A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria da Saúde promove na quarta-feira,11, às 14h, no salão Nobre da Prefeitura, a abertura do Programa de Humanização do Pré-Natal.O evento, que acontece todos os anos, serve como estímulo às gestantes que participam do PIM e fazem o pré-natal na rede pública de saúde, pois os berços são sorteados às participantes das atividades. Os berços são doados pela empresa Multimóveis, em uma parceria entre a prefeitura e a empresa. A cada ano, são 24 berços e colchões doados pela empresa aos dois programas PHPN e PIM para serem repassados às participantes.
Programa de Humanização do Pré-natal
A mortalidade materna é uma das maiores preocupações das autoridades de saúde no Brasil. Complicações na gestação, no parto e puerpério aparecem com destaque como uma das dez primeiras causas de morte nas mulheres.
Segundo o Ministério da Saúde, 92% destes casos poderiam ser evitados.Com a proposta de qualificar a atenção ao pré-natal, prevenindo mortalidade materna e infantil, através de uma assistência humanizada para a mãe e o bebê, o Ministério da Saúde criou o PHPN – Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimentos.
O município de Bento Gonçalves com a média anual de 1200 nascimentos aderiu a este Programa em setembro de 2002 e oferece às gestantes consultas médicas e exames, bem como um espaço de orientação e acolhida, através dos grupos de gestantes.
Atualmente 867 gestantes são atendidas somente pela Rede Pública Municipal.Para que o PHPN atinja seus objetivos, contribuindo para a saúde e bem estar da gestante e do bebê são necessários a participação e comprometimento da gestante.
O ideal é iniciar o Pré Natal o mais cedo possível (antes dos 120 dias de gestação), e seguir realizando as consultas e exames solicitados. O Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo 06 consultas pré-natais e uma no puerpério (em até 42 dias após o parto).
FONTE: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário