terça-feira, 13 de julho de 2010

Bento Gonçalves rumo a Copa de 2014

Sete hotéis já assinaram contrato com a FIFA. Município trabalha para se confirmar como sub-sede da Copa no Brasil

Bento Gonçalves está na rota da Copa do Mundo de 2014. Sete hotéis da cidade já fecharam contrato com a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), estando credenciados a receber hóspedes no período de 15 de maio a 15 de agosto de 2014. Antes mesmo de terminar a Copa de 2010, a notícia já movimentava os bastidores do trade turístico, já prevendo os benefícios que a região seguramente terá com o evento. Enquanto isso, o Município entra em campo e joga pra valer. O time está escalado, cumprindo todas as etapas para garantir que a cidade venha a se confirmar como sub-sede da Copa no Brasil.

Os empreendimentos (Dall’Onder Grande Hotel, Dall’Onder Vittoria Hotel, Farina Park Hotel, Hotel & SPA do Vinho, Hotel Villa Michelon, Villa Valduga e Zamek Hotel Boutique) assinaram contrato com a Match Services, empresa com sede em Zurique, na Suíça, responsável por serviços como o da hospedagem na Copa do Mundo. Nem todos os hotéis fizeram bloqueio total. Mesmo assim, a reserva chega a 400 apartamentos para os três meses.

Se os hotéis hospedarão equipe técnica, dirigentes da FIFA, imprensa ou uma equipe, isso somente será confirmado em 2013. O que importa é que o município já está bem adiantado na disputa, cumprindo suas obrigações e mostrando que possui estrutura para atender as normas da Federação.

”O momento é de preparação e trabalho conjunto”, destaca o presidente do Bento Convention Bureau (BCB), Gilberto Durante. Ele esclarece que o BCB está trabalhando em parceria com a Federação, através dos outros quatro Conventions gaúchos, e a Confederação dos Conventions, divulgando o Rio Grande do Sul e, consequentemente, Bento Gonçalves, em eventos realizados em todo o país e no exterior. “Precisamos aproveitar o fluxo de turistas que visitam as diversas regiões brasileiras”, ressalta.

Uma das preocupações do BCB é a qualificação dos profissionais que atuam no trade. Neste sentido, está sendo intensificada a realização de cursos, palestras e treinamentos, seja de serviços, seja de idiomas. “O Bento Convention Bureau tem o papel de promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a região seja reconhecida como um destino com atendimento de qualidade”, assegura o presidente. As ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS).

Cumprindo exigências
Segundo a secretária de Turismo, Ivane Fávero, todas as etapas exigidas pela FIFA estão sendo cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. A sinalização turística, por exemplo, em fase de execução, acaba de receber uma injeção de mais de R$ 500 mil, através do Ministério do Turismo. “A verba será suficiente para concluir os trabalhos neste item”, garante a secretária, que esteve em Brasília, junto com o prefeito Roberto Lunelli e a deputada federal Maria do Rosário, para garantir o investimento.

Outras obras se fazem necessárias na cidade, conforme documento da Copa. Uma delas é a duplicação da rodovia RSC 470, além da melhoria do acesso ao Estádio Vinhedos, do Clube Esportivo. As ações estão sendo desenvolvidas com o envolvimento de todas as Secretarias Municipais, mas não se restringem apenas a Bento. A ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho em mil metros, por exemplo, é mais uma das necessidades apontadas.

Durante a realização da Copa de 2010, Bento Gonçalves, através da Famurs, já esteve desenvolvendo ações na África do Sul. Tomando a dianteira em relação a outros municípios, os trabalhos aqui iniciaram ainda no ano passado com a criação do Comitê da Copa 2014, tratativas junto a Prefeitura de Porto Alegre e ao Governo do Estado, diversas visitas estratégicas e o convite para que o executivo da Match viesse conhecer a cidade, sendo esta ação intermediada tanto pela Secretaria de Turismo quanto pelo SHRBS.

Toda oferta, com informações sobre infraestrutura, serviços e possibilidades, já foi apresentada à FIFA e ao Governo do Estado em documento oficial enviado pelo município.

Hotéis credenciados

Dall’Onder Grande Hotel
Dall’Onder Vittoria Hotel
Farina Park Hotel
Hotel & SPA do Vinho
Hotel Villa Michelon
Villa Valduga
Zamek Hotel Boutique

Nenhum comentário:

Postar um comentário