terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conhecimento prático, a demanda maior do agricultor

Reflexão sobre as reais necessidades do produtor marcou a abertura do 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, ontem, em Bento Gonçalves

O que o agricultor quer é praticidade, conhecimento que se possa aplicar objetivamente: saber se deve ou não efetuar algum procedimento e quando fazê-lo. Nesse processo, entretanto, tem havido um ‘hiato’ entre a geração da tecnologia, pela pesquisa, e o seu repasse a quem irá transferi-la de fato ao produtor, a área de extensão/assistência técnica.
Foi nesse sentido a reflexão lançada, na palestra de abertura do 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, ontem, 14, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, pelo gestor técnico da Cooplantio – uma das principais cooperativas de grãos do Brasil –, Dirceu Gassen. “Não estamos formando uma cultura de transferência de tecnologia”, disse ele, anotando que o problema se dá em função de, no Brasil, não ser habitual a remuneração, de parte do agricultor ao extensionista, pelo conhecimento – o que, segundo Gassen, acontece em países de agricultura desenvolvida. “É preciso um perfil de comunicação mais eficiente”, assinalou ele. “Afinal, rentabilidade é proporcional à quantidade de conhecimento aplicada por hectare”.
O 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia – a ciência que estuda as doenças das plantas – segue até sexta-feira, 19. Mais de 1,2 mil pessoas, entre pesquisadores, professores universitários, engenheiros agrônomos, técnicos e estudantes, estão inscritas para o encontro científico, que conta com 47 conferencistas (32 brasileiros e 15 estrangeiros, totalizando dez nacionalidades).
Ferramentas para redução das perdas em pós-colheita de frutas, Monitoramento da resistência de fungos a fungicidas e Inovação em controle químico são alguns dos temas a serem abordados no Congresso, em mesas-redondas, das quais estão programadas 17. Palestras, mini-cursos, apresentações orais (96) e exposições de pôsteres (1.206 destes) também estão programadas. O evento contará, ainda, com feira tecnológica, mostra de aplicações computacionais para fitopatologia e visitas técnicas a pomares de maçã, em Vacaria, além do lançamento de livros.

O Congresso é uma promoção da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, com realização pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri), Proterra Engenharia Agronômica, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mais informações – sobre programação, inscrições e outros detalhes – em http://www.fito2011.com.br.



Foto/Giovani Capra/Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário