terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comitiva de Bento Gonçalves recebida na região de Vallagarina



Da direita para a esquerda, Secretária de Turismo Ivane Fávero, Secretária de Governo Eliana Passarin e vice-Prefeito Gentil Santalucia, durante pronunciamento. Crédito: Almir Dupont.

A recepção oficial da Comitiva de Bento Gonçalves na região de Vallagarina, cuja sede fica em Rovereto, ocorreu ontem, dia 29 de novembro. Durante a recepção, as autoridades trocam "mimos". Pela prefeitura, já foram entregues sabres, o livro dos 120 anos comemorativo ao aniversário do município e outras publicações referentes a Bento, além de outros presentes. Representantes das entidades na comitiva também levaram lembranças.
Na solenidade, estavam presentes os cinco prefeitos do Gemellaggio. Pronunciaram-se por Bento as secretária de Turismo Ivane Fávero, a Secretária de Governo Eliana Passarin e o vice-prefeito Gentil Santalucia. Na ocasião, foi reafirmado o compromisso do Gemellaggio - de troca de experiências e projetos de intercâmbio. Após o evento, foi realizada uma confraternização no Hotel Rovereto, onde o grupo está hospedado, com apresentação de um coro local.
O grupo está sendo acompanhado pelo jornalista italiano Carlo Giordani. O jornalista já esteve algumas vezes em Bento por ocasião do gemellaggio. "Temos interesse em manter o gemellaggio com Bento e ampliar projetos de intercâmbio, em função de mostrar para o próprio Trento a história de seu povo, resgatando o passado e contando o que aconteceu àqueles que emigraram ao Brasil", afirmou Giordani.
No final de semana, a comitiva visitou a Destilaria Marzadro, em Nogaredo, que tem um trabalho voltado aos cuidados com o meio ambiente. Ontem, dia 29, foram realizadas visitas a cooperativas em Villa Lagarina e Isera. À tarde, participaram de encontro com a Organização de Turismo e Comércio de Rovereto. O foco foi a ampliação dos investimentos em turismo do Brasil para a Itália. Falaram representantes italianos dos três setores: indústria, comércio e turismo.
Um tema recorrente na Itália é a crise econômica, por isso, a busca pela ideia de investir na divulgação da região para atrair o turismo de brasileiros, especialmente um turismo de descendência.

Programação da Comitiva de Bento Gonçalves na Itália

30 de novembro
Viagem a Trento
Reunião com Trentino Spa, Federazione Consorzi Cooperativi, visita ao centro histórico e encontro com a associação Trentini Nel Mondo.

1 de dezembro
Visita ao Museo San Michele all’Adige, Giro delle Dolomiti di Fiemme e Fassa. À noite, visita em Pedersano

2 dezembro
Em Trento, reunião com o presidente da Provincia Lorenzo Dellai, encontros sobre meio ambiente, proteção civil (defesa civil).
Recepção na Scuola Alberghiera di Rovereto, com a presença dos prefeitos e autoridades. Bento manteve projeto com a escola. No final de 2009, alunos do município participaram de intercâmbio na Itália, e em setembro de 2010, os italianos vieram a Bento para o intercâmbio.
Reuniões técnicas

3 de dezembro
Programação em Verona.
Em Villa Lagarina, encontro com o “Consigli comunali” de Villa Lagarina e Nogaredo (também cidades-irmãs de Bento)
Apresentação de vídeo e do Coro La Noghera di Nogaredo, Teatro di Villa Lagarina
Jantar em Nogaredo com autoridades das duas cidades.

4 de dezembro
Recepção em Trambileno e Terragnolo (também cidades-irmãs)
Retorno a Rovereto e jantar no “Centro Parrocchiale di Lizzana”

5 de dezembro
Programação em Veneza

6 de dezembro
Viagem de retorno ao Brasil

Programação sujeita a alterações.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Um comentário:

  1. Parabéns pelo GEMELLAGIO iniciado ainda no governo anterior. esta administração demonstra maturidade em dar continuidade a um projeto de tamanha grandeza, esta relação diplomática vale mais do que possamos mensurar. Só quem pensa pequeno pode ser contra.

    ResponderExcluir