segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bento pressiona para ter campus da UFRGS no município

Uma comitiva com mais de 100 pessoas de Bento Gonçalves marcou presença na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na quinta-feira, dia 28, na assinatura do protocolo de cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação dos Municípios da Associação da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O presidente da Amesne, prefeito Waldemar De Carli, e o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto assinaram protocolo destinado à instalação de um campus da universidade na Serra Gaúcha.

O ato foi marcado pela presença de autoridades regionais, incluindo o Prefeito Roberto Lunelli, a Secretária de Governo e Administração Eliana Passarin e a Vereadora Neilene Lunelli Cristofoli, que comandaram uma comitiva de alunos, diretores e professores de escolas, representantes de entidades, Delegados do Orçamento Participativo e imprensa de Bento Gonçalves. Estiveram presentes alunos das escolas Imaculada Conceição, Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves da Silva, Mestre Santa Bárbara e Maria Borges Frota, com o objetivo de reforçar o apoio endossado por 21 municípios para que o Campus da UFRGS seja instalado em Bento Gonçalves.

“Precisamos pensar regionalmente e vamos pressionar para que o Campus fique em Bento Gonçalves. Contamos com o apoio de 21 municípios que assinaram uma moção de apoio a Bento e vamos trabalhar para que isso aconteça” ressaltou Lunelli. A Vereadora Neilene Lunelli Cristofoli, que lidera o movimento pela UFRGS em Bento, reforça que o município tem a estrutura necessária e é preciso pensar, também, nas cidades “do outro lado da Ponte do Rio das Antas”.

Além da assinatura do protocolo, uma reunião definiu a realização de três audiências públicas Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis. Encontros em outras microrregiões não estão descartados e a Amesne pretende promover um seminário de debate, em Cotiporã, no final de maio para auxiliar no aprofundamento da questão. O vice-reitor Rui Vicente Oppermann, que atua na coordenação dos trabalhos de implantação das novas unidades da instituição, destacou que o próximo movimento é criar o comitê, a ser formado por entidades representativas dos mais diversos setores da sociedade, para aprofundar o debate sobre o modelo de campus que a região deseja. O encontro contou com a presença do Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, Vice-Reitor Rui Vicente Oppermann, os deputados federais Assis Melo (PcdoB), Pepe Vargas (PT) Manuela D'Ávila (PcdoB), a deputada estadual Marisa Formolo (PT), prefeitos da região e representantes de entidades estudantis.

O reitor da universidade, Carlos Alexandre Netto, explicou que a expansão já estava no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS. “É um desejo, vontade e coragem de levar a universidade para outras regiões. A extensão para a Serra está dentro da estratégia de desenvolvimento sustentável para a região, que está carente de ensino superior público” destacou.

FONTE:
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário