segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ministério dos Esportes se rende ao Projeto Bento Vital e garante recursos para obras

Na noite de sexta-feira (24) a Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer, promoveu o lançamento do Projeto Bento Vital. O evento aconteceu na Fundação Casa das Artes, com a presença do Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, do Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete do Ministro dos Esportes, João Luiz dos Santos Santos e do ex-jogador de vôlei Paulo André Jukoski - o Paulão.

(Autoridades: Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete do Ministro dos Esportes, João Luiz dos Santos Santos, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, Prefeito Roberto Lunelli, Secretário da Juventude Esporte e Lazer, José Antônio Gava, Vereadora Neilene Lunelli Cristótoli e o ex-jogador de Vôlei Paulão)

O Prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli e o Secretário da Juventude Esporte e Lazer, José Antônio Gava recepcionaram os atletas e representantes das mais diversas categorias esportivas que lotaram a Casa das Artes para conhecer o complexo de alto rendimento que será instalado em Bento Gonçalves. O projeto esportivo visa a construção de um espaço físico, denominado Centro de Treinamento de Alto Rendimento, com uma estrutura para que a Seleção Brasileira possa vir a utilizar e que de amplas condições para a formação de atletas olímpicos a fim de representarem o pais em competições nacionais e internacionais, focado nos jogos olímpicos, especialmente os de 2016, aonde o Brasil será o pais sede. O centro de treinamento será focado no voleibol.

A estrutura será composta de um ginásio com capacidade para 2.500 pessoas, e comportará uma quadra poliesportiva que abrigara as modalidades de futsal, handebol, basquete, voleibol. Terá como escopo o aumento de rendimento esportivo e a formação de novos talentos. O complexo poliesportivo terá área construída de 7.363,84m².

Roberto Lunelli falou sobre a parceria com o Ministério e agradeceu o atendimento especial que o município tem recebido do Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete. “É um compromisso nosso para que todas as idades tenham acesso ao esporte. O esporte é a melhor ocupação e é uma aprendizagem que se leva para toda a vida. O que estamos fazendo é política pública, de geração de renda e de inclusão social. Vamos deixar a cidade planejada e alinhada para o futuro. A comunidade é que está decidindo o seu futuro”.

Apoio garantido

O Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves elogiou o projeto e parabenizou a prefeitura e as secretarias envolvidas. “É elogiável a visão de futuro tão bem colocada, tão bem estruturada que Bento Gonçalves apresentou. Um projeto bem planejado que pouco se vê, nem mesmo capitais brasileiras têm esta visão que vocês estão tendo. Já aprovamos recursos para diversas cidades, mas Bento Gonçalves é o melhor projeto que foi apresentado e é o que tem mais visão esportiva e está baseado numa tradição esportiva. Podem contar com o Ministério dos Esportes. Nosso próximo encontro vai ser no início das obras e vamos trazer o Ministro Orlando Silva” garantiu.

O Chefe de Assuntos Federativos e Parlamentares do Gabinete do Ministro dos Esportes, João Luiz dos Santos Santos também elogiou o projeto. “Concluo que se tivermos como modalidade apresentação de projeto teremos medalha de ouro para Bento Gonçalves. Estamos retribuindo a visita do Prefeito Lunelli, e hoje ficou afirmado que a vontade que ele demonstrou de ter este complexo vai ser uma realidade. A recepção que estamos tendo hoje com todos estes jovens atletas é elogiável e são um exemplo”.

O ex-jogador Paulão parabenizou o município pelos investimentos que serão feitos, não só em estrutura física, mas na vida de crianças, jovens e adultos que vão ter o esporte como uma atividade. “Tomei a liberdade de conversar com o técnico José Roberto Guimarães, único técnico bi-campeão olímpico comandando equipes masculinas e femininas da mesma modalidade, e convidei-o para fazer palestra de abertura do projeto e ele concordou” comunicou.

Paulão foi meio de rede da seleção brasileira que trouxe de Barcelona, em 1992, a primeira medalha olímpica de ouro para o Brasil, junto com o Tande, Marcelo Negrão, Giovane entre outros que foram consagrados como a geração de ouro do voleibol brasileiro.

Projeto

A noite contou com a apresentação do audiovisual que faz referência ao Projeto “Bento Vital”, elaborado pelo Departamento de Projetos da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. O projeto consta de um complexo onde vai ser construído um centro de treinamento com infraestrutura, focado no voleibol, com ginásio com capacidade de 2.500 pessoas e uma quadra poliesportiva que também vai poder ser usada por outras modalidades como vôlei, basquete, handebol e futsal. A quadra poliesportiva terá o tamanho oficial e o piso será semi flutuante e taraflex, encontrado nos principais ginásios do país, favorecendo o amortecimento, o deslize e o deslocamento dos atletas.

O ginásio contará ainda com uma academia de musculação, sala de ginástica, refeitório, vestiários, alojamento para 50 pessoas, salas para outras atividades, sala de aula , fisioterapia e fisiologia. Está prevista climatização moderna e aproveitamento dos meios naturais, aonde se buscará o melhor para a preservação do meio ambiente. A estrutura receberá crianças, adolescentes, jovens e adultos, com potencial de competição de todo o Brasil e de outros países se necessário.

A opção pelo voleibol como foco principal foi explicada pelo representante o Departamento de Projetos da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer Gian de Oliveira. “O voleibol iniciou fortemente na década de 70 e somos formadores de atletas que já representaram equipes nacionais e internacionais, além da convocação de jogadores para a base da seleção brasileira, somando ao fato de ficarmos 10 anos disputando a Superliga, levou a focar no voleibol” explicou.

O complexo vai contar com uma estrutura propícia para melhorar e aprimorar a qualidade dos atletas. Também vai ser um dos fornecedores de atletas que possam representar o Município, o Estado e Brasil em competições pelo mundo, sendo um centro de referência para o formação de outros núcleos para o Pais. O objetivo também é voltar a representar Bento Gonçalves em competições adultas na Superliga – com equipes feminina e masculino -, aprimorando os ensinamentos técnicos, táticos e psicológicos dos atletas e técnicos. Ainda se almeja ter mais de um atleta por categoria nas seleções brasileiras e profissionais capacitados para atuar com alto rendimento.

O Secretário Municipal da Juventude Esporte e Lazer, José Gava, falou que a ordem é dar esporte às crianças. “Em no máximo 40 dias, cerca de 2.500 crianças estarão sendo beneficiadas com projetos esportivos no município. O material já está chegando e vamos fazer um trabalho exemplar”.

Presenças

Marcaram presença no lançamento do Projeto Bento Vital a vereadora Neilene Lunelli Cristófoli, representando a Câmara de Veredores, a Secretária Geral de Administração e Governo, Eliana Passarin, a Secretária de Turismo,Ivane Fávero, a Diretora da Secretaria de Governo Cristiane Valim, o Engenheiro Civil Luis Filipe Pires Trevisan, a Arquiteta Luciana Cristina Mella da Silva, o Presidente do Clube Esportivo Oscar Cobalchini, Supervisor do Bento Vôlei Clemente Mieznikowski, Presidente do Bento Vôlei Edilmar Luchesi, equipes de vôlei feminina e masculino, representantes do rugbi, da BGF Futsal, do judô, da ginástica olímpica e de grupos da terceira idade.

Foto: Almir Dupont

FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário