segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bento possui a maior proporção de veículos por habitante do RS

Dados publicados pelo Jornal Folha de São Paulo no último dia 18 indicam que Bento Gonçalves possui a maior proporção de veículos por habitante do RS, com 56,5 veículos para cada 100 habitantes.
Os dados foram mapeados a partir do cadastro do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito. Em nível de Brasil, a nossa cidade ocupa a 28ª posição e está à frente das cidades gaúchas de Caxias do Sul que ocupa 34ª a nível Nacional e 2ª ranking gaúcho e Santa Cruz do Sul que aparece em 46ª a nível Brasil e 3ª no ranking do Rio Grande do Sul.
No município, são 59,5 mil veículos automotivos, sendo 37 mil automóveis, 10 mil motocicletas, 5,7 mil caminhonetes; 3,7 mil caminhões além de ônibus, micro ônibus e outros. Esses números, na prática, são maiores devido o grande número de veículos que trafegam na cidade licenciados em outras localidades, tanto devido ao número de turistas quanto de transportadores de cargas.
O de elevado número de veículos, aliado à topografia acidentada que dificulta as ligações viárias e ruas centrais com bitolas pequenas, exige um esforço ampliado para as soluções do trânsito em Bento Gonçalves e preservação da Segurança Pública. Adicionalmente, as obras de duplicação da RSC 470 e RSC 453 irão produzir novos impactos sobre a vida da cidade.

Prefeitura investe em projetos de mobilidade urbana

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, já está realizando a gestão integrada das questões de mobilidade, obras de grande vulto e segurança pública sob a coordenação do titular da pasta, Heber Moacir dos Santos. Nos próximos dias, o Prefeito Roberto Lunelli encaminhará à Câmara de Vereadores projeto de Lei que transformará a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos em Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana para centralizar estas ações. Além disso, será implementado o sistema binário de ligação leste-oeste, interligando a entrada da cidade pela RSC 470 (Pipa Pórtico) com a RSC 444 parte leste, no Bairro Fenavinho.
O próximo passo será a ligação norte-sul, que compreende as avenidas São Roque, Guilherme Fasolo, Osvaldo Aranha, 10 de Novembro e Nelson Carraro. Ainda nesta semana deverá ser publicado o edital para os trabalhos de recuperação asfáltica destas vias e logo após será realizada a pintura e a troca de sinalização.
Serão implementadas ainda mudanças em diversas vias da cidade, compreendendo nova sinalização horizontal e vertical e algumas mudanças de sentido de tráfego, que segue o projeto realizado em 2008 pela Empresa Via 11, especialmente contratada para realização do trabalho técnico.

Educação no trânsito

Conforme Heber Moacir, além do relevo e o grande número de veículos o desafio para maior segurança no trânsito em Bento passa também por uma postura positiva dos motoristas em relação ao trânsito. A secretaria elabora um amplo programa de Educação para o Trânsito, atuando como indutora de ações em toda a Sociedade buscando conscientizar os motoristas da importância de suas ações para um trânsito seguro e de valorização da vida.

Plano de mobilidade urbana

Com o objetivo de realizar novas propostas de trafegabilidade e preparar a cidade para o futuro, outro importante projeto da Secretaria é a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Estudos técnicos compreenderão todas as questões voltadas à mobilidade local: Vias de interligação; acessibilidade universal principalmente às pessoas com restrição de mobilidade como idosos, gestantes, portadores de deficiência física, visual, auditiva e um amplo planejamento para democratização dos espaços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário