sexta-feira, 13 de maio de 2011

Diretor italiano chega à Bento para acertos de seu novo filme


"O céu sobre mim", de Gian Vittorio Baldi, terá como cenário o Caminhos de Pedra, rota turística de Bento Gonçalves, e o Deserto do Atacama, no Chile

Nesta sexta-feira, 13 de maio, Bento Gonçalves recebe, mais uma vez, a visita do cineasta italiano Gian Vittorio Baldi, diretor do filme “O céu sobre mim”, que será gravado no Caminhos de Pedra, rota turística de Bento Gonçalves, e o Deserto do Atacama, no Chile. Baldi desembarcou no Rio de Janeiro na terça-feira, dia 11, onde tem agendado reuniões com João Candido Portinari, filho do pintor Candido Portinari, e com a astrônoma brasileira Daniela Lazzaro – pessoas que estão colaborando com informações e conteúdo para a obra, que será produzida pela Spaghetti Filmes. Em Bento Gonçalves, o cineata permanecerá até o início de junho, para definir o início das gravações, que deverão iniciar no próximo mês. A produção conta com o apoio da Secretaria de Turismo (SEMTUR) e Bento Film Comission.

O cineasta

Baldi tem uma ampla carreira cinematográfica e é um dos remanescentes da geração que criou o neorealismo italiano. O cineasta já produziu 200 curtas e 28 longa-metragens, dentre os quais estão filmes de Robert Bresson, Jean-Luc Godard e Pier Paolo Pasolini. Além disso, Baldi recebeu cerca de 100 reconhecimentos em todo o mundo: 2 Leões do Festival de Veneza, uma indicação ao Oscar, o Nastro D'Argento (Associação dos Jornalistas e Críticos Italianos) e o Grolla D'Oro. 

No Festival de Berlim do ano de 2003 os críticos alemães consideraram o seu filme Fuoco!, um dos 5 melhores da história do cinema italiano entre os anos 60 e 70.

 Em junho de 2006, ganhou uma retrospectiva no Midnight Sun Film Festival (Lapônia) e em 2009 foi homenageado na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O Céu Sobre Mim

Conta a história de Gregório Ricci Curbastro, um astrônomo de origem italiana, que vive isolado no interior do Brasil. Ao se aproximar do término da vida, faz um balanço da sua existência. Gregório busca explicações para o fracasso com as mulheres e com os filhos. Também questiona o futuro da humanidade com base em um estudo, o qual aponta que em 2036 o asteróide Apóphis pode atingir o Planeta Terra.


FONTE:
Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário