projeto bom é aquele que, depois de muita crítica e apanhar muito, para em pé.
Para esse teste de resistência basta chamar o curioso, e sem revelar os objetivos incentivá-lo a criticar e derrubar o projeto.
Para não intimidá-lo, chamamos vários, e quanto mais conhecimentos técnicos tiverem do assunto melhor.
Este é um exercício que permite descobertas surpreendentes, e uma delas é que se não conseguirem derrubar o projeto se voltarão a derrubar os argumentos do colega curioso.
É verdade que submeter um projeto nosso à crítica pode ser doloroso, mas é bem mais barato e menos arriscado que ver tudo desabar ou naufragar.
Pequenos erros nem sempre são visíveis, mas os grandes normalmente são. Observe que, com crítica, para cometer um grande erro é necessário determinação.
Depois do desastre não adianta ficar incomodado com o fato de que um curioso sempre o lembrará que havia feito recomendações e você não deu atenção.
Estamos conversados?
Depois não diga que não avisei!




Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial

COLUNA: Vencer! Ou...

Vencer!

Este parece ser sempre o mais devotado dos votos do ser humano, ao mesmo tempo em que para alguns, a devoção pela vitória não merece cálculo de riscos e muito menos respeito pelos meios para chegar ao fim.

Está estabelecido como dogma no seio da sociedade de que ser o vice, ou segundo colocado, não é nada, simplesmente porque não chegou lá, não venceu. Mas eu deixo a pergunta: “Como não chegou lá?” Será que para que disputasse o titulo máximo ou o primeiro lugar, não foi preciso primeiro vencer muitos tantos quantos o vencedor final? È... Mas perdeu a final! É vice! Não é nada!

Nem mesmo os vencedores são poupados do olhar cético e invejoso dos que ficaram no caminho. “Ganhou aqui, quero ver pegar os mais fortes!” E quem sequer conseguiu derrotar este que ganhou aqui, como seria com os mais fortes?

Vencer! Ou... Vencer! Não se dá medalha de ouro para o vice, a dele é de prata! Então gostaria de saber de que é feita a medalha dos que ficaram pelo caminho. De lata? E daqueles que sequer tiveram a coragem de competir por se julgarem fracos e incapazes? Estes na certa devem ter em suas vitórias as medalhas sem metal porque senão não buscariam tanto o brilho dos outros.

Vencer! Ou... Vencer!

Nada shakespeariano, mas simplesmente, mundano. De um mundo sempre em dúvidas e dívidas consigo mesmo, longe do vice que não quer, já que a vitória não tem coragem para tentar.

Vencer! Ou... Perder!

Pode-se até perder, porque afinal de contas são poucos os que chegam à condição de lutar, para vencer.

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante

As ‘Cidades Imaginárias’ de Martha

Casa das Artes recebe exposição da artista uruguaia Martha Planke

A Casa das Artes de Bento Gonçalves recebe, a partir do dia 1º de julho, a exposição 'Cidades Imaginárias', da artista uruguaia Martha Rodrígues Planke. Serão 67 obras em técnicas de colagem de papel sobre papelão, resgatando o Cubismo, em telas ricas em cores e detalhes. As obras têm referências fortes do livro 'As Cidades Invisíveis', de Ítalo Calvino, que descreve suas próprias visões e sonhos em forma de cidades. Dessa forma, a artista buscou a inspiração para expressar suas emoções e impressões sobre as suas cidades imaginárias, numa harmonia cromática usando apenas papel de revistas. As obras vêm sendo produzidas desde 2006, quando a artista estabeleceu-se em Porto Alegre. Natural de Salto, Uruguai, Martha é formada pela Escola de Belas Artes de Montevidéu e já teve seus trabalhos apresentados no Brasil e exterior, com destaque pela passagem por Moscou, na Rússia. "Sem dúvida, é o tipo de exposição que merece ser vista e apreciada com detalhe e sensibilidade", destaca a artista plástica e amiga Jaqueline Nolêto. A mostra, que acontece nos espaços do Salão Nobre de Exposições e Galeria de Arte da Casa das Artes, vai até o dia 17 de julho. A visitação é gratuita.


Serviço:

O que: Exposição 'Cidades Imaginárias', de Martha Planke
Onde: Salão Nobre de Exposições e Galeria de Arte da Casa das Artes (Bento Gonçalves)
Visitação: 1º a 17 de julho de 2011
Horários: Segunda a sexta, das 8h15min às 11h30min e das 13h45min às 21h. No sábado, das 8h30min às 11h30min.
Entrada: gratuita

Fotos: reprodução, Martha Planke

FONTE:Dpto Casa das Artes

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ministério dos Esportes se rende ao Projeto Bento Vital e garante recursos para obras

Na noite de sexta-feira (24) a Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer, promoveu o lançamento do Projeto Bento Vital. O evento aconteceu na Fundação Casa das Artes, com a presença do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, do Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete do Ministro dos Esportes, João Luiz dos Santos Santos e do ex-jogador de vôlei Paulo André Jukoski - o Paulão.

(Autoridades: Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete do Ministro dos Esportes, João Luiz dos Santos Santos, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, Prefeito Roberto Lunelli, Secretário da Juventude Esporte e Lazer, José Antônio Gava, Vereadora Neilene Lunelli Cristótoli e o ex-jogador de Vôlei Paulão)

O Prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli e o Secretário da Juventude Esporte e Lazer, José Antônio Gava recepcionaram os atletas e representantes das mais diversas categorias esportivas que lotaram a Casa das Artes para conhecer o complexo de alto rendimento que será instalado em Bento Gonçalves. O projeto esportivo visa a construção de um espaço físico, denominado Centro de Treinamento de Alto Rendimento, com uma estrutura para que a Seleção Brasileira possa vir a utilizar e que de amplas condições para a formação de atletas olímpicos a fim de representarem o pais em competições nacionais e internacionais, focado nos jogos olímpicos, especialmente os de 2016, aonde o Brasil será o pais sede. O centro de treinamento será focado no voleibol.

A estrutura será composta de um ginásio com capacidade para 2.500 pessoas, e comportará uma quadra poliesportiva que abrigara as modalidades de futsal, handebol, basquete, voleibol. Terá como escopo o aumento de rendimento esportivo e a formação de novos talentos. O complexo poliesportivo terá área construída de 7.363,84m².

Roberto Lunelli falou sobre a parceria com o Ministério e agradeceu o atendimento especial que o município tem recebido do Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete. “É um compromisso nosso para que todas as idades tenham acesso ao esporte. O esporte é a melhor ocupação e é uma aprendizagem que se leva para toda a vida. O que estamos fazendo é política pública, de geração de renda e de inclusão social. Vamos deixar a cidade planejada e alinhada para o futuro. A comunidade é que está decidindo o seu futuro”.

Apoio garantido

O Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves elogiou o projeto e parabenizou a prefeitura e as secretarias envolvidas. “É elogiável a visão de futuro tão bem colocada, tão bem estruturada que Bento Gonçalves apresentou. Um projeto bem planejado que pouco se vê, nem mesmo capitais brasileiras têm esta visão que vocês estão tendo. Já aprovamos recursos para diversas cidades, mas Bento Gonçalves é o melhor projeto que foi apresentado e é o que tem mais visão esportiva e está baseado numa tradição esportiva. Podem contar com o Ministério dos Esportes. Nosso próximo encontro vai ser no início das obras e vamos trazer o Ministro Orlando Silva” garantiu.

O Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete do Ministro dos Esportes, João Luiz dos Santos Santos também elogiou o projeto. “Concluo que se tivermos como modalidade apresentação de projeto teremos medalha de ouro para Bento Gonçalves. Estamos retribuindo a visita do Prefeito Lunelli, e hoje ficou afirmado que a vontade que ele demonstrou de ter este complexo vai ser uma realidade. A recepção que estamos tendo hoje com todos estes jovens atletas é elogiável e são um exemplo”.

O ex-jogador Paulão parabenizou o município pelos investimentos que serão feitos, não só em estrutura física, mas na vida de crianças, jovens e adultos que vão ter o esporte como uma atividade. “Tomei a liberdade de conversar com o técnico José Roberto Guimarães, único técnico bi-campeão olímpico comandando equipes masculinas e femininas da mesma modalidade, e convidei-o para fazer palestra de abertura do projeto e ele concordou” comunicou.

Paulão foi meio de rede da seleção brasileira que trouxe de Barcelona, em 1992, a primeira medalha olímpica de ouro para o Brasil, junto com o Tande, Marcelo Negrão, Giovane entre outros que foram consagrados como a geração de ouro do voleibol brasileiro.

Projeto

A noite contou com a apresentação do audiovisual que faz referência ao Projeto “Bento Vital”, elaborado pelo Departamento de Projetos da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. O projeto consta de um complexo onde vai ser construído um centro de treinamento com infraestrutura, focado no voleibol, com ginásio com capacidade de 2.500 pessoas e uma quadra poliesportiva que também vai poder ser usada por outras modalidades como vôlei, basquete, handebol e futsal. A quadra poliesportiva terá o tamanho oficial e o piso será semi flutuante e taraflex, encontrado nos principais ginásios do país, favorecendo o amortecimento, o deslize e o deslocamento dos atletas.

O ginásio contará ainda com uma academia de musculação, sala de ginástica, refeitório, vestiários, alojamento para 50 pessoas, salas para outras atividades, sala de aula , fisioterapia e fisiologia. Está prevista climatização moderna e aproveitamento dos meios naturais, aonde se buscará o melhor para a preservação do meio ambiente. A estrutura receberá crianças, adolescentes, jovens e adultos, com potencial de competição de todo o Brasil e de outros países se necessário.

A opção pelo voleibol como foco principal foi explicada pelo representante o Departamento de Projetos da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer Gian de Oliveira. “O voleibol iniciou fortemente na década de 70 e somos formadores de atletas que já representaram equipes nacionais e internacionais, além da convocação de jogadores para a base da seleção brasileira, somando ao fato de ficarmos 10 anos disputando a Superliga, levou a focar no voleibol” explicou.

O complexo vai contar com uma estrutura propícia para melhorar e aprimorar a qualidade dos atletas. Também vai ser um dos fornecedores de atletas que possam representar o Município, o Estado e Brasil em competições pelo mundo, sendo um centro de referência para o formação de outros núcleos para o Pais. O objetivo também é voltar a representar Bento Gonçalves em competições adultas na Superliga – com equipes feminina e masculino -, aprimorando os ensinamentos técnicos, táticos e psicológicos dos atletas e técnicos. Ainda se almeja ter mais de um atleta por categoria nas seleções brasileiras e profissionais capacitados para atuar com alto rendimento.

O Secretário Municipal da Juventude Esporte e Lazer, José Gava, falou que a ordem é dar esporte às crianças. “Em no máximo 40 dias, cerca de 2.500 crianças estarão sendo beneficiadas com projetos esportivos no município. O material já está chegando e vamos fazer um trabalho exemplar”.

Presenças

Marcaram presença no lançamento do Projeto Bento Vital a vereadora Neilene Lunelli Cristófoli, representando a Câmara de Veredores, a Secretária Geral de Administração e Governo, Eliana Passarin, a Secretária de Turismo,Ivane Fávero, a Diretora da Secretaria de Governo Cristiane Valim, o Engenheiro Civil Luis Filipe Pires Trevisan, a Arquiteta Luciana Cristina Mella da Silva, o Presidente do Clube Esportivo Oscar Cobalchini, Supervisor do Bento Vôlei Clemente Mieznikowski, Presidente do Bento Vôlei Edilmar Luchesi, equipes de vôlei feminina e masculino, representantes do rugbi, da BGF Futsal, do judô, da ginástica olímpica e de grupos da terceira idade.

Foto: Almir Dupont

FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SEMTUR promove Trade Turístico na próxima semana

Na próxima segunda-feira, 27 de junho, às 18h30min, ocorre a reunião do Trade Turístico em Bento Gonçalves. O encontro será no Restaurante Ipiranga, quando estarão em pauta assuntos ligados ao desenvolvimento do turismo no município: Copa 2014, Casa Brasil e Produções Film Comission. A promoção é da Secretaria Municipal de Turismo. Após a reunião, haverá jantar por adesão. Interessados devem confirmar presença até a sexta-feira, 24 pelo email turismo@bentogoncalves.rs.gov.br ou fone (54) 3055-7130.

27/06
Reunião do Trade
Data: 27 de Junho
Horário: 18h30min
Local: Restaurante Ipiranga
Assuntos: Copa 2014, Film Comission, Casa Brasil
Informações: (54) 3055-7130.


FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Casa das Artes recebe músicos da cidade no lançamento do CD do projeto Gravaêh!



No último domingo, dez bandas subiram ao palco do anfiteatro para mostrar músicas gravadas em um ‘ônibus-estúdio’


No último domingo, 19, a Casa das Artes se transformou num verdadeiro celeiro de talentos. No palco do anfiteatro, foram apresentadas ao público dez bandas emergentes do cenário musical de Bento Gonçalves. Numa realização da Secretaria da Cultura e da Fundação Casa das Artes, os músicos participaram da solenidade da entrega dos CDs gravados através do projeto Gravaêh, em abril deste ano. As bandas receberam certificado e 30 cópias de suas músicas autorais com direito à apresentação ao vivo dos trabalhos, que provocou calorosos aplausos do bom público presente no anfiteatro.

Conforme o coordenador do Gravaêh, Sérgio Guterrez, o trabalho de seleção não foi fácil. Foram mais de 50 bandas candidatas na cidade, sendo que 10 foram selecionadas para esta edição da coletânea. O resultado se viu na qualidade e na diversidade das canções, que foram gravadas e um estúdio no interior de um ônibus. A coletânea tem cerca de duas músicas cada banda nos mais variados estilos como pop, reggae, rock, blues e punk. Marcou presença no evento o prefeito Roberto Lunelli, que, no seu discurso, enfatizou a importância dos artistas terem o seu trabalho divulgado e valorizado.

A contratação do projeto Gravaêh!, da ONG Cirandar, foi uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Fundação Casa das Artes. Devido ao sucesso da edição e do número de bandas na cidade, o secretário da Cultura Juliano Volpato está negociando para que o projeto retorne a Bento em setembro, integrando a programação da Semana da Música.


Bandas que fizeram parte do CD Gravaêh!:
Apartheid
Blues Dog Band
Esticados
Jahmin
Léo & Wladi
Meredith
Paradise
Rafael Teclas
Seasons
Talibã


Foto: Rodolfo Pizzi

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

Reuniões buscam apoio para a gravação do filme "O Silêncio das Palavras", a ser gravado em Bento em 2012 e 2013



Visando apoio na captação de recursos para a gravação do filme “O Silêncio das Palavras”, que será realizados em 2012 e 2013 em Bento, a secretária de Turismo Ivane Fávero, junto à diretora do filme, Laine Milan e o sócio-diretor da Ocean Films, João Roni, realizaram diversas reuniões na última quarta-feira, 15 de junho.
Na parte da manhã, em Bento Gonçalves, as reuniões foram com o Bento Film Comission e com entidades de classe e de turismo da cidade. À tarde, o grupo foi a Porto Alegre, onde tinha agendado reuniões com a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, e com o presidente da Assembléia Legislativa Adão Villaverde. Villaverde não pode estar presente, então a comitiva foi recebida pelo seu assessor, André Pereira.
“O resultado das reuniões foi muito positivo. Todos se interessaram pelo projeto. Agora, precisamos conversar com representantes de empresas locais e estatais”, afirma Ivane.


Investimento
O orçamento total do filme é de R$ 4.454.747,00 (quatro milhões, quatrocentos e cinqüenta e quatro mil, setecentos e quarenta e sete reais). Este valor pode ser viabilizado por meio de investimentos diretos, ou pelas leis de incentivo à cultura. O projeto está aprovado na Lei do Audiovisual (lei federal) – artigos 1º e 1ºA federal, e está sendo encaminhado para aprovação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – a LIC.

Sinopse do Filme
Rita Parisi é neta de colonos italianos da região Sul do Brasil, a menina de quinze anos tem um olhar repleto de dúvidas. Por baixo da rotina caseira e íntima de uma gente forjada no trabalho, Rita encontra uma rede sinuosa que envolve amor, violência, tabus e religiosidade. A menina-moça experimenta a descoberta da paixão, o assassinato do irmão Luigi e sobretudo, o silêncio eloqüente que aparentemente dilui contradições, imperfeições e pecados. Ao longo da narrativa, Rita é protagonista e voyeur. Ela testemunha momentos e gestos reservados ao mundo adulto, ou seja, decisões que pouco fazem sentido para uma menina. Aos seus olhos, a aparente alegria e o espírito expansivo dos italianos encobre emoções e palavras essenciais. Rita, então, entra na maturidade pela porta mais difícil: a do silêncio, dos mistérios, daquilo que precisa, mas não é revelado. Isto é: O Silêncio das Palavras.


Secretaria de Turismo
foto: Crédito: João Roni

fonte: turismobento.blogspot.com


Secretaria de Turismo
www.turismobento.com.br

Bento Gonçalves recebe dois prêmios em programa do Ministério de Turismo

Com intuito de dar continuidade às ações que visam promover e estimular o desenvolvimento do turismo no Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) desenvolveu o programa Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, que premiou Bento Gonçalves em duas de nove categorias: melhor prática em sítio Eletrônico Promocional e em Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 20 de junho, no site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br).
As candidaturas foram encaminhadas ao MTur até 13 de maio, prazo prorrogado até o dia 20 de maio de 2011. As bancas avaliadoras especializadas, compostas pelo setor público, privado e academia, se reuniram nos dias 9, 10, 13 e 14 de junho. Os casos vencedores serão apresentados no dia 16 de julho deste ano, às 14h30min, no 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, espaço Núcleo do Conhecimento.
“Esta conquista é motivo de orgulho para todos os bentogonçalvenses. Somos o único município do Brasil que recebeu duas premiações”, destaca a secretária de Turismo Ivane Fávero. Para ela, o mais importante é que o material gráfico foi desenvolvido por uma funcionária pública concursada para a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), elaborado junto ao trade, seguindo o Plano de Marketing. E o site foi licitado e executado pela empresa bento-gonçalvense Alvo Global. “Isso mostra que a cidade está bem posicionada no cenário turístico nacional, apesar de competirmos com municípios de maior porte e com verbas vultuosas sendo destinadas ao turismo”, acredita.

Secretaria de Turismo
fonte: turismobento.blogspot.com

Bento Gonçalves recebe a visita de jornalistas e operadores de três países em junho



Neste mês, o roteiro Caminhos Temperados, (integrado por Bento Gonçalves, Porto Alegre e Gramado), recebe a visita de jornalistas e operadores de três países: Itália, Portugal e Peru. A mobilização partiu da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre (SEMTUR-POA), que está intensificando, junto a Bento Gonçalves e Gramado, a divulgação do roteiro, criado em 2007.
"Temos intensificado a promoção de Bento, junto aos municípios e regiões que integram os Caminhos Temperados. Precisamos reforçar a imagem do Rio Grande do Sul como destino turístico para o mundo”, afirma a secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero. Conforme ela, a abertura de vôos ligando Porto Alegre à Lima (Peru), feito pela agência Taca, ou à Portugal, com a agência TAP, tem auxiliado na competitividade e posicionamento do Estado e de Bento Gonçalves. Ivane destaca o apoio de Porto Alegre e dos empresários locais, que tem contribuído com custos de hospedagem, alimentação e passeios. “São essas parcerias que possibilitam nossas ações.”
São apoiadores dessa ação: Secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Porto Alegre e Gramado, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), hotéis Dall'Onder e Spá do Vinho, restaurantes Canta Maria e Nona Ludia, vinícolas Aurora, Dal Pizzol, Lidio Carraro, Miolo, Salton e Valduga, Giordani Turismo, Associação Caminhos de Pedra, Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Associação Caminhos de Pedra, Casa da Erva-Mate e Casa da Tecelagem.


Jornalista Max de Tomassi – Itália
É jornalista radiofônico do principal canal de rádio e televisão da Itália, a RAI – Rádio Uno e produz reportagens para o www.musibrasil.net, importante site de cultura brasileira na Europa. Além de reportagens de divulgação turística e cultural para estes veículos, Tomassi fará também filmagens para locações de futuros documentários para a RAI. Seu contato com a SEMTUR-POA foi feito através da Embaixada Brasileira na Itália.
O jornalista desembarca em Porto Alegre na noite de segunda-feira, dia 20. Em Bento, chegará no dia 21, onde permanece até o dia 22. Irá conhecer o Vale dos Vinhedos e os Caminhos de Pedra. Após, segue para Cambará do Sul, roteiro induzido de Gramado.


Grupo de Portugal

São nove operadores, um jornalista, um representante da TAP e um da Master. Chegam em Porto Alegre em 25, onde permanecem até 26. Em Bento Gonçalves, estarão nos dias 26 e 27. Irão visitar a Casa Valduga, Maria Fumaça, Spá do Vinho, vinícolas Aurora, Dall Pizzol e Salton. No final da tarde do dia 27, seguem para Gramado.


Jornalista Norka Peralta – Peru

Chega em Porto Alegre no dia 28. Na noite do dia 29, chega em Bento Gonçalves. No dia 30, acompanhado pelo guia de turismo da Giordani Turismo, Jeferson de Assis, agência receptiva oficial do Caminhos Temperados na cidade, irá visitar as vinícolas Miolo, Lidio Carraro, Valduga e Salton, além do Memorial do Vinho (localizado no hotel Villa Michelon), restaurante Canta Maria, Casa da Tecelagem, Casa da Ovelha e Casa da Erva-Mate. Ainda no dia 30, segue para Gramado, onde permanece até o dia 31.


Sobre o roteiro Caminhos Temperados
O roteiro “Caminhos temperados” foi criado em 2007. Enfatiza o turismo cultural, rural e de aventura no primeiro roteiro integrado do Estado, que une os três destinos gaúchos selecionados pelo Ministério do Turismo como indutores de desenvolvimento no setor: Bento Gonçalves, Porto Alegre e Gramado. Por isso, Caminhos Temperados têm abrangência regional e leva o turista a outras seis cidades: Canela, Nova Petrópolis, Cambará do Sul, Garibaldi, Caxias do Sul e Viamão. "No Extremo Sul, há um Brasil surpreendente, de lugares temperados por tradições, com um modo de vida, sotaques e sabores que têm o jeito e o gosto da diversidade.”



FONTE: Secretaria de Turismo

Pianista premiada na Casa das Artes


Com entrada gratuita, caxiense Loraine Balen Tatto tocará releituras da música erudita brasileira, nesta quarta-feira

A Fundação Casa das Artes traz a Bento Gonçalves nesta próxima quarta-feira, dia 22, a pianista Loraine Balen Tatto, em espetáculo dedicado à música erudita brasileira, com repertório de grandes compositores através do Projeto “Música Brasileira Concertos”, O projeto, financiado pela Lei de Incentivo a Cultura, já passou por 36 cidade do Estado com o objetivo de aproximar à comunidade do universo erudito através de obras de autores clássicos como Villa Lobos, na marcante interpretação de Loraine. A apresentação desta quarta-feira, que será na sala de cinema da Casa das Artes, às 21h, terá entrada franca.

A pianista, natural de Caxias do Sul, é considerada uma das melhores do Brasil, com premiações nacionais e internacionais. Formou-se pela Faculdade de Artes da Universidade de Passo Fundo-RS. Fez pós-graduação na Universidade Federal de Santa Maria com o professor suíço Sebastian Benda. Estudou com Roberto Szidon, Arnaldo Estrella, Eduardo Hazan, Miguel Proença e Magdalena Tagliaferro que lhe deu o título de “melhor intérprete”. Completou os estudos de piano na França e Itália.

Além do Brasil realizou concertos na Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, Itália, França, Hungria, China e Irlanda. É professora dos Cursos de Master-Class e Seminários de Interpretação Pianística pelo Brasil. Loraine tem seu nome incluso na “Enciclopédia da Mulher Brasileira”. A pianista também tem um CD gravado intitulado "Música Brasileira". Em dezembro de 2006 recebeu na Itália o "Prêmio Internacional de Cultura”.

Serviço:

O que: pianista Loraine Balen Tatto, com o projeto “Música Brasileira Concertos”
Quando: Quarta-feira, dia 22/6
Aonde: sala de cinema da Casa das Artes
Horário: 21h
Entrada Franca
Classificação Livre

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prefeitura de Bento Gonçalves investirá R$ 113 milhões em obras de mobilidade urbana



O prefeito Roberto Lunelli, em entrevista coletiva no último dia 16 de junho, anunciou investimento de R$ 113.155.245,26 em obras referentes ao Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana – Pró-transporte. Do montante, R$ 107.497.483,00 será repassado pelo governo federal, através do BNDES, com carência de quatro anos e taxa de juro de 5%. O restante é contrapartida da prefeitura. “Dentro de um ano não haverá um palmo de chão batido na zona urbana de Bento Gonçalves”, afirmou Lunelli.
De acordo com o Prefeito, com as obras possibilitadas por esta destinação de verbas as vias serão dotadas de melhor infraestrutura, com alargamento de passeios públicos e modernização do sistema semafórico. “Também será investido no desafogamento do fluxo de veículos em regiões problemáticas, prolongamento de ruas nas regiões perimetrais, promovendo a ligação com outras vias, criação de rotas alternativas, instalações de rótulas e abrigos de ônibus e recapeamento de ruas”, anteviu Lunelli.

(Kátia Bortolini-16/6/2011)

FONTE: Jornal Integração da Serra

Prefeito promete reativação de câmeras de monitoramento



Na tarde de quarta feira, 15 de junho, o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli e representantes da CDL, Brigada Militar, Polícia Civil e Consepro participaram de uma reunião promovida pelo CIC na sede da entidade. O encontro foi promovido na busca de uma solução para a reativação do monitoramento por câmeras em Bento Gonçalves, há trinta dias danificado por um raio. O monitoramento é representado por 9 câmeras, instaladas em pontos estratégicos da cidade. Na ocasião, Lunelli prometeu que no máximo em cinco dias elas estariam voltando a funcionar.


(Rodrigo De Marco-16/06/2011)
FONTE: Jornal Integração da Serra

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lançamento da coletânea Gravaêh! agita cenário musical de Bento Gonçalves


No domingo, dia 19 de junho, dez bandas apresentam suas músicas autorais no anfiteatro da Casa das Artes

No próximo domingo, dia 19, Bento Gonçalves irá poder conferir de perto o desempenho dos músicos selecionados no projeto Gravaêh!.Dez bandas tiveram a experiência inédita de gravar suas composições autorais num estúdio instalado no interior de um ônibus, que circula pelo Estado em busca de talentos. Na etapa Bento Gonçalves, o ‘estúdio ambulante’ estacionou na cidade entre os dias 7 e 11 de abril, período onde foram gravadas cerca de duas músicas por grupo, que teve à disposição técnicos especializados e equipamento digital de ponta. O resultado do trabalho será visto neste domingo, na entrega dos CDs com direito à apresentação dessa galera toda no palco do anfiteatro da Casa das Artes. Na oportunidade, os produtores do projeto irão realizar a solenidade de entrega dos CDs - cada banda irá receber 30 cópias com as suas composições próprias, além de um CD com a coletânea com todas as canções gravadas nesta etapa. O evento, que começa a partir das 18h do domingo, é aberto a comunidade e tem entrada franca. O Projeto Gravaêh é financiado pela ONG Cirandar e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves.

Lançamento do CD Gravaêh! e show das bandas:
Apartheid
Blues Dog Band
Esticados
Jahmin
Léo & Wladi
Meredith
Paradise
Rafael Teclas
Seasons
Talibã
Abertura com a banda Libertinos


Serviço:

Data: domingo, dia 19 de junho
Horário: a partir das 18 horas
Local: anfiteatro da Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Bairro Planalto)
Entrada franca


Contatos: Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves (54) 3454 5211 / 3454 5253 ou ONG Cirandar (51) 3062-1760

Fundação Casa das Artes irá restaurar monumento da praça Oscar Bertholdo

A pedido da comunidade do bairro Borgo, busto será revitalizado

Numa iniciativa da Fundação Casa das Artes, a pedido da comunidade do bairro Borgo, foi encaminhado o pedido de restauro do monumento em homenagem ao padre Oscar Bertholdo, localizada na praça homônima, no bairro Borgo. O secretário da cultura Juliano Volpato garantiu recursos e a contratação do artista plástico Aido Dal Mass, o mesmo que confeccionou a obra original em 1995, sendo o detentor dos direitos autorais. A efígie, em pedra basalto, será reconstituída e remodelada, já que se encontra em péssimo estado de conservação. O início do restauro está previsto para o mês de julho. Também será instalada uma placa de mármore com uma homenagem ao pároco. A original, em bronze, foi roubada e o busto, chegou a ser derrubado por vândalos, como lembra o idealizador do monumento, Carlos Nelson Ludwig. Aos 85 anos, um dos moradores mais antigos do Borgo, Seu Ludwig tem dificuldade para falar, mas recorda como se fosse hoje das visitas do amigo, o padre Oscar Bertholdo. “Antes de ir lecionar na faculdade ele vinha aqui tomar café e jogar conversa fora”, lembra. Ludwig conta que o padre, que rezava missa na Igreja Santo Antônio, era um grande amigo da família e dos vizinhos e que ficou muito abalado com sua morte, por assassinato em 1991. Cerca de um ano depois, no dia 21 de maio, foi inaugurada a praça Padre Oscar Bertholdo. Em dezembro de 1995, por ideia de Ludwig e com apoio da comunidade, foi erguido o busto do pároco na praça. Na época, o custo do monumento foi bancado pelas empresas Bentec e Tevan, segundo o sócio-proprietário da Bentec João Benedetti. Com o passar dos anos, a obra foi depredada e abandonada. Conforme o secretário Volpato, a Fundação Casa das Artes fará o restauro somente do monumento. A revitalização da praça será a cargo da Secretaria de Meio Ambiente, que já está no planejamento.


Sobre o padre Oscar Bertholdo

O padre Oscar Bertholdo, natural de Nova Roma do Sul, é considerado um dos maiores poetas contemporâneos do Estado com várias obras premiadas nacionalmente. Com sua voz marcante, atuava em programas em rádio em Farroupilha. Em Bento Gonçalves, foi pároco na igreja Santo Antônio e era professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS-Carvi). Bertholdo foi assassinado a facadas em 23 de fevereiro de 1992, aos 56 anos, na sua residência em Farroupilha. Foi um dos maiores incentivadores do movimento cultural da Serra Gaúcha, exercendo forte influência em todos os movimentos literários surgidos entre os anos 1960 e 1990. Teve decisiva participação na criação do Congresso Brasileiro de Poesia, do qual foi uma das grandes atrações em sua primeira edição, vindo a ser assassinado poucos meses antes da realização do segundo evento.

Alguns livros publicados:
“As Cordas” (168), “O Guardião das Vinhas” (1970), “A Colheita Comum” (1971), “Poemimprovisos” (vencedor do prêmio do Instituto Estadual do Livro/1973), “Lugar” (vencedor do I Concurso Nacional de Literatura da Caixa Econômica de Goiás/1974), “Vinte e Quatro Poemas” (1977), “Árvore & Tempo de Assoalho” (1980), “Informes de Ofício e Outras Novidades” (1982), “Canto de Amor a Farroupilha” (1985), “C’Antigas” (1986) e “Momentos de Intimidade”. Participou de inúmeras antologias, entre elas: “Histórias de Vinho”, “Vinho dá Poesia”, “Arte & Poesia” e “Poetas Contemporâneos Brasileiros – Volume 1”, esta a primeira antologia publicada pelo Congresso Brasileiro de Poesia.

Após sua morte foram publicados:
“Amadas Raízes”, “Poemas Avulsos”, “Boca Chiusa” e “Molho de Chaves”, além de poemas nas seguintes antologias: “Poeta Mostra a Tua Cara – Volume 4”, “Medida Provisória 161”, “Poesía de Brasil – Volume 1”, “Poesía Brasileña para el Nuevo Milenio”, “Poésie Du Brésil – volume 1” e “Poesia do Brasil – volume 1”, livro que inaugurou a série de antologias oficiais do Congresso Brasileiro de Poesia.

Confira um dos poemas de Bertholdo:


Tempo de Vindima

Perdoa-me continuar impossuído como antes,
trago para os vãos da aldeia a nitidez dos frutos.

Estávamos tão próximos que outono tatuou
o fiel silêncio bordando as vinhas do orvalho.

Havia solicitude para a seiva desfeita
sem disfarces na íntima alucinação da colheita.

A vindima trouxe do outono as horas retidas
na quase imperfeita esperança decisiva.

Para enfrentar as lembranças que a vida deixou
a solidão lenta das coisas incompreendidas.

Agora posso inventar em aceno o doce hálito
enquanto as calmas uvas batem palmas pelos vales.

Novo site da Eiffel Multimarcas


Já está no ar o site da Eiffel Multimarcas. Através do endereço www.multimarcaseiffel.com.br é possível acessar o portal e conhecer todos os veículos comercializados pela concessionária. A ferramenta, além de ser um ótimo meio de divulgação da concessionária, também servirá como apoio de venda para a equipe da Eiffel Multimarcas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Outra facilidade do site é a ferramenta de busca. Através deste recurso, o internauta pode encontrar o modelo de carro que procura, inclusive definindo o ano e o valor do veículo.

SAIBA MAIS SOBRE A EIFFEL MULTIMARCAS: Desde 2001, a Serra Gaúcha conta com a atuação da Eiffel Multimarcas. A empresa, que integra o grupo Eiffel, responsável pela Citroën e JAC Motors de Caxias do Sul e região, é especializada na comercialização de seminovos de inúmeras marcas. A loja Eiffel Multimarcas fica junto às instalações da concessionária Eiffel Citroën em Caxias do Sul e em Bento Gonçalves e ao show-room de Gramado. Ao adquirir um veículo da Eiffel Multimarcas, o cliente tem a segurança de estar recebendo um carro revisado, em perfeito estado e com procedência garantida. Para facilitar ainda mais a compra do seu Eiffel Multimarcas, a concessionária possui em média 200 veículos a disposição do cliente, além de uma linha de financiamento em até 60 vezes.

___________________________________

Chris Finger Assessoria de Comunicação

Mais projetos e melhores


Secretaria da Cultura trabalha para qualificar os projetos e ampliar os recursos para pessoa física no segundo semestre

O Fundo Municipal de Cultura (FMC), implantado em 2010 ainda passa por transformações importantes, para que seja melhor aproveitado pelos bento-gonçalvenses. O Conselho de Cultura e Comissão técnica já trabalham na elaboração do edital para o segundo semestre deste ano. Após duas assembléias, realizadas nas duas últimas terças-feira (24 e 31/5), no cinema da Casa das Artes, os representantes se reuniram para discutir uma extensa pauta sobre o FMC e alterações no edital e legislação. A principal delas é a possibilidade de abertura para pessoa física já para o próximo edital, previsto para agosto. O grupo está estudando formas de lançar um decreto de lei para que qualquer artista, produtor ou proponente possa enviar o seu projeto sem estar vinculado a uma entidade. Nos editais anteriores, os projetos só podiam ser enviados por associações sem fins lucrativos com CNPJ. Agora, o Conselho trabalha junto ao departamento jurídico para desvalidar a atual legislação municipal, que só designa o benefício através de uma entidade parceira.

Outro assunto importante em pauta do Conselho foi a qualificação dos projetos. A ideia é oferecer uma oficina gratuita para elaboração de projetos passo-a-passo, assim como adequá-los ao edital, um dos maiores entraves para o artista/entidade estar apto a receber a verba. Conforme o secretário de cultura Juliano Volpato, os recursos para o segundo semestre podem chegar a R$ 270 mil. Em 2010 foram R$ 150 mil, e no primeiro semestre deste ano foram R$ 300 mil disponíveis. A Secretaria de Cultura irá publicar oficialmente nos próximos dias todos projetos aprovados no primeiro semestre.

Como funciona o FMC?


O Fundo Municipal da Cultura foi fundado pela administração municipal em 2010. Junto com ele foi criado o Conselho de Cultura, que representa a sociedade civil, composto por 14 membros e cinco suplentes; e a Comissão técnica, composta por cinco artistas da comunidade, todos eleitos em assembleia. Os recursos do fundo provém de 3% da arrecadação do ISSQN e IPTU do município. Os proponentes enviam seus projetos, que devem cumprir os requisitos do edital quando lançado, e depois passam pela avaliação da Comissão Técnica e do Conselho para serem aprovados. Após, os projetos são encaminhados para a Comissão Administrativa da Secretaria de Governo, e por fim, pelo aval da Câmara dos Vereadores. Os projetos aprovados passam por uma rigorosa prestação de contas durante a sua realização.

Dpto de Comunicação da Casa das Artes

ARTIGO: Atrapalhado com o sucesso, desastrado com o fracasso

A vida nos fornece exemplos, o tempo todo, para ações e entendimento de questões complexas. Sabedoria é essencial para que possamos captar o que ocorre ao nosso redor, aprendendo lições e aplicando.
É essa competência que permite ao homem que chega em casa, voltando do campo, com as calças cheias de carrapichos, vê-los com o potencial de um produto.
É a observação, também, que nos ajuda separar a vocação do talento.
Vocação como tendência ou inclinação para uma profissão e talento como destreza.
Ouvia um árbitro dizer: - O futebol sempre me apaixonou. Quando garoto, eu acordava e dormia com a bola. Comecei jogando na linha, mas ali não deu certo, faltava habilidade. Fui parar no gol, onde também não era meu lugar. Era lento e não tinha reflexo. Acabei no apito. Participando de um mundo que me enche de alegria!
São dicas importantes para que levemos para o nosso ambiente, gestão empresarial, visões que nos ajudem enxergar os desafios e barreiras a serem superadas sob diversos prismas.
Não é sem razão que Tom Peters diz: “Leia mais romances e menos livros sobre negócios. Os relacionamentos são tudo”.
A recomendação poderia ser desenvolva networking, invista em parceiras, mas a questão principal é “como”?
A boa conversa, a interação, a simpatia, a empatia, o entendimento, a compreensão são aspectos que demandam conhecimento.
Ao somar o conhecimento com essas virtudes, seremos capazes de aceitar pessoas e seus pontos de vista. Em negócios, esse aspecto, gosto de qualificar como adição de competências.
A nossa capacidade de reconhecer nossos pontos fracos e reforçá-los e notar nossos pontos fortes e potencializá-los nos dará, como profissionais, vantagens competitivas, para não só participar, mas para concorrer e vencer.
Competência é um estado e não uma qualidade pessoal, mas o homem se esquece disso.
Deveríamos dizer estou competente, ao invés de sou competente, afinal conhecimento também se torna obsoleto.
Uma empresa é resultado da soma das competências e os gestores se esquecem disso. Alguns jamais aprenderão, pois a essência do aprendizado em gestão está na generosidade.
As pessoas me perguntam por que necessitamos ser generosos para aprender administrar uma empresa?
Simples, você será capaz de aprender e desenvolver todas as tarefas com excelência em uma empresa?
É possível aprender sozinho, sem interação? Acho que nem preciso responder, certo?
Ora, então, como se estabelece uma relação de troca, o sucesso do processo depende da generosidade das pessoas.
Na falta desta é improvável que o sucesso se sustente.
O projeto que chamarei “Construindo Roma” apresentava um cenário extremamente positivo, embora a empresa se arrastasse em dívidas. Os diretores não primavam pela simpatia e muitos menos pela empatia. Desastrados com o fracasso, não conseguiam reverter a situação. As perdas pouco lhe ensinavam. Nenhuma lição tiravam dos problemas.
Horas de debates, exercícios de reflexão e convencimento, muitos dos quais poderiam ter sido evitados e o processo acelerado, caso cedessem um pouco, finalmente o plano de ação estava desenhado.
Urgência urgentíssima em cada passo. Um estudo do passado mostrava que todos os que chegavam tinham prazo de validade.
A princípio as idéias eram aceitas, mas transcorrido determinado tempo iam para o ostracismo.
Todos nas equipes se empenharam e para surpresa geral os resultados se mostraram muito melhores do que planejados e imaginados. Isso antecipou o “efeito rebote”.
Diziam os colaboradores: - Os resultados positivos nunca batem e voltam em forma de congratulações e bônus, mas batem e voltam com ações de centralização e dissimulação para evitar pleitos financeiros.
O histórico de rotatividade de colaboradores apresentava uma característica delicada: nos momentos de dificuldades contratavam profissionais experientes para reverter a situação, contudo tão logo pudessem ter a gestão sob controle, faziam substituições, buscando reduzir os desembolsos.
Atrapalhados com o sucesso, desastrados com o fracasso, a empresa não existe mais. Não suportou, faliu!

Ivan Postigo

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Secretaria de Habitação e Assistência Social promove Festa Junina da Terceira Idade no dia 15



A Secretaria de Habitação e Assistência Social de Bento Gonçalves (SEMHAS) promove na quarta-feira, 15, mais uma edição da Festa Junina da Terceira Idade. O evento inicia às 14 horas, no Clube São Bento, e terá a animação do grupo Os Gaudérios. A entrada é gratuita. Participam grupos de 3ª idade cadastrados na SEMHAS e comunidade em geral. Haverá comercialização de pipoca, amendoim, cachorro quente, quentão pelos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacri) Balão Mágico, Toquinha da Amizade e Carrossel da Esperança, como também a tradicional pesca, com muitos brindes. Informações: (54) 3055-7337.

Festa Junina da 3ª Idade:

Data: 15 de junho de 2011 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Clube São Bento
Animação: Os Gaudérios
Entrada Franca


Venha caracterizado e faça parte deste arraiá!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Coluna Fala Sério

No “Banco da Praça”...

Resolvi instalar meu escritório de gerente para alcançar melhor visão do que se passava com nossas pessoas.

Logo um casal de jovens apaixonados passou, alheio a presença de qualquer pessoa, como se investidores experientes fossem, aplicando em cdbeijos, ppabraços, tentando garantir naqueles momentos de carinho sem parar a direção do futuro.

Um outro casal de cerca de quarenta anos passou discutindo, cada um de um lado da calçada, como se estivessem tentando em uma mesa de reuniões fechar um acordo para o fim da sociedade, e agora parecia só importar quem iria ficar com o quê? Na realidade de agora, ficava clara a má aplicação dos recursos que a vida lhes dera, ao mesmo tempo em que notei que, de nenhuma das partes aparecia um sinal de boa vontade de demonstrar que houve alguma soma entre eles durante todo o tempo de dois.

Alguns senhores saíam de um café da praça, de mãos nos bolsos, passos calmos e tranqüilos para buscar novos assuntos, quem sabe em outras paradas antes de chegarem ao porto seguro construído no passado. Por eles passou rápido e de rosto sério um cidadão com uma longa tripa de extrato bancário. Deve ter saído de alguma agência bancária ali por perto e parece que a coisa não estava mesmo nada boa. Nem sempre mesmo nossas apostas são as mais corretas e se perdermos um ponto teremos que correr atrás de dez. Esta é a lei da consequência.

Mas de meu gabinete gerencial e observador o que mais chamou a atenção, foi o casal de idade já avançada. Passos lentos e caminhando em um único compasso, pareciam e não deveriam ter mesmo pressa de alcançar o futuro, até porque do passado, das mãos entrelaçadas, pareciam brotar milhares de notas de cumplicidade, apoio, carinho e amor.

Olhei meu relógio, e decidi que depois destes clientes poderia fechar meu escritório e ir embora, porque afinal de contas, já havia encontrado os clientes perfeitos para minha gerência, e o depósito que deixaram sobre minha mesa de trabalho, precisava ser bem aplicado também no meu “Banco da Praça”.

Casa das Artes recebe espetáculo infantil ‘Big Festival da Criança’

O grupo caxiense Comando da Alegria apresenta nesta quarta-feira, dia 8, o espetáculo infantil ‘Big Festival da Criança’. Centrada na figura circense do palhaço, a apresentação resgata de forma simples e direta a arte e a magia do circo. O grupo Comando da Alegria surgiu em 1983 com uma família de artistas circenses se desligou de um circo para levar a alegria nos palcos e teatros. O grupo já montou 14 espetáculos entre eles baseados em seriados conhecidos como Sítio do Pica-Pau Amarelo, Bananas de Pijamas, Família Dinossauros, Rei Leão, Teletubbies, Chaves e Pokemon.

Quando: dia 8 de junho (quarta-feira), às 19h
Onde: Anfiteatro da Casa das Artes
Ingresso: R$ 7,00 (somente na hora)
Contato: (54) 3454 5211 / 3454 5253

***

Aberta exposição “Arte em Vidro”, de Jaqueline Nolêto
No último sábado, dia 4, foi aberta, no salão nobre de exposições da Casa das Artes, a mostra "Arte em Vidro", de Jaqueline Nolêto. A artista mostra suas obras conceituais onde a matéria-prima principal é o vidro. As obras impressionam pela forma como é trabalhado o vidro - cortado, moldado, soprado, pintado e moldado em vários formatos. Vale a pena conferir a exposição que vai até o dia 27 de junho.

Exposição: do dia 6 a 27 de junho (de segunda a sexta, das 8h15min às 11h30min, e das 13h45min às 21h. Nos sábados, das 8h30min às 11h30min)
Onde: Salão Nobre de Exposições da Casa das Artes
Ingresso: entrada gratuita
Contato: (54) 3454 5211 / 3454 5253

Jaqueline com a filhas na abertura da exposição – 2-obras da exposição


Confira mais notícias em www.culturabento.blogspot.com

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

Oficinas já integram mais de 200 alunos

Casa das Artes oferece aulas de artes como dança, música e teatro, algumas delas gratuitas

A Casa das Artes está literalmente abrindo as portas para os amantes da arte. Neste ano, a programação será intensa para quem deseja aprender música, teatro, dança, artesanato e desenho. A temporada 2011 começou a todo vapor com mais de 200 inscritos nas dezenas de oficinas oferecidas pela Fundação Casa das Artes. Todas as atividades, que são semanais, são abertas ao público geral. E não precisa ter conhecimento prévio sobre o assunto. Basta se matricular nas aulas que acontecem de terça a sexta-feira, nas dependências da Casa das Artes. O único pré-requisito é vontade de aprender e interagir com colegas e professores. Como fizeram as amigas Maria Araci Zilles Mathiello, 69 anos, Claire Tomasi, 69, e Ana Beatriz Callegari, 60, alunas da professora Aline Kirinus. Elas não perdem uma aula sequer das oficinas de Dança para a 3ª idade. “É um exercício muito bom, estamos adorando dançar com o grupo. E sempre evitamos o elevador”, diz Ana Beatriz.

Uma das novidades que tem atraído muitos jovens é o Conservatório de Música, que oferece gratuitamente oficinas de bateria, percussão, guitarra, violão, baixo, acordeom, piano e teclado, para alunos de nove a 18 anos. Também há espaço para os pequenos. A oficina Cabelo em Pé é destinada para atividade com crianças de três a 10 anos. A Casa das Artes informa que várias oficinas ainda têm vagas disponíveis.

Nos casos de vagas encerradas, os interessados podem deixar o nome na lista de espera na possibilidade de desistência ou abertura de novas turmas ou horários.

Mais informações e inscrições: Tatiele Busa (54) 3454.5211/3454.5253

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

Público prestigia recital de música francesa na Casa das Artes


No último sábado, dia 4, a Casa das Artes recebeu um espetáculo inédito na cidade. A sala de cinema recebeu cerca de 120 pessoas no espetáculo 'Recital de Música Francesa' com o músicos Tássia Minuzzo e Matheus Kleber, de Porto Alegre. Tássia, com sua voz marcante, interpretou canções de Edith Piaf, acompanhada pelo acordeon de Matheus. O evento foi uma realização do Ecarta Musical em parceria com a Fundação Casa das Artes.

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes

Programação Cultural

ARTES VISUAIS

Exposição “Arte em Vidro”, de Jaqueline Nolêto
Período de visitação: de 6 a 27 de junho
Horário: de segunda a sexta das 8h15min às 11h30min e das 13h45min às 21h,e aos sábados, das 8h30min às 11h30min.
Local: Salão Nobre de Exposições da Fundação Casa das Artes

Mais informações: http://culturabento.blogspot.com/2011/05/programacao-da-casa-das-artes-mes-de.html

Saiba mais sobre o trabalho da artista: http://jaqueline-noleto.blogspot.com/


TEATRO

Espetáculo Infantil “Big Festival da Criança”, com Comando da Alegria

Dia: 8 de junho (quarta)
Horário: 19h
Local: Anfiteatro - Fundação Casa das Artes
Valor entrada: R$ 7,00 - Ingressos à venda somente na hora

Mais informações:
http://culturabento.blogspot.com/2011/05/programacao-da-casa-das-artes-mes-de.html

AGUARDE

Dia 19 de junho, haverá o lançamento da Coletânea do Gravaêh, e dia 20 de junho, lançamento dos Pontos de Cultura.

Mais informações no blog: www.culturabento.blogspot.com
____________________________________________________________

BIBLIOTECA PÚBLICA CASTRO ALVES


Confira os livros mais procurados na Biblioteca Pública Castro Alves no mês de maio: http://bpcastroalves.blogspot.com/2011/06/confira-os-livros-mais-procurados-na.html
Mais informações: 54 3451 8977
___________________________________________________________

MUSEU DO IMIGRANTE


No período em que o Museu do Imigrante encontra-se fechado para restauro, parte do seu acervo está em exposição na Fundação Casa das Artes. Visite!

http://culturabento.blogspot.com/2011/06/casa-das-artes-exibe-acervo-do-museu-do.html

Mais informações: 54 3451 1773

Casa das Artes exibe acervo


Público pode conferir no prédio parte das peças do museu de Bento Gonçalves

O Museu do Imigrante está em processo de restauro, mas o público pode ver de perto alguns itens que fazem parte do seu acervo, que estão expostos no segundo piso do prédio da Casa das Artes. As peças remetem ao cotidiano do trabalho do imigrante italiano. Lá, os visitantes poderão ver, por exemplo, ferramentas e equipamentos que foram utilizados na produção do vinho. No entanto, o objeto que chamam mais a atenção na exposição é a Loba Romana, que chegou em Bento em 1975, no ano em que foi comemorado o centenário da imigração italiana na cidade. Na época, a prefeitura pediu ao governo italiano para que fosse dado um presente para Bento Gonçalves. A escolha foi entre a réplica da estátua Piettá ou Loba Romana. A Piettá encontra-se hoje na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul. A réplica da Loba Romana, considerada um mito na fundação da civilização romana, foi presenteada a Bento Gonçalves, numa homenagem aos imigrantes que deixaram a Itália. A peça da Loba é feita em bronze fundido com base em mármore.

Horário de visitação ao acervo: segunda a sexta: das 8h15min, às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

FONTE: Dpto de Comunicação Casa das Artes