terça-feira, 6 de julho de 2010

Dall'Onder mostra ao país os Meninos Cantores




São 48 jovens e crianças de famílias carentes que aprendem música e emocionam ao público


Como o turismo pode integrar comunidades e melhorar a vida das pessoas que nelas vivem? A pergunta, recorrente dentro e fora do setor, parece ter encontrado uma resposta em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. A Rede de Hotéis Dall'Onder, que já atuou na criação de roteiros turísticos e participa ativamente de eventos e entidades ligadas ao setor, está mostrando ao país o Projeto Meninos Cantores.

A proposta conta com 48 jovens e crianças com idade entre 7 e 15 anos oriundas de comunidades carentes e famílias de baixa renda das cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha e Novo Hamburgo. Todas estão sob a coordenação do maestro Celso Fortes, que se mudou de Novo Hamburgo para Bento Gonçalves com o objetivo de ensinar sobre teoria e prática musical para as crianças.

“Nós formamos músicos, mas também indivíduos. São jovens e crianças de famílias carentes e que estão recebendo uma chance. Eles aprendem sobre história da música, a ler partituras, ganham censo crítico e evoluem em relação a sua espiritualidade”, afirma o maestro. Foi ele quem introduziu e ensaia músicas eruditas que surpreendem quem assiste pela primeira vez apresentações. Nelas estão músicas folclóricas em italiano, espanhol, francês, latim, inglês e português, além de partes da Ópera Popular do Vinho, apresentada durante a Fenavinho Brasil 2009.

E foi esta qualidade e erudição que pegaram o professor Décio John de surpresa quando ele viu pela primeira vez uma apresentação do coro. Natural de Florianópolis, John se hospedou com a esposa no Dall'Onder Grande Hotel durante o final de semana de Namorados. “Descemos para tomar café e ficamos encantados. Foi uma surpresa emocionante e de arrepiar. É realmente surpreendente ver a qualidade destas crianças e perceber que precisavam apenas de uma oportunidade, que foi dada”, afirmou, enquanto assistia os Meninos Cantores no saguão do hotel, onde eles se apresentam todos os sábados pela manhã.

O Projeto Meninos Cantores foi iniciado em abril de 2008, após ser idealizado pelo diretor superintendente da Rede Dall'Onder, o engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e obter apoio do então prefeito Alcindo Gabrielli. “O turismo na região está voltado para a cultura, desenvolvida pelas pessoas daqui. Além disso, o setor precisa atuar na comunidade para buscar o seu desenvolvimento. E é isso que sempre buscamos no Dall'Onder”, sentencia Michelon.

CD e apresentações em outros estados
O Coro dos Meninos Cantores vai representar o Rio Grande do Sul entre os dias 29 de julho e 1º de agosto em Pato Branco (PR), São Lourenço do Sul e Nova Horizonte (SC). O repertório erudita ainda estará no primeiro CD do grupo, que será gravado a partir do dia 27 deste mês. Pouco antes, nos dias 16 e 17 de julho os Meninos Cantores abrirão, acompanhados pela Orquestra Sonarte, a Semana da Imigração Alemã, nas cidades gaúchas de São Leopoldo e Novo Hamburgo.

O Coro ensaia todos os sábados pela manhã no próprio Dall'Onder Grande Hotel. Pais e crianças interessadas em participar do projeto podem ir até o hotel e conversar com o maestro Celso Fortes ou com a coordenadora do projeto, Raquel de Marco. A criança será cadastrada e passará a integrar os ensaios.

FOTO: Apresentação no saguão do Dall'Onder Grande Hotel

Nenhum comentário:

Postar um comentário