quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia do Desafio 2010 incentivará prática de atividade física em 442 múnicipios gaúchos


Neste ano, a atividade organizada pelo Sesc conta com a participação de 89% dos municípios gaúchos

O Sesc/RS, em parceria com 442 prefeituras, promove na próxima quarta-feira (26/5) uma extensa programação de incentivo à prática de atividades físicas no Estado. Na data, acontece o Dia do Desafio 2010, uma grande mobilização em prol da qualidade de vida que envolverá 3.397 cidades em 20 países do Continente Americano. No Rio Grande do Sul, os 442 municípios equivalem a 89% das cidades gaúchas. Isso faz do Estado o segundo em participação, atrás apenas de São Paulo.

“A resposta da comunidade gaúcha ao evento foi bem representativa. Em 2010, teremos o acréscimo de 37 cidades participantes - com relação ao ano anterior. Isso mostra que estamos no caminho certo e que estamos levando cada vez mais qualidade de vida para os cidadãos do Estado”, afirma o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia.

O evento, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Em sorteio no início do mês, ficou definido que Porto Alegre enfrentará Houston (EUA). Os principais confrontos seguem abaixo. No site www.sescsp.com.br/diadodesafio é possível consultar todos os competidores.

As cidades que participam do evento recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Já as instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação.

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini. O apoio é da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e do Governo do Estado. Outras informações podem ser obtidas nas 39 Unidades Operacionais do Sesc, nos 21 Balcão Sesc/Senac ou ainda através do site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

SOBRE O SESC/RS - Com 63 anos de atuação, o Sesc/RS tem como objetivo principal a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e da comunidade em geral. No Rio Grande do Sul, o Sesc é um dos braços operacionais do Sistema Fecomércio-RS e está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.

SOBRE O DIA DO DESAFIO

:: HISTÓRICO::

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

Era um convite para exercitar o corpo e o início de um grande projeto. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Na ocasião, participaram 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio vem sendo realizado desde 1997. Em 2006, a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do deputado estadual Giovani Cherini, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado. Atualmente, o RS é o segundo estado brasileiro com o maior número de participantes.


:: COMO FUNCIONA ::

Os municípios gaúchos interessados em participar do Dia do Desafio 2010 se inscreveram, por meio das prefeituras, junto às Unidades Operacionais do Sesc no Estado. No dia 3 de maio, os 442 inscritos gaúchos conheceram seus concorrentes por meio de um sorteio eletrônico realizado em São Paulo. Para o sorteio, as cidades foram divididas em sete categorias, por número de habitantes. Para os municípios brasileiros, foi considerado o número oficial disponibilizado pelo IBGE. Nas demais, o número oficial de habitantes foi fornecido pelos órgãos municipais responsáveis pelo evento.

:: OS PRINCIPAIS CONFRONTOS DO DIA DO DESAFIO 2010 ::

ALEGRETE (BRASIL) X NAHUALÁ(GUATEMALA)
ALVORADA X VILLA DE ÁLVAREZ (MÉXICO)
BAGÉ (BRASIL) X SANTA CLARA (CUBA)
BENTO GONÇALVES (BRASIL) X SOLOLÁ (GUATEMALA)
CACHOEIRA DO SUL (BRASIL) X GOICOECHEA (COSTA RICA)
CACHOEIRINHA X SAN LUÍS RÍO COLORADO (MÉXICO)
CAÇAPAVA DO SUL X BUCHIVACOA (VENEZUELA)
CARAZINHO (BRASIL) X GUAIMARO (CUBA)
CAXIAS DO SUL (BRASIL) X GUATEMALA (GUATEMALA)
CRUZ ALTA (BRASIL) X FERREÑAFE (PERU)
DOM PEDRITO X JULIO ANTONIO MELLA (CUBA)
ERECHIM (BRASIL) X ACHAGUAS (VENEZUELA)
FREDERICO WESTPHALEN X ARAYA (VENEZUELA)
GRAVATAÍ (BRASIL) X LOS TEQUES (VENEZUELA)
GRAMADO (BRASIL) X JALPATAGUA (GUATEMALA)
GUAÍBA X SAN FELIPE (VENEZUELA)
IJUÍ (BRASIL) X PAZ CASTILLO (VENEZUELA)
JAGUARÃO X OCUILÁN (MÉXICO)
LAJEADO (BRASIL) X SIERRA DE IMATA (VENEZUELA)
LAGOA VERMELHA X SAN JUAN DE NEPOMUCENO (COLÔMBIA)
NOVO HAMBURGO (BRASIL) X NAUCALPAN DE JUÁREZ (MÉXICO)
OSÓRIO X JATIBONICO (CUBA)
PALMEIRA DAS MISSÕES X TEPEAPULCO (MÉXICO)
PASSO FUNDO (BRASIL) X CUATITLAN IZCALLI (MÉXICO)
PELOTAS (BRASIL) X GIRARDOT (VENEZUELA)
RIO GRANDE X CIEGO DE ÁVILA (CUBA)
SANTA CRUZ DO SUL X JALAPA (GUATEMALA)
SANTA MARIA X EL ALTO (BOLÍVIA)
SANTA ROSA X VILLA BRUZUAL (VENEZUELA)
SANTANA DO LIVRAMENTO X ZEA (VENEZUELA)
SANTO ÂNGELO X DIEGO IBARRA (VENEZUELA)
SANTIAGO X TRINIDAD (CUBA)
SÃO LUIZ GONZAGA X MINAS (CUBA)
SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ X MINAS DE MATAHAMBRE (CUBA)
SÃO BORJA X CADEREYTA JIMÉNEZ (MÉXICO)
SÃO LEOPOLDO X TOTONICAPÁN (GUATEMALA)
TAQUARA X SAN JOSÉ ITURBIDE (MÉXICO)
URUGUAIANA X VILLA CANALES (GUATEMALA)
VACARIA X PUERTO VIEJO DE SARAPIQUÍ (COSTA RICA)
VENÂNCIO AIRES X VILLA VICTORIA (MÉXICO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário