quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dall'Onder recebe maior competição de xadrez do continente


O Dall'Onder Grande Hotel de Bento Gonçalves recebe, a partir do próximo domingo, dia 1º, a maior competição de xadrez do continente. O Panamericano da Juventude reúne mais de 500 atletas, com idade entre 5 e 18 anos, de 15 países. Os jogos ocorrem no Centro de Eventos Pinot até o dia 8 de agosto. A competição é realizada anualmente e serve como classificatória para o mundial de xadrez até 18 anos, que em 2010 será realizado na cidade grega de Eraclio.

Serão mais de 250 tabuleiros para receber os enxadristas, que devem estar em sua totalidade no Dall'Onder até o domingo. Apenas do Peru – maior delegação – são esperados mais de 100 jogadores. Na segunda-feira, dia 2, está programado um congresso técnico, que antecede a competição, com início às 17h.

“Nós optamos por Bento Gonçalves e pelo Dall'Onder devido a estrutura. Encontramos aqui espaço para competição e uma enorme capacidade para hospedagem, fazendo com que competidores, acompanhantes e organizadores fiquem hospedados nos três hotéis da rede”, afirma o Darcy Lima, um dos oito enxadristas brasileiros com título de Grande Mestre e organizador da competição. Lima ainda é membro da Federação Internacional de Xadrez e foi capitão da equipe brasileira no último mundial, realizado na Turquia.

O mesmo evento já havia sido realizado em Bento Gonçalves no ano de 2000, quando teve grande sucesso, o que gerou sua repetição em 2010. O objetivo, a partir de agora, é tentar atrair o Mundial de Xadrez de 2011, que será realizado no Brasil, e que ainda não tem cidade definida.

Como será a disputa
No Panamericano de Xadrez todos os competidores jogam ao mesmo tempo em suas respectivas categorias. Na segunda rodada, vencedores jogam entre si, ocorrendo o mesmo com perdedores e com quem empatou seu jogo. A sistemática se repete até o final do torneio, sempre com jogos entre atletas que obtiveram resultados iguais na rodada anterior. No final, quem somar mais pontos é declarado campeão.

Horários de competição
Domingo, dia 1: chegada, recepção e inauguração – 9h às 18h
Segunda, dia 2: competição – 17h
Terça, dia 3: competição – 9h e 17h
Quarta, dia 4: competição – 17h
Quinta, dia 5: competição – 9h e 17h
Sexta, dia 6: competição – 9h e 17h
Sábado, dia 7: competição – 9h e encerramento – 19h30min
Domingo, dia 8: Saída de delegações – 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário