segunda-feira, 10 de maio de 2010

Programação mês de maio do SESC - Cultura por toda parte

Mostra Cine-Brasil


Sessões aos domingos, às 19:30, no auditório do SESC de Bento Gonçalves. Entrada franca.


Filme: Lavoura Arcaica
Dia: 09 de Maio, domingo
Gênero: Drama
Duração: 171 min
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Classificação etária: 14 anos

Sinopse: A história começa com dois irmãos que se encontram num quarto de pensão. O mais velho, Pedro, está ali para buscar André, o mais moço- o filho arredio, para que retorne ao lar.
Através das lembranças de André ficam claras as razões de sua partida: entre o jugo da lei paterna e o sufocamento da ternura materna, a impaciência atinge seu grau insuportável. Memórias da infância se confundem com o passado recente, justificando sua fuga.
O corpo e a alma de André reclamam por seus direitos, e ele os exerce contra todas as leis, apaixonando-se pela própria irmã, a belíssima Ana. Consumado o incesto, André abandona a casa paterna refugiando sua paixão em bordéis, enquanto Ana faz da capela da fazenda seu abrigo. Num momento de delírio ele confidencia toda sua perdição ao irmão. Ele havia desobedecido os severos preceitos do Pai, traduzidos em severos sermões sempre ditos à mesa onde estão também a Mãe, o caçula Lula e as outras três irmãs, Rosa, Huda e Zuleika.
A rebeldia e o delírio de André marcam irremediavelmente os outros membros da família; a Mãe, que já não é a mesma após sua partida é como se tivesse perdido a própria vida. Com o retorno de André, Rosa, Huda e Zuleika se desdobram em carinhos alegres não se esquecendo de preveni-lo quanto à mãe, devorada pela dor causada pela ausência do filho amado.
Uma intensa emoção marca esse retorno: André é recebido pelo Pai, que o acolhe com um beijo, em toda sua majestade rústica. Ana se refugia na capela, surgindo apenas na festa que é preparada para celebrar a volta do irmão: está exuberante, coberta com as quinquilharias mundanas dos bordéis, guardadas numa caixinha que André havia dado a Pedro quando de seu retorno. Dança desvairada e febril, atraindo a atenção de todos. É quando Pedro, transtornado com o comportamento da irmã, faz ao Pai a sombria revelação do envolvimento amoroso de Ana e André. Este reage com uma explosão impossível de ser contida, seu rosto adquirindo uma expressão tenebrosa, que antecipa a tragédia que está por vir.
Com o alfange ao alcance da mão parte em direção à menina com a força de sua ira, atingindo-a de um só golpe. Recusando qualquer consolo, a mãe passa a carpir em sua própria língua um lamento milenar que corre até hoje a costa pobre do Mediterrâneo: a dor arenosa do deserto.

Filme: Cidade Baixa
Dia: 16 de Maio, domingo
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Sérgio Machado
Classificação etária: 18 anos

Sinopse: Deco e Naldinho ganham a vida fazendo fretes e aplicando golpes a bordo de um barco. Quando conhecem a stripper Karinna, os dois se apaixonam por ela e iniciam uma vida a três. Ciúmes desgastam a relação, e os três se separam, mas não conseguem ficar sozinhos. Eles se reaproximam e se deparam com um caminho sem volta.

Filme: Eles não usam Blacktie
Dia: 30 de Maio, quarta-feira
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: Debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. O filme situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, Eles não Usam Black-Tie cativou o público e a crítica, e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Venezuela de 1981.


SESC Bento Gonçalves - (54)34526103

Nenhum comentário:

Postar um comentário