sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Debate sobre doenças das plantas reunirá mais de mil pessoas em Bento Gonçalves

44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, que acontece de 14 a 19 de agosto, contará com quase 50 conferencistas, do Brasil e exterior

Fitopatologia, ou a ciência que estuda as doenças das plantas. É em torno deste tema que mais de mil pessoas estarão reunidas, de 14 a 19 de agosto, em Bento Gonçalves (RS). No período, no Parque de Eventos do município, acontece o 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia.
O evento contará com 46 conferencistas – 31 brasileiros e 15 estrangeiros –, que esmiuçarão os principais tópicos da fitopatologia na atualidade. Pesquisadores, professores universitários, engenheiros agrônomos, técnicos e estudantes são esperados para o Congresso, para o qual, até terça-feira, dia 2, havia 1.230 inscritos.
Ferramentas para redução das perdas em pós-colheita de frutas, Monitoramento da resistência de fungos a fungicidas e Inovação em controle químico são alguns dos temas a serem abordados, por cientistas das mais diversas nacionalidades, em mesas-redondas, das quais estão programadas 17. Palestras, mini-cursos, apresentações orais (96) e exposições de pôsteres (1.206 destes) são outras das atividades programadas.
O Congresso contará, ainda, com feira tecnológica, mostra de aplicações computacionais para fitopatologia e visitas técnicas a pomares de maçã, em Vacaria, além do lançamento de livros.
O 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia é uma promoção da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, com realização pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Proterra Engenharia Agronômica. São apoiadores Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri) e as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal de Santa Catarina (UFSC), Federal de Santa Maria (UFSM), de Passo Fundo (UPF), do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Federal de Pelotas (UFPel). O evento conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações – sobre programação, inscrições e outros detalhes – em http://www.fito2011.com.br.


******
Giovani Capra, jornalista - DRT/RS 9.925
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário