quinta-feira, 6 de maio de 2010

“Frio, livros e vinhos. Nada melhor!” - Abertura da 25ª Feira do Livro



"Frio, livros e vinhos. Nada melhor!” disse o prefeito Roberto Lunelli, ao falar do momento literário que envolve os bento-gonçalvenses. Assim, a 25ª Feira do Livro foi recebida por aproximadamente 200 pessoas, que acompanharam a cerimônia de abertura, no final da tarde da quarta-feira, dia 5, na Praça Walter Galassi.

O presidente da Associação os Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), Athos Antônio Filippon, ressaltou a felicidade sentida por ele, assim como por todos os associados, ao ser escolhido, neste ano, como a entidade Amiga do Livro. “Esse título representa uma queda de tabus para os deficientes visuais. Estamos muito felizes de fazer parte dessa grande feira literária”, ressalta.

“No momento em que o país está à beira de ocupar seu lugar no mundo, falta a gente colocar à frente dessa caminhada a educação. Se botarmos a educação à frente dessa caminhada, nós seremos a maior nação do mundo. Eu sou apenas um soldado, mas estou junto com vocês nessa luta”, destacou Tabajara Ruas, ao falar da emoção de ser convidado como patrono da feira.

O presidente da Fundação Casa das Artes, Juliano Volpato, trouxe duas boas notícias para comemorar a abertura da feira. No ano em que a Biblioteca Pública Castro Alves completa sete décadas, inicia-se o projeto de uma sede própria para a instituição. “É uma vergonha que uma biblioteca com 70 anos continue pagando aluguel”, comenta. A novidade emocionou os colaboradores que fazem parte dessa trajetória. Além disso, na próxima semana, segue para votação na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves o repasse de R$ 300 mil para o fundo municipal de cultura. “O nosso trabalho é fazer eventos culturais e não asfalto. A gente precisa fazer cultura e isso é sempre mais difícil”, completa Volpato.

Dona Literata Matarazzo Assis de Alcântara, avó da Fe, ficou comovida com as notícias do futuro secretário de Cultura e subiu ao palco para mostrar suas exuberantes curvas e convidar a todos que se envolvam nesta maravilhosa festa literária junto com a Fe. Ao mostrar a “baby look” que recebeu de presente do coordenador da feira, Pedro Junior da Fontoura, a simpática senhora falou da necessidade de um tamanho que valorizasse mais seu corpo – um tanto quanto avantajado – e revelou que usaria a peça para enxugar as lágrimas proporcionadas pela emoção de acompanhar a neta no momento em que completa seu 25ª aniversário.
Para o prefeito Roberto Lunelli, os bento-gonçalvenses, assim como a Dona Literata, também adotaram essa netinha, a Fe, que hoje completa seus 25 anos. Após a interpretação do Hino Rio-grandense, com Clênio Bibiano da Rosa, Lunelli conduziu os presentes para a visita oficial entre os corredores da Feira.

Recital e talk-show

Ainda na noite de quinta-feira, após a abertura, ocorreu recital poético com integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), emocionando o público presente. A atividade faz parte do projeto Luzes da Leitura. Após, o patrono Tabajara Ruas participou de talk-show também no palco da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário