sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Capacitando para a produção de uva em regiões tropicais

Curso realizado pela Embrapa, em Jales (SP), reuniu técnicos e produtores do Rio de Janeiro e do Paraná

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) segue capacitando profissionais para a produção de uva Brasil afora. De terça, 26, a quinta-feira da semana passada, 28 de julho, a Estação Experimental de Viticultura Tropical (EVT) da Embrapa Uva e Vinho realizou em Jales (SP) o Curso sobre o cultivo da videira em Regiões Tropicais. Participaram do aperfeiçoamento, que contou com atividades junto à Estação e visitas a produtores, 15 pessoas. Compunham o público professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pesquisadora e técnico do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e produtores de uva de mesa do norte fluminense, os quais cultivam, inclusive, BRS Clara, variedade desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho.
O coordenador do curso, pesquisador da EVT Reginaldo Teodoro de Souza, informa que foram abordadas técnicas de manejo, envolvendo aspectos como sistema de condução, fitossanidade, irrigação, cultivares com e sem sementes e uvas finas e rústicas para consumo in natura e processamento. Também foram tratados tópicos em ecofisiologia da cultura, para atender a especificidades do público, com características acadêmicas.
Gratuito, o treinamento ocorreu em função de demanda manifesta pela UFRRJ, detalha Souza. De acordo com ele, os participantes manifestaram-se positivamente em relação à realização, a ponto de solicitarem que o aperfeiçoamento venha a ser também ministrado no Rio de Janeiro, para a pós-graduação da Universidade Federal Rural, e na região Oeste do Paraná.
O curso foi organizado pela EVT, com o apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e da Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura (Anpef).


LEGENDA - Aperfeiçoamento contou com visitas a propriedades produtoras.
CRÉDITO - Foto/EVT Embrapa Uva e Vinho
*******
Giovani Capra, jornalista - DRT/RS 9.925
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário