segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais de 78 mil visitantes na Festa e Feira dos Vinhos do Brasil

Vinho foi evidenciado na cultura e nos negócios em atrações para todos os gostos

A Fenavinho Brasil 2011 encerra hoje já deixando saudade. Em 10 dias, 78.677 visitantes passaram pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves atraídos por uma Festa e por uma Feira onde o vinho foi a estrela maior, estando presente em cada ambiente. Expositores satisfeitos com as vendas e um público encantado com a autenticidade e diversidade de atrações deixaram os organizadores com o sentimento de dever cumprido.

O presidente João Strapazzon comemora os resultados. “Fizemos uma Fenavinho Festa com a cara da nossa gente e uma Fenavinho Feira com a cara do Brasil. Aqui, todos que nos visitaram encontraram o melhor da produção nacional de vinhos, o sabor da nossa agroindústria, a alegria do homem do interior, o talento de nossos artistas e a farta gastronomia. Para nossa satisfação, nossos públicos – expositores e visitantes – aprovaram este formato, o que nos deixa muito felizes”, destaca. Strapazzon, que segue na presidência até agosto de 2012, adianta que encerrados os trabalhos desta edição será dado início ao planejamento da Fenavinho Brasil 2013.

Incremento nas vendas

As 90 vinícolas expositoras comemoram com bons goles o resultado das vendas. Elas comercializaram 80.789 garrafas de vinhos, espumantes e suco de uva, um acréscimo de 20% em relação a edição anterior (67.500 garrafas). O Projeto Comprador também agradou as vinícolas, assim como os compradores. Nos três dias – 4, 5 e 6 – 35 vinícolas estiveram negociando com 32 compradores de 10 estados brasileiros. O resultado é uma expectativa de negócios de R$ 1,2 mi.

Do total de vinícolas participantes, 30% concretizaram negócios na rodada. Os 70% restantes estabeleceram contatos preliminares com grande possibilidade de negócios, o que resultou na satisfação de 80% das vinícolas conforme pesquisa desenvolvida pelo Sebrae ao término do evento. O projeto também foi aprovado pelos compradores com 100% de satisfação. Cada vinícola teve a oportunidade de negociar com 90% dos compradores, o que resultou em 1.000 reuniões nos três dias.

Degustando vinho

Muito concorridos foram os cursos de degustação de vinhos que em 17 sessões reuniram 620 participantes. No centro da cidade, o vinho encanado manteve viva a tradição que acompanha a Fenavinho desde 1967. Foram comercializados no local 13.800 taças de suco de uva e 5.600 taças de vinho (tinto e branco).

A exemplo de edições anteriores, as vinícolas ofereceram vinho e espumante para degustação nos estandes, permitindo que o visitante pudesse provar de produtos de diferentes procedências, além de conferir na taça a qualidade dos vinhos do Brasil.

Os sabores da Festa

Passam-se os anos, renovam-se os formatos do evento, mas a cultura regional continua sendo um dos pontos altos do evento. Um exemplo disso é a agroindústria, que repetiu o sucesso de edições anteriores. Quem passou pelo local foi atraído pelo aroma do pão saindo do forno, pelo queijo, pela copa e o salame, a torta tirolesa, o grostoli, as geleias, entre outros, um convite impossível de ser recusado. Tanto é verdade que o espaço se manteve lotado durante toda Fenavinho. Foram vendidos no local 7.500 pães caseiros e outros 19.500 pequenos, além de 2 mil tortas tirolesas, 6.200 unidades de salame e 920 formas de queijo.

A harmonização perfeita do vinho com a gastronomia foi mais um dos diferenciais da edição. Da comida com o tempero da nona, passando pelo porco no rolete e o costelão campeiro, até chegar a alta gastronomia, a Fenavinho Brasil 2011 montou um menu de opções para todos os gostos. A grande inovação foram os jantares harmonizados com chefs como Roberta Sudbrack, Junior Paz, Franco Giolli, o português Luís Américo Aguiar de Moura Rodrigues Teixeira e o sushimen Maguil Tadashi Korogui.

Cardápio cultural

O espetáculo cênico ‘Dormi, Sogna, Piccolo Amor Mio’ emocionou, levando o público às lágrimas. A saga da imigração italiana foi contada sob a ótica das crianças versando entre a fantasia e a realidade. Nas 11 apresentações, cerca de 8 mil pessoas assistiram ao espetáculo.

Mais de 600 apresentações em três palcos e um coreto, além de uma esquete itinerante formaram um verdadeiro arrastão cultural. A interação com os visitantes foi constante, sendo conduzida pelos próprios artistas, todos talentos da região. A Vila Típica com suas expressões, o bodegão com seus jogos típicos, a Praça das Artes com seu ateliê ao vivo, entre outros, completaram a área cultural.

DIRETORIA EXECUTIVA FENAVINHO BRASIL 2011

Presidente – João Strapazzon
Vice-presidentes
Gestão - Marcos Fracalossi
Mercado – Daniela Salton
Cultural - Marcos Dytz Piccoli
Serviços – Gilberto Durante
Agroindústria – Inês Fagherazzi Bettoni
Vinícola – Antônio Czarnobay
Industrial – Dario Crespi

FONTE: ConceitoCom

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