quinta-feira, 22 de julho de 2010

Calçada da Arte será removida em função da degradação das obras


A Calçada da Arte, localizada na praça Walter Galassi, será removida do local. Projeto da Fundação Casa das Artes em parceria com a Secretaria de Turismo, a Calçada foi criada em 2003, mas, de lá para cá, as obras dos 29 artistas bento-gonçalvenses selecionados pela iniciativa sofreram degradação com a exposição das pinturas à ação do tempo e à passagem dos pedestres. Mesmo com a proteção de vidro adotada, ao longo destes sete anos, foram necessários três processos de restauração.

Os trabalhos representam, em óleo e acrílico, a história da colonização italiana e o desenvolvimento do município. Com a retirada, estuda-se uma nova forma de exposição das obras. Poderão ser feitas réplicas das pinturas e, também, reprodução das imagens em azulejos, para serem colocadas em outras praças, com outro tipo de suporte. Um dos artistas trabalha atualmente no projeto para a mudança.

O primeiro passo será a devolução das obras aos autores, mesmo que eles tenham cedido todos os direitos à Fundação na época. Em seguida, virá o processo de recuperação das que puderem ser restauradas e, na sequência, o estudo das possibilidades de nova exposição do material. “Por respeito e consideração aos artistas, tudo está sendo decidido em conjunto com eles. Neste ano, já fizemos duas reuniões. Mas as obras não podiam mais ficar ali, porque sempre houve problema de infiltração, vidros quebrados e ninguém consegue enxergar nada”, explica Juliano Volpato, secretário municipal de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário