Uma comitiva com mais de 100 pessoas de Bento Gonçalves marcou presença na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na quinta-feira, dia 28, na assinatura do protocolo de cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação dos Municípios da Associação da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O presidente da Amesne, prefeito Waldemar De Carli, e o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto assinaram protocolo destinado à instalação de um campus da universidade na Serra Gaúcha.
O ato foi marcado pela presença de autoridades regionais, incluindo o Prefeito Roberto Lunelli, a Secretária de Governo e Administração Eliana Passarin e a Vereadora Neilene Lunelli Cristofoli, que comandaram uma comitiva de alunos, diretores e professores de escolas, representantes de entidades, Delegados do Orçamento Participativo e imprensa de Bento Gonçalves. Estiveram presentes alunos das escolas Imaculada Conceição, Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves da Silva, Mestre Santa Bárbara e Maria Borges Frota, com o objetivo de reforçar o apoio endossado por 21 municípios para que o Campus da UFRGS seja instalado em Bento Gonçalves.
“Precisamos pensar regionalmente e vamos pressionar para que o Campus fique em Bento Gonçalves. Contamos com o apoio de 21 municípios que assinaram uma moção de apoio a Bento e vamos trabalhar para que isso aconteça” ressaltou Lunelli. A Vereadora Neilene Lunelli Cristofoli, que lidera o movimento pela UFRGS em Bento, reforça que o município tem a estrutura necessária e é preciso pensar, também, nas cidades “do outro lado da Ponte do Rio das Antas”.
Além da assinatura do protocolo, uma reunião definiu a realização de três audiências públicas Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis. Encontros em outras microrregiões não estão descartados e a Amesne pretende promover um seminário de debate, em Cotiporã, no final de maio para auxiliar no aprofundamento da questão. O vice-reitor Rui Vicente Oppermann, que atua na coordenação dos trabalhos de implantação das novas unidades da instituição, destacou que o próximo movimento é criar o comitê, a ser formado por entidades representativas dos mais diversos setores da sociedade, para aprofundar o debate sobre o modelo de campus que a região deseja. O encontro contou com a presença do Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, Vice-Reitor Rui Vicente Oppermann, os deputados federais Assis Melo (PcdoB), Pepe Vargas (PT) Manuela D'Ávila (PcdoB), a deputada estadual Marisa Formolo (PT), prefeitos da região e representantes de entidades estudantis.
O reitor da universidade, Carlos Alexandre Netto, explicou que a expansão já estava no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS. “É um desejo, vontade e coragem de levar a universidade para outras regiões. A extensão para a Serra está dentro da estratégia de desenvolvimento sustentável para a região, que está carente de ensino superior público” destacou.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário